Celebração com sabor Amazônico: Chef Sandro Mota e Josiano Schmitt unem Pará e Serra Gaúcha em Jantar de Conquistas
- Tela Tomazeli | Editora

- 16 de out.
- 3 min de leitura
GASTRONOMIA - O restaurante Catherine, em Gramado, foi palco de uma noite especial de celebração na última terça-feira (14). O jantar exclusivo reuniu convidados, imprensa e parceiros para celebrar as recentes conquistas do grupo gastronômico e marcou a união de longa data entre o anfitrião, Josiano Schmitt, e o Chef Sandro Mota, de Santarém (PA), que viajou com insumos frescos para criar um menu amazônico na Serra Gaúcha.

Uma amizade que vem de longe
Josiano Schmitt, sócio do Catherine, iniciou a celebração destacando a importância da presença de seu amigo, o Chef Sandro Mota. A parceria remonta a 2010, quando Josiano era presidente da Abrasel em Gramado e Sandro, em Santarém (PA).
“Hoje temos vários motivos para celebrar, e o primeiro é a visita do nosso irmão, do nosso amigo Sandro,” disse Josiano. Ele brincou que todo paraense, ao viajar, precisa levar uma caixa de isopor: “O Sandro não é diferente. Viajou de Santarém na semana passada, já despachou uma caixa de isopor com tudo que nós vamos comer aqui hoje de noite. Frutos da terra e da água lá do nosso Pará, aqui em Gramado nesta noite.”
A experiência do Norte no Sul
O Chef Sandro Mota, formado em Flores da Cunha, onde fez imersão como Sommelier e cursos avançados de Chef, compartilhou sua jornada. Ele reforçou que buscou aprimoramento no Sul para aprofundar-se em gastronomia. “Eu vim fazer um curso de Sommelier aqui... e só para reforçar: é a melhor escola que tem no Brasil [Curso gastronomia UCS/ICIF, em Flores da Cunha],” afirmou.
Sobre o jantar, ele detalhou a logística: “Eu estou desde o dia 3 viajando. Eu fiz um jantar em Curitiba para uma amiga e de lá despachei o isopor para cá também, que ele [Josiano] pegou em Porto Alegre, com 68 quilos, pra gente poder fazer esse jantar.”
O menu Amazônico foi uma experiência completa, com uma sequência de sete pratos, incluindo duas entradas, três pratos principais e sobremesa. Sandro elogiou a integração com a equipe local: "Agradecemos ao Chef Nícolas, que proporcionou essa integração da casa com o estilo da casa amazônica."
Três grandes conquistas em destaque
Josiano aproveitou a noite para celebrar três grandes reconhecimentos do grupo gastronômico:
Melhor Restaurante do Festival Gaúchos: O Catherine foi eleito o Melhor Restaurante do Festival Gaúchos deste ano, através de voto popular.
Destaque no TripAdvisor (Nacional): O restaurante foi eleito o sexto melhor restaurante do Brasil em sua categoria. No ano passado, já havia sido reconhecido entre os 10 principais.
Destaque no TripAdvisor (Internacional): O Catherine foi eleito o nono melhor restaurante na categoria Fine Dining (Restaurantes Finos) em toda a América do Sul.
Josiano enfatizou que os prêmios não geram "vaidade", mas sim comprometimento e responsabilidade para o dia a dia.
Visão de futuro e parceria público-privada
O empresário fez questão de saudar os parceiros e o Poder Público, mencionando que o grupo, que começou com o Di Pietro (25 anos) e o Malbec (15 anos), e hoje inclui o Catherine, está se preparando para o próximo empreendimento: o Soleil.
"Nós fazemos dessa nossa profissão uma vocação: satisfazer as pessoas, abrilhantar a vida das pessoas... quando o Sandro me disse, 'quero fazer um jantar aí', e eu disse: 'Nós temos um motivo para celebrar'," ressaltou.
O Chef Sandro Mota finalizou com uma mensagem sobre a gastronomia brasileira: “Continuar conhecendo o Brasil. O Brasil é uma Europa todinha dentro de um único território... É viajar, fazer essa imersão e trazer o conhecimento, a experiência.” Ele elogiou Gramado, destacando que a cidade é um espelho em organização, segurança e infraestrutura, e reforçou que o empresariado "abraça a todos".
A noite, marcada pela fusão de sabores e pela celebração das conquistas, reafirmou a força da gastronomia de Gramado.
Sandro Mota - Dom Mani Santarém PARÁ - Na imagem de cima: Fabiano Padilha - Di Pietro; Nicolas Heckel - Catherine ; Carlos Siedekum - MLBK. Crédito: Tela Tomazeli












































































Comentários