Viagem e saúde: Eduardo Leite passa por procedimento em São Paulo antes de agenda internacional
- Tela Tomazeli | Editora
- há 14 minutos
- 3 min de leitura
RS - Governador encontra comitiva de Gramado na Argentina para promover o Estado e o Natal Luz.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, foi submetido a um procedimento de bloqueio em duas vértebras da coluna (lombar e cervical) em São Paulo na última sexta-feira (26/09). A intervenção, que durou três horas e foi considerada um sucesso, teve como objetivo controlar as dores intensas que o governador vinha sentindo devido a hérnias de disco que o incomodam há anos.

Leite já estava em São Paulo desde quinta-feira para cumprir compromissos, incluindo a participação no encerramento do Encontro de Líderes, promovido pela Comunitas. A opção por realizar o procedimento no Hospital Vila Nova Star se deu pelo acompanhamento de longa data e detalhado de seu histórico clínico pela médica Ludhmila Hajjar, que exerce sua atividade profissional na capital paulista. O neurocirurgião Francisco Sampaio realizou a intervenção.
Após a operação e já com a dor sob controle, o governador seguiu sua agenda e embarcou no final da tarde de sexta-feira para Buenos Aires. Na capital argentina, ele participa da Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), que ocorre de 27 a 30 de setembro, onde fará o lançamento de uma campanha para atrair turistas argentinos ao Rio Grande do Sul.
No final de semana, uma nota oficial publicada no perfil de Eduardo Leite no Instagram confirmou o sucesso do procedimento, informando que o governador se encontra em "bom estado geral, com boa evolução clínica" e que seguirá com "acompanhamento ambulatorial".
No início da próxima semana, Leite deixa Buenos Aires e se dirige a Brasília para assistir à cerimônia de posse do ministro Edson Fachin na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro, que é gaúcho, fez questão de convidar o governador para o evento, que está marcado para segunda-feira (29/09), às 16h. O retorno de Eduardo Leite a Porto Alegre está previsto para a própria segunda-feira.
Ações estratégicas do Rio Grande do Sul na Feira Internacional de Turismo em Buenos Aires
O governador Eduardo Leite está na capital argentina para uma agenda focada no fortalecimento dos laços com o setor de turismo do país vizinho, que é o principal mercado emissor de turistas para o Rio Grande do Sul. O estado busca aproveitar a visibilidade da Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT Buenos Aires), que acontece de 27 a 30 de setembro.
As ações lideradas pelo governador e pela Secretaria de Turismo (Setur) são consideradas estratégicas, especialmente após o Rio Grande do Sul registrar um fluxo recorde de mais de 1 milhão de turistas argentinos entre janeiro e agosto de 2025.
Os principais focos e eventos da delegação gaúcha na FIT incluem:
Lançamento da Campanha de Verão: O governador fará o lançamento oficial das ações de verão do estado, visando incentivar os argentinos a escolherem o Rio Grande do Sul para as férias.
Promoção do Natal Luz de Gramado: Será um dos grandes destaques, com uma apresentação ao vivo da Trupe Natalina no pavilhão da feira para levar um pouco da magia do evento ao público.
"Viva o Caminho: cada quilômetro importa": Lançamento de uma campanha pensada especificamente para o público que viaja de carro. A iniciativa inclui um mapa com 20 dicas essenciais sobre segurança, hospedagem e sugestões de roteiros de aventura e natureza ao longo das principais rotas terrestres.
Destaque Cultural e Gastronômico: A delegação gaúcha conta com a presença do Grupo Folclórico Ana Terra, que leva a arte tradicionalista, e a gastronomia autoral do chef Rodrigo Bellora, além da promoção de vinhos e espumantes gaúchos.
Lançamento do Carnaval de Uruguaiana: O evento também será promovido, buscando atrair o público argentino para essa festa de fronteira.
Compromissos Institucionais: A agenda do governador no sábado (27) também incluiu uma reunião na Embaixada do Brasil em Buenos Aires, antes da Cerimônia de Abertura da FIT.

