top of page

GRAMADO Magazine

  • Instagram Gramado Magazine
  • Facebook Gramado Magazine
  • YouTube Gramado Magazine

Selton Mello e Maria Fernanda Cândido acompanham produção do Kikito de Cristal em Gramado

  • Foto do escritor: Tela Tomazeli | Editora
    Tela Tomazeli | Editora
  • há 7 horas
  • 3 min de leitura


Kikito de Cristal Foto: Divulfação

Homenageados do Festival de Cinema de Gramado 2026 participam da confecção do troféu que será entregue aos seus sucessores, tradição única entre as premiações do cinema mundial


Gramado se prepara para um dos momentos mais esperados do Festival de Cinema: o início da produção do troféu Kikito de Cristal com Ouro 24k. Nesta 54ª edição do evento, pela primeira vez na história do festival, dois artistas serão homenageados ao mesmo tempo, Selton Mello e Maria Fernanda Cândido.


Nos dias 20 e 21 de agosto, em eventos exclusivos para jornalistas e produtores de conteúdo credenciados, os dois atores vão acompanhar de perto a produção do troféu que será entregue ao próximo agraciado com a distinção. A visita acontece na Cristais Gramado e, na sequência, cada um concede uma entrevista coletiva. Selton Mello fala à imprensa às 14h do dia 20, enquanto Maria Fernanda Cândido tem sua coletiva marcada para às 15h do dia 21.


O Kikito de Cristal com Ouro 24k é uma homenagem a personalidades que marcaram o cinema internacional e tem uma particularidade que nenhuma outra premiação do mundo possui, o próprio artista homenageado ajuda a confeccionar o troféu que será entregue ao seu sucessor.


Em 2025, foi a vez de Rodrigo Santoro receber a honraria e acompanhar a produção da peça. Agora, o Kikito que ele ajudou a criar será entregue a Selton Mello, na cerimônia de 19 de agosto, no Palácio dos Festivais. No dia seguinte, é Selton quem passa o bastão, acompanhando a produção do troféu que vai para as mãos de Maria Fernanda Cândido, dando continuidade a essa tradição tão especial do festival gaúcho.


Durante o processo em Gramado, os artistas contam com a orientação do gran mestre artesão Marcelino Dias, que conduz toda a produção do troféu em cristal Murano com aplicação de folha de ouro 24 quilates. A Cristais Gramado produz o Kikito desde 2012 e, a partir de 2013, os homenageados passaram a participar ativamente desse processo, vivenciando de perto uma arte milenar.


"Apoiar e investir em diferentes manifestações artísticas é uma das premissas da Cristais. É um imenso orgulho há tantos anos fazermos parte do Festival de Cinema, homenageando grandes nomes da sétima arte", comenta Irane Land, fundadora e conselheira da Cristais.


Ao longo dos anos, outros grandes nomes já passaram pela produção do Kikito de Cristal, entre eles Ruy Guerra, Eduardo Coutinho, Soledad Villamil, Paulina García, Cecilia Roth, Natalia Oreiro, Jean Pierre Noher, César Troncoso, Leonardo Sbaraglia, Alice Braga, Mariëtte Rissenbeek e o já citado Rodrigo Santoro.



Quem são os homenageados de 2026

Maria Fernanda Cândido e Selton Mello chegam ao Festival de Cinema de Gramado com currículos que dispensam apresentações. Os dois integraram, respectivamente, os elencos de "O Agente Secreto" e "Ainda Estou Aqui", filmes brasileiros que marcaram as últimas duas temporadas do Oscar.



Maria Fernanda Cândido

Maria Fernanda Cândido . Foto: Divulgação
Maria Fernanda Cândido . Foto: Divulgação


Nascida no Paraná, Maria Fernanda Cândido soma mais de três décadas de carreira. Começou nos palcos ainda no fim dos anos 1990, em "Anchieta, Nossa História", e desde então esteve em espetáculos como "Balada Acima do Abismo", "Toca do Coelho", "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" e "Ligações Perigosas". No cinema, viveu papéis marcantes em "Dom", que lhe rendeu o Kikito de Melhor Atriz em 2003, além de "A Paixão Segundo G.H.", "Sal de Prata" e o indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional "O Agente Secreto". Também atuou em produções internacionais como "Il Traditore" e "Animais Fantásticos, Os Segredos de Dumbledore". Na TV, ficou conhecida no papel de Paola em "Terra Nostra" e participou de novelas como "Esperança", "Lado a Lado" e "A Força do Querer".




Selton Mello

Selton Mello. Foto: Divulgação
Selton Mello. Foto: Divulgação


O ator soma mais de 40 anos de carreira e uma coleção de personagens que marcaram a cultura brasileira. Ator, diretor, produtor e dublador, começou ainda criança na televisão e, ao longo da carreira, esteve em novelas como "Força de Um Desejo", "Nos Tempos do Imperador" e "A Próxima Vítima", além de dirigir e protagonizar a série "Sessão de Terapia". No cinema, encantou o público como Chicó, em "O Auto da Compadecida", um dos personagens mais queridos do país, e emocionou plateias brasileiras e estrangeiras com sua atuação como Rubens Paiva em "Ainda Estou Aqui", primeiro longa brasileiro a vencer o Oscar. Também esteve em produções como "Lisbela e o Prisioneiro", "A Mulher Invisível", "Meu Nome Não é Johnny" e "Lavoura Arcaica", e assina a direção dos longas "O Palhaço" e "O Filme da Minha Vida".



19 ANOS
19 ANOS

Comentários


Notícias Recentes

bottom of page