Agência Visão recebe secretário de Turismo para apresentação do "Place Branding Gramado"
- Tela Tomazeli | Editora

- 24 de set.
- 3 min de leitura
Gramado, RS, 24/09/25 — Na noite de terça-feira (23), a Agência Visão reuniu associados para uma confraternização, onde o Secretário de Turismo de Gramado, Ricardo Bertolucci Reginato foi convidado para explanação das ações da pasta. O presidente da Visão, Jorge Maldaner, além do presidente CEO da entidade e presidente do Conselho da Gramadotur, Rafael Adam, reforçaram a importância da colaboração e da inovação para o desenvolvimento contínuo da cidade. As discussões destacaram o sucesso recente de Gramado e a necessidade de uma governança e comunicação eficazes para o futuro.
O encontro aconteceu no espaço gourmet do Clube do Laken, e oportunizou aos participantes conhecer um dos locais mais lindos de Gramado que compõe 65 lotes residenciais e 6 apartamentos com vista privilegiada. Realmente um espetáculo!
Jorge Maldaner reforçou que a força da entidade Visão é diretamente proporcional à participação de seus membros. "A entidade será do tamanho que o associado quiser. Se o associado quiser uma entidade maior, mais forte, ela vai ser mais forte, com a força de cada um de nós", disse. Ele destacou o trabalho estratégico da entidade em pautas importantes e a aproximação com entidades regionais com interesses comuns como os recentes encontros CIC Caxias, MobiCaxias, ACIC Canela, pois todas as cidades fazem parte do mesmo ecossistema de turismo. Maldaner celebrou a parceria com o governo do estado nas obras de acesso viário ao aeroporto da Vila Oliva, um esforço crucial para a infraestrutura turística da região.
Rafael Adam, executivo da Visão e novo presidente do Conselho da Gramadotur, salientou o papel vital da autarquia para a cidade. "Ela é a força motriz de todos os eventos públicos da cidade. E se os eventos públicos na cidade vão bem, a cidade vai bem. Simples assim". Ele destacou a importância de uma governança eficaz, que apesar de não ser "nada simples em uma autarquia, público-privada que tem que trabalhar com licitação", é essencial para a saúde da cidade. Adam também comemorou os avanços na comunicação da Gramadotur, mencionando uma parceria com a RBS que agora mantém uma executiva e um repórter fixos em Gramado, fortalecendo a divulgação e o alcance da cidade.
Ricardo Bertolucci abriu sua fala destacando a força da parceria entre os setores público e privado. "Não existe conflito nenhum. Existe consonância, existe parceria, juntos construir propostas que sejam coletivas e que vão gerar... resultado para a cidade". Ele celebrou as conquistas de Gramado um ano após a catástrofe climática, citando o reconhecimento como o segundo destino mais buscado para as férias de julho pelo Ministério do Turismo e o segundo melhor destino da América do Sul pelo Trip Advisor. O secretário enfatizou a visão de longo prazo para a cidade, apresentando o projeto "Place Branding Gramado", que busca definir a singularidade do destino e torná-lo "resiliente e à prova de futuros". Ele propôs aumentar o tempo de permanência do turista de quatro para seis noites, incentivando a exploração do turismo rural e outras facetas menos conhecidas da cidade, uma estratégia para focar na qualidade da experiência em vez de apenas no aumento do fluxo de visitantes. Para fortalecer o elo com a comunidade local, Bertolucci anunciou o Programa Municipal de Capacitação Turística, visando reconectar profissionais com a Secretaria e oferecer cursos como o de espanhol. Ele alertou para o perigo de afastar o morador do turista, citando o exemplo de Barcelona e reforçando que a cidade se fortalece quando a comunidade se sente parte do processo.
Abaixo alguns links onde fizemos matéria sobre os assuntos relacionados a Secretária de Turismo de Gramado
"Place Branding Gramado" - Conheça mais sobre o projeto clicando aqui:
Comite Gestor - https://www.gramadomagazine.com.br/post/gramado-inicia-nova-fase-de-planejamento-estrat%C3%A9gico-com-a-cia%C3%A7%C3%A3o-de-comit%C3%AA-gestor
Outros destaques de Gramado na área do Turismo:
Ministério do Turismo - https://www.gramadomagazine.com.br/post/gramado-est%C3%A1-entre-os-5-destinos-de-maior-interesse-dos-brasileiros-em-pesquisa-do-minist%C3%A9rio-do-tur
Convenção FRT - https://www.gramadomagazine.com.br/post/gramado-ser%C3%A1-a-sede-da-conven%C3%A7%C3%A3o-da-operadora-frt-em-2026
Investimento Estado Turismo Serra Gaúcha - https://www.gramadomagazine.com.br/post/governo-do-rs-lan%C3%A7a-programa-de-r-214-milh%C3%B5es-para-impulsionar-o-turismo-e-a-serra-ga%C3%BAcha
Inteligência hoteleira - https://www.gramadomagazine.com.br/post/desempenho-de-gramado-%C3%A9-destaque-em-estudo-da-omnibees-refer%C3%AAncia-em-intelig%C3%AAncia-hoteleiradesempen
Operadora Abreu - https://www.gramadomagazine.com.br/post/abreu-destaca-os-destinos-mais-desejados-para-as-f%C3%A9rias-de-julho
Palestra ANK – Reputação - https://www.gramadomagazine.com.br/post/a-import%C3%A2ncia-da-gest%C3%A3o-de-reputa%C3%A7%C3%A3o-para-destinos-tur%C3%ADsticos-especificamente-para-gramado








































































Comentários