Solenidade no Palácio dos Festivais abre a programação do Connection Terroirs do Brasil, em Gramado
- Tela Tomazeli | Editora
- há 16 minutos
- 3 min de leitura
INDICAÇÃO GEOGRÁFICA
Evento é a maior vitrine de produtos com Indicação Geográfica do país
A noite fria e a chuva fina que caía ao lado de fora do Palácio dos Festivais, em Gramado (RS), na noite desta quarta-feira (28), não foram capazes de desanimar o público que participou da solenidade de abertura do Connection Terroirs do Brasil. A cerimônia reuniu autoridades, entidades representativas, produtores, jornalistas e influenciadores. Em sua 8ª edição, o evento exalta as delícias e as belezas dos produtos com Indicação Geográfica (IG) das mais diferentes regiões do país.

Em sua fala, Marta Rossi, CEO da Rossi & Zorzanello, realizadora do evento, destacou a importância do tema para o desenvolvimento econômico e do turismo, sendo uma ferramenta com grande poder de transformação de um território. “O Sebrae nos desafiou a ingressar nesse segmento de mercado e somos extremamente gratos a essa provocação. Neste ano, reunimos 16 estados brasileiros, que trazem aqui para Gramado o que há de mais genuíno em nosso vasto país”.

“Também precisamos celebrar o crescimento das certificações no país e parabenizar as duas últimas indicações: a carne de onça, do Paraná, e a cerâmica da comunidade de Alegria, do Ceará. Este é um evento com força, com alma, pois foi construído a muitas mãos, onde todos têm voz de fala”, continuou. Atualmente, o Brasil tem 134 IGs certificados pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Eduardo Zorzanello, também CEO da Rossi & Zorzanello, exaltou o papel da agricultura familiar como alicerce dos produtos com indicação geográfica. “É importante valorizarmos a base. E aqui, teremos 14 agroindústrias. O Connection vai além de um evento de negócios, de experiências únicas: trabalha o poder da inclusão pela educação”.
Correalizado pelo Sebrae, o Connection Terroirs do Brasil reúne, até sábado (31), 52 Indicações Geográficas de norte a sul do país. De acordo com Joel Vieira Dadda, diretor-superintendente do Sebrae RS, o evento representa a força da origem da terra e da tradição, levada adiante por produtores e famílias que mantêm vivas suas heranças locais. “Acreditamos em gente que transforma saberes em negócios, em territórios, em experiências”.

Reconhecimento aos terroirs brasileiros
Nesta 8ª edição, 17 IGs participam pela primeira vez no evento. Para homenageá-las e reconhecer a importância do trabalho que desenvolvem, seus representantes receberam o troféu Connection Terroirs do Brasil:
Amêndoa de Cacau de Linhares (ES) - Kellen Scapini
Biscoito de São Tiago (SP) - Samuel Campos
Cachaça e Aguardente de Luiz Alves (SC) - Orécio Rech
Café da Chapada Diamantina (BA) - Tadeane Pires Matos
Café do Vale da Grama (SP) - Valdir Duarte
Café das Matas de Rondônia (RO) - Ronieli Hel
Camarão da Costa Negra (CE) - Socorro Lima
Queijo dos Campos de Cima da Serra (RS) - Agostinho Zanelato
Cerâmica de Alegria (CE) - Samuel Souza
Cracóvia de Prudentópolis (PR) - José Marcos Mahulak
Derivados de Jabuticaba de Sabará (MG) - Meire Ribeiro da Silva
Erva Mate de machadinho (RS) - Selia Regina Felizari
Mel de Aroeira de Inhamus (CE) - Paulo de Macedo e Silva
Mel de Aroeira do Norte de Minas (MG) - Hélio César de Oliveira
Panelas de Barro de Raposa (RR) - Enoque Raposo
Vinhos do Sul de Minas (MG) - Matheus Alves
Renda Filé de Jaguaribe (CE) - Claisa Figueiredo
Após a cerimônia, os participantes presenciaram o corte da fita inaugural do evento, na Rua Coberta, e foram recebidos com um coquetel na Sociedade Recreio Gramadense, onde foram servidas iguarias produzidas com IGs do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. “Servimos a Cracóvia, embutido do Paraná, com polenta brustolada, um prato típico nosso, e pasta de queijo serrano. Também tivemos uma tartelete com porco desfiado e barbecue de goiaba, vinda de Carlópolis (PR)”, explicou a chef Bruna Gotardo, professora do Senac e responsável pelo desenvolvimento do menu da noite.
Sobre o Connection
O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem. Além disso, gerará oportunidades de negócios e buscará desenvolver o potencial turístico dos locais onde estão inseridas essas produções certificadas.
Texto: Camila Kosachenco
Fotos: Crédito no arquivo