top of page

GRAMADO Magazine

  • Instagram Gramado Magazine
  • Facebook Gramado Magazine
  • YouTube Gramado Magazine
  • X Gramado Magazine

Obras de contenção de encostas, em áreas afetadas pelas chuvas de 2024, iniciam em mais uma frente

  • Foto do escritor: Tela Tomazeli | Editora
    Tela Tomazeli | Editora
  • 28 de jul.
  • 2 min de leitura

GRAMADO, RS - A Prefeitura de Gramado, através da Secretaria de Obras, começou os trabalhos de

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

contenção de encosta nas Ruas Gil, Amazonas e Emílio Leobet, uma área de aproximadamente 9,5 hectares. Esta primeira etapa visa instalar 70 DHP’s (*Dreno Sub Horizontal Profundo) de 30 metros cada, para drenar o solo. Futuramente, serão implementadas estruturas em cortina atirantada e solo grampeado para evitar movimentação do terreno.


O investimento inicial é de R$ 678.500,00, com recursos próprios do município, e a previsão é que esta fase dure cerca de 45 dias. Segundo o secretário de Obras, Willian Camillo, e o engenheiro Bruno Zinke, a movimentação do terreno é lenta e não oferece risco de deslizamentos. A intervenção é de baixo impacto ambiental, focando no redirecionamento das águas.



O Impacto das Chuvas de 2024 em Gramado e a Busca por Recursos

O prefeito Nestor Tissot destacou que as obras são parte da recuperação de pontos danificados pelas chuvas de 2024 em Gramado. Em maio de 2024, Gramado, assim como diversas cidades do Rio Grande do Sul, foi severamente atingida por chuvas intensas e enchentes, que causaram deslizamentos (característica da serra) de terra, interdição de estradas e evacuação de moradores.


Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

O município já obteve verbas para obras concluídas e em andamento, como na Linha 28 e no bairro Três Pinheiros. O prefeito segue buscando mais recursos junto ao Governo Federal, Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, Governo do RS para dar continuidade às próximas etapas desta e de outras obras de recuperação no município.



*Um Dreno Sub Horizontal Profundo (DHP) é uma técnica de engenharia geotécnica para remover o excesso de água do interior de solos e encostas. Consiste na perfuração de tubos inclinados no terreno para captar e escoar a água subterrânea. Sua principal função é reduzir a pressão da água (poropressões) dentro do solo, o que aumenta a estabilidade de taludes e encostas, prevenindo deslizamentos. É uma solução crucial em áreas com alto volume de chuvas ou lençóis freáticos elevados, garantindo a segurança de terrenos instáveis.



Para acompanhar os eventos climáticos de Gramado, valores, projetos, acesse



ree


Comentários


Notícias Recentes

bottom of page