top of page

GRAMADO Magazine

  • Instagram Gramado Magazine
  • Facebook Gramado Magazine
  • YouTube Gramado Magazine
  • X Gramado Magazine

Agência Visão recebe secretário de Turismo para apresentação do "Place Branding Gramado"

  • Foto do escritor: Tela Tomazeli | Editora
    Tela Tomazeli | Editora
  • 24 de set.
  • 3 min de leitura

Gramado, RS, 24/09/25 — Na noite de terça-feira (23), a Agência Visão reuniu associados para uma confraternização, onde o Secretário de Turismo de Gramado, Ricardo Bertolucci Reginato foi convidado para explanação das ações da pasta. O presidente da Visão, Jorge Maldaner, além do presidente CEO da entidade e presidente do Conselho da Gramadotur, Rafael Adam, reforçaram a importância da colaboração e da inovação para o desenvolvimento contínuo da cidade. As discussões destacaram o sucesso recente de Gramado e a necessidade de uma governança e comunicação eficazes para o futuro.

O encontro aconteceu no espaço gourmet do Clube do Laken, e oportunizou aos participantes conhecer um dos locais mais lindos de Gramado que compõe 65 lotes residenciais e 6 apartamentos com vista privilegiada. Realmente um espetáculo!


 

Jorge Maldaner reforçou que a força da entidade Visão é diretamente proporcional à participação de seus membros. "A entidade será do tamanho que o associado quiser. Se o associado quiser uma entidade maior, mais forte, ela vai ser mais forte, com a força de cada um de nós", disse. Ele destacou o trabalho estratégico da entidade em pautas importantes e a aproximação com entidades regionais com interesses comuns como os recentes encontros CIC Caxias, MobiCaxias, ACIC Canela, pois todas as cidades fazem parte do mesmo ecossistema de turismo. Maldaner celebrou a parceria com o governo do estado nas obras de acesso viário ao aeroporto da Vila Oliva, um esforço crucial para a infraestrutura turística da região.


 

Rafael Adam, executivo da Visão e novo presidente do Conselho da Gramadotur, salientou o papel vital da autarquia para a cidade. "Ela é a força motriz de todos os eventos públicos da cidade. E se os eventos públicos na cidade vão bem, a cidade vai bem. Simples assim". Ele destacou a importância de uma governança eficaz, que apesar de não ser "nada simples em uma autarquia, público-privada que tem que trabalhar com licitação", é essencial para a saúde da cidade. Adam também comemorou os avanços na comunicação da Gramadotur, mencionando uma parceria com a RBS que agora mantém uma executiva e um repórter fixos em Gramado, fortalecendo a divulgação e o alcance da cidade.


 

Ricardo Bertolucci abriu sua fala destacando a força da parceria entre os setores público e privado. "Não existe conflito nenhum. Existe consonância, existe parceria, juntos construir propostas que sejam coletivas e que vão gerar... resultado para a cidade". Ele celebrou as conquistas de Gramado um ano após a catástrofe climática, citando o reconhecimento como o segundo destino mais buscado para as férias de julho pelo Ministério do Turismo e o segundo melhor destino da América do Sul pelo Trip Advisor. O secretário enfatizou a visão de longo prazo para a cidade, apresentando o projeto "Place Branding Gramado", que busca definir a singularidade do destino e torná-lo "resiliente e à prova de futuros". Ele propôs aumentar o tempo de permanência do turista de quatro para seis noites, incentivando a exploração do turismo rural e outras facetas menos conhecidas da cidade, uma estratégia para focar na qualidade da experiência em vez de apenas no aumento do fluxo de visitantes. Para fortalecer o elo com a comunidade local, Bertolucci anunciou o Programa Municipal de Capacitação Turística, visando reconectar profissionais com a Secretaria e oferecer cursos como o de espanhol. Ele alertou para o perigo de afastar o morador do turista, citando o exemplo de Barcelona e reforçando que a cidade se fortalece quando a comunidade se sente parte do processo.



Abaixo alguns links onde fizemos matéria sobre os assuntos relacionados a Secretária de Turismo de Gramado



"Place Branding Gramado" - Conheça mais sobre o projeto clicando aqui:

 

 

Outros destaques de Gramado na área do Turismo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



ree

Comentários


Notícias Recentes

bottom of page