top of page

GRAMADO Magazine

  • Instagram Gramado Magazine
  • Facebook Gramado Magazine
  • YouTube Gramado Magazine
  • X Gramado Magazine

Desempenho de Gramado é destaque em estudo da Omnibees, referência em inteligência hoteleira

  • Foto do escritor: Tela Tomazeli | Editora
    Tela Tomazeli | Editora
  • há 11 horas
  • 2 min de leitura

No primeiro semestre de 2025, destino apresentou resultados expressivos em indicadores, superando as médias nacionais!


Gramado. Crédito: Divulgação
Gramado. Crédito: Divulgação

Um levantamento nacional da plataforma Omnibees, uma das principais ferramentas de inteligência comercial e distribuição hoteleira da América Latina, confirma o desempenho positivo da hotelaria em Gramado. No primeiro semestre de 2025, o município apresentou resultados expressivos em indicadores-chave da hotelaria, superando as médias nacionais em diversos aspectos e reforçando os dados já divulgados pelo Observatório do Turismo de Gramado. No comparativo com o mesmo período de 2024, Gramado teve um crescimento de 29,2% no número de diárias ocupadas, quase o triplo da média nacional, que foi de 11,1%. O desempenho coloca o município entre os principais destaques do Sul do Brasil, sinalizando forte retomada da demanda turística após eventos climáticos.



Outro ponto de destaque é a antecedência média de compra, que atingiu 67 dias em 2025, o maior valor registrado pela série histórica dos últimos sete anos. O dado também coloca o município acima da média nacional, que foi de 39 dias no mesmo período. Esse comportamento indica um maior planejamento por parte dos visitantes, o que contribui para a previsibilidade da demanda, a organização da oferta turística e o fortalecimento da gestão pública do destino. A estada média na hotelaria formal também apresentou avanço, passando de 2,8 para 3,2 dias em 2025. O dado, obtido pela plataforma Omnibees, reforça a tendência de permanência mais longa já apontada pelo 10º boletim do Observatório do Turismo de Gramado, que, com base em dados de mobilidade da operadora Claro, identificou uma média de 4 noites no destino em período similar.


Por fim, a análise aponta uma redução significativa na taxa de cancelamento de reservas, que caiu para 21%, o menor patamar desde 2019. Esse comportamento pode estar relacionado ao fortalecimento das relações comerciais com o trade e à maior previsibilidade do turismo no destino, com segurança nas reservas, confiança no funcionamento da estrutura local e estabilidade nos deslocamentos. “Mais do que números, os resultados da hotelaria mostram a capacidade de superação de um destino que atravessou recentemente uma de suas crises mais profundas. Gramado demonstra que, com trabalho conjunto e visão de futuro, é possível transformar adversidade em fortalecimento”, reflete o secretário de Turismo, Ricardo Bertolucci Reginato.



Confira mais dados no site do Observatório do Turismo de Gramado: https://gramadoinesquecivel.tur.br/observatorio


- Identificadas pelo Observatório do Turismo de Gramado com base na tecnologia Claro Geodata, que utiliza registros anonimizados de telefonia móvel para mapear o fluxo real de visitantes no município. Essa metodologia permite capturar com precisão o tempo de permanência de turistas hospedados não apenas em hotéis e pousadas, mas também em imóveis de aluguel por temporada e casas de uso eventual, como as de segunda residência.


- Já os dados da plataforma Omnibees refletem exclusivamente a ocupação na rede formal de hospedagem cadastrada no sistema. A combinação dessas fontes oferece uma compreensão mais abrangente da dinâmica turística de Gramado, contribuindo para estratégias mais eficazes de gestão e promoção do destino.


* Dados captados de janeiro a maio de 2025.



Comments


Notícias Recentes

bottom of page