Noite de homenagens: Câmara entrega o Troféu Professor Destaque do Legislativo 2025
- Tela Tomazeli | Editora

- 16 de out.
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EDUCAÇÃO - A noite desta quinta-feira (16) foi de justa celebração para os pilares da Educação de Gramado. O Teatro Elisabeth Rosenfeld sediou a entrega do Troféu Professor Destaque do Legislativo 2025, um reconhecimento da Câmara Municipal ao talento e à criatividade dos educadores que são responsáveis por mudar pessoas para que elas transformem o mundo.
A cerimônia destacou projetos inovadores em todas as etapas de ensino, reafirmando o compromisso do município em formar cidadãos críticos e preparados para o futuro.
Os campeões da inovação na Sala de Aula
Na Educação Infantil, a etapa que planta as bases do aprendizado, o primeiro lugar ficou com a EMEI Tia Carmelina. A professora Adriana Ângela Corecco conquistou o troféu com o projeto "Um Cãozinho Diferente", que utiliza a literatura para cultivar empatia e o cuidado com os animais. Emocionada, a professora Adriana declarou que o prêmio é de toda a comunidade: “Este troféu é nosso! Agradeço à minha escola, aos meus alunos e seus pais — sem eles, nada disso seria possível."
Nos Anos Iniciais (Fundamental I), a grande vencedora foi a professora Elenice Bueno Barbosa, da Escola Nossa Senhora de Fátima. O seu projeto “Cultura em Cores” mergulha na diversidade cultural, ampliando a visão de mundo dos alunos. “Educar é colorir o mundo com respeito, empatia e conhecimento. Este troféu é o reflexo do amor que colocamos em cada projeto...", resumiu Elenice.
O Brilho da Pesquisa e da Diversidade
No Fundamental II (anos finais), que debateu 14 projetos, a Escola Presidente Vargas levou o título. A Mestra Alice Trisch König venceu com o “Clube de Matemática”, que transforma o ensino da disciplina em algo interativo e prazeroso. A professora Alice enfatizou o impacto do trabalho: “A educação é o ponto de partida para todas as grandes transformações. Cada aluno que se encanta pelo aprender é uma semente de futuro plantada em Gramado.”
No Ensino Médio, o professor Daniel Almeida Raber, da Escola Boaventura Ramos Pacheco, foi o primeiro colocado. Seu projeto “Pesquisa Científica: Aplicando Conhecimento ao TCC” incentiva a produção científica e o pensamento acadêmico dos jovens. “Ver nossos alunos apresentando suas próprias pesquisas, se expressando com confiança e brilho nos olhos, é a maior conquista de um educador,” afirmou Daniel.
Destaques
Os pódios refletiram a alta qualidade dos projetos em toda a rede:
Fundamental II: O segundo e terceiro lugares ficaram com a Escola Senador Salgado Filho, com Amanda Mengue (“África, eu conto...”) e Vivian David (“Arte Salva”).
Fundamental I: Natália Bertoldi Corrêa e Gláucia Schabarum (Alberto Pasqualine) levaram o segundo lugar com a proposta de sustentabilidade “Semeando Consciência...”, e Laura Dalmolin (Nossa Senhora de Fátima) ficou em terceiro com o projeto de educação financeira “Latinhas”.
Educação Infantil: O segundo lugar foi para Tatiane Dambros Model da Rosa (Nossa Senhora de Fátima) com o projeto de reflorestamento, e o terceiro para Caroline Daiane Sommer (Tia Alice) com o tema “Diferenças que nos Aproximam”.
Ensino Médio: O segundo lugar foi de Gabriela Vieira Pinto (Caramuru) com o projeto “Entre Pontos e Passadas: A Matemática em Ação”.
Homenagem à Evolução Histórica
A noite incluiu, ainda, uma moção de reconhecimento à Escola Municipal Henrique Bertoluci Sobrinho. A escola foi homenageada pela Câmara por registrar uma das maiores evoluções no IDEB entre as instituições públicas do Rio Grande do Sul. A diretora Jênifer Foss Saul recebeu o reconhecimento e resumiu o sentimento de toda a comunidade: "Essa conquista é de todos nós — professores, famílias, alunos e comunidade. Cada resultado é fruto de muito trabalho, amor e comprometimento com a educação pública.”
A celebração reafirma a educação como o maior legado de Gramado, valorizando quem ensina, inspira e constrói o futuro da cidade a partir da sala de aula.
Lista de Professores e Projetos Premiados
Categoria: Educação Infantil
Colocação | Professor(a) | Escola | Projeto |
1º Lugar | Adriana Ângela Corecco | EMEI Tia Carmelina (Várzea Grande) | Um Cãozinho Diferente |
2º Lugar | Tatiane Dambros Model da Rosa | E.M. Nossa Senhora de Fátima (Vila do Sol) | Plantando o Futuro, Sombra que Ensina |
3º Lugar | Caroline Daiane Sommer | E.E.I. Tia Alice (Planalto) | Diferenças que nos Aproximam |
Categoria: Ensino Fundamental I (Anos Iniciais)
Colocação | Professor(a) | Escola | Projeto |
1º Lugar | Elenice Bueno Barbosa | E.M. Nossa Senhora de Fátima (Vila do Sol) | Cultura em Cores |
2º Lugar | Natália Bertoldi Corrêa e Gláucia Schabarum | E.M. Alberto Pasqualine | Semeando Consciência, Transformando Lixo em Vida |
3º Lugar | Laura Dalmolin | E.M. Nossa Senhora de Fátima (Várzea Grande) | Latinhas |
Categoria: Ensino Fundamental II (Anos Finais)
Colocação | Professor(a) | Escola | Projeto |
1º Lugar | Mestra Alice Trisch König | E.M. Presidente Vargas (Avenida Central) | Clube de Matemática |
2º Lugar | Amanda Mengue | E.M. Senador Salgado Filho (Piratini) | África, eu conto e reconto a sua cultura |
3º Lugar | Vivian David | E.M. Senador Salgado Filho (Piratini) | Arte Salva |
Categoria: Ensino Médio
Colocação | Professor(a) | Escola | Projeto |
1º Lugar | Daniel Almeida Raber | E.E.E.M. Boaventura Ramos Pacheco (Floresta) | Pesquisa Científica: Aplicando Conhecimento ao Trabalho de Conclusão de Curso |
2º Lugar | Gabriela Vieira Pinto | E.E.E.M. Caramuru (Várzea Grande) | Entre Pontos e Passadas: A Matemática em Ação |
Critérios de Avaliação do Projeto Destaque
A Comissão Técnica (composta por um vereador, um representante da Escola do Legislativo - neste ano, um representante do Legislativo substituiu o Diretor da Escola do Legislativo, por seu envolvimento diário com as escolas), e um representante da Secretaria da Educação) avalia os projetos com base nos seguintes elementos:
Criatividade e Inovação: O projeto deve apresentar práticas pedagógicas novas, diferenciadas ou abordagens criativas para o ensino.
Consistência Pedagógica: A proposta deve ser sólida e bem estruturada em termos de objetivos, metodologia e alinhamento com o processo de ensino e aprendizagem.
Envolvimento do Aluno: O projeto deve demonstrar a capacidade de engajar os estudantes ativamente no aprendizado.
Relevância para a Cidadania: O trabalho precisa contribuir para o fortalecimento da cidadania, da democracia, da empatia e da igualdade.
Alcance e Resultados: O impacto do projeto na sala de aula e na comunidade, e os resultados obtidos com o trabalho.
Em resumo, a premiação busca projetos que sejam criativos, transformadores e inovadores, e que demonstrem como o professor contribui para a melhoria dos processos de ensino-aprendizagem e para a formação cidadã.










































































































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