Soleil Casa Perini abre as portas em Gramado, com gastronomia de excelência e vinícola histórica
- Tela Tomazeli | Editora
- há 11 horas
- 3 min de leitura
GASTRONOMIA - “Pasta e Felicità”, convivialidade italiana e no sol dos vinhedos.
Em uma noite de encontros e significados, o Soleil Casa Perini abriu suas portas em Gramado com um evento de soft opening para imprensa, autoridades e convidados especiais. O novo empreendimento, que anuncia sua abertura oficial ao público para a quarta-feira, 5 de novembro, é fruto de uma poderosa parceria entre o grupo gastronômico responsável por casas de sucesso como Catherine, MLBK e Dipietro, e a tradicional Vinícola Casa Perini.
O espírito do Soleil: Convivialidade e história
O Soleil foi concebido com uma atmosfera que remete à convivialidade italiana – onde "tudo começa ao redor da mesa" – e ao sol que aquece os vinhedos. A proposta é um estado de espírito, celebrando o instante e transformando "estar junto é o que nos alimenta".
O restaurateur e sócio, Josiano Schmitt, destacou a localização icônica do empreendimento: "O trem passava aqui na frente, as fotos históricas de Gramado eram tiradas nesta esquina registrando a evolução colonial e o desenvolvimento urbano de Gramado e da Avenida Borges de Medeiros".
Reconstrução e o Renascimento
Um dos pontos altos do Soleil é o Memorial Soleil, uma instalação criada por Evandro Catuci a partir de madeiras recolhidas do Rio Caí após as enchentes de 2024. A obra, intitulada Un toco di sol, simboliza a reconstrução e o renascimento — um tributo à força e à esperança que movem a Serra Gaúcha. O ambiente ainda abriga esculturas em madeira orgânica do artista Marino Fritsch, e louças em cerâmica artesanal assinadas por Marina Balestreri, da Flô Arte em Cerâmica, esposa do chef Filipe Andrade.

O sentido da tradição e o nome Perini
A inauguração teve ainda mais significado, no discurso de Benildo Perini, que resgatou a história familiar do nome da vinícola e a importância de suas origens na Linha 28, Gramado. Benildo compartilhou a história do Tio Francisco, que possuía uma vinícola na Linha 28, e de seu primo, José Francisco (pai do Gino):
"Pega o nome Perini, que era do Tio Francisco, para que possamos no futuro deixar nas garrafas dos vinhos que vão evoluir com o tempo, na tua vinícola, o nosso nome Perini”.

Benildo Perini celebrou a parceria do Soleil com a Vinícola Casa Perini, enfatizando que a união do vinho e da gastronomia está destinada a "marcar época". Ele sintetizou a filosofia da marca: “Assim como o vinho, o Soleil é fruto do tempo, do cuidado e da dedicação em transformar cada encontro em celebração.”
À mesa
O cardápio preparado pelo chef e sócio Filipe Andrade, e servido aos convidados trouxe combinações que traduzem o espírito autoral da casa. Entre os destaques, Nhoque Dourado, Katchapuri, Trecce Amatriciana, Pizzeta e o irresistível Pudim de Doce de Leite coroaram a experiência que marcou propósito da nova casa gastronômica de Gramado: “Pasta e Felicità”, arte e sabor para o coração de Gramado — um convite para celebrar a vida ao redor da mesa.
A carta de bebidas, elaborada pela head sommelier Rosa Fattori em conjunto com a equipe técnica da Casa Perini, traz desde os ícones da vinícola — como Benildo Perini, Matteo e o espumante Dona Carmo — até mais de 50 rótulos internacionais da linha Casa Perini Mundo, que reúne vinhos de 11 países.








































































































