top of page

GRAMADO Magazine

  • Instagram Gramado Magazine
  • Facebook Gramado Magazine
  • YouTube Gramado Magazine
  • X Gramado Magazine

Noite de homenagens: Câmara entrega o Troféu Professor Destaque do Legislativo 2025

  • Foto do escritor: Tela Tomazeli | Editora
    Tela Tomazeli | Editora
  • 16 de out.
  • 4 min de leitura

EDUCAÇÃO - A noite desta quinta-feira (16) foi de justa celebração para os pilares da Educação de Gramado. O Teatro Elisabeth Rosenfeld sediou a entrega do Troféu Professor Destaque do Legislativo 2025, um reconhecimento da Câmara Municipal ao talento e à criatividade dos educadores que são responsáveis por mudar pessoas para que elas transformem o mundo.


A cerimônia destacou projetos inovadores em todas as etapas de ensino, reafirmando o compromisso do município em formar cidadãos críticos e preparados para o futuro.


 

Os campeões da inovação na Sala de Aula

Na Educação Infantil, a etapa que planta as bases do aprendizado, o primeiro lugar ficou com a EMEI Tia Carmelina. A professora Adriana Ângela Corecco conquistou o troféu com o projeto "Um Cãozinho Diferente", que utiliza a literatura para cultivar empatia e o cuidado com os animais. Emocionada, a professora Adriana declarou que o prêmio é de toda a comunidade: “Este troféu é nosso! Agradeço à minha escola, aos meus alunos e seus pais — sem eles, nada disso seria possível."



Nos Anos Iniciais (Fundamental I), a grande vencedora foi a professora Elenice Bueno Barbosa, da Escola Nossa Senhora de Fátima. O seu projeto “Cultura em Cores” mergulha na diversidade cultural, ampliando a visão de mundo dos alunos. “Educar é colorir o mundo com respeito, empatia e conhecimento. Este troféu é o reflexo do amor que colocamos em cada projeto...", resumiu Elenice.



O Brilho da Pesquisa e da Diversidade

No Fundamental II (anos finais), que debateu 14 projetos, a Escola Presidente Vargas levou o título. A Mestra Alice Trisch König venceu com o “Clube de Matemática”, que transforma o ensino da disciplina em algo interativo e prazeroso. A professora Alice enfatizou o impacto do trabalho: “A educação é o ponto de partida para todas as grandes transformações. Cada aluno que se encanta pelo aprender é uma semente de futuro plantada em Gramado.”



No Ensino Médio, o professor Daniel Almeida Raber, da Escola Boaventura Ramos Pacheco, foi o primeiro colocado. Seu projeto “Pesquisa Científica: Aplicando Conhecimento ao TCC” incentiva a produção científica e o pensamento acadêmico dos jovens. “Ver nossos alunos apresentando suas próprias pesquisas, se expressando com confiança e brilho nos olhos, é a maior conquista de um educador,” afirmou Daniel.



Destaques

Os pódios refletiram a alta qualidade dos projetos em toda a rede:

  • Fundamental II: O segundo e terceiro lugares ficaram com a Escola Senador Salgado Filho, com Amanda Mengue (“África, eu conto...”) e Vivian David (“Arte Salva”).


  • Fundamental I: Natália Bertoldi Corrêa e Gláucia Schabarum (Alberto Pasqualine) levaram o segundo lugar com a proposta de sustentabilidade “Semeando Consciência...”, e Laura Dalmolin (Nossa Senhora de Fátima) ficou em terceiro com o projeto de educação financeira “Latinhas”.


  • Educação Infantil: O segundo lugar foi para Tatiane Dambros Model da Rosa (Nossa Senhora de Fátima) com o projeto de reflorestamento, e o terceiro para Caroline Daiane Sommer (Tia Alice) com o tema “Diferenças que nos Aproximam”.


  • Ensino Médio: O segundo lugar foi de Gabriela Vieira Pinto (Caramuru) com o projeto “Entre Pontos e Passadas: A Matemática em Ação”.





Homenagem à Evolução Histórica

A noite incluiu, ainda, uma moção de reconhecimento à Escola Municipal Henrique Bertoluci Sobrinho. A escola foi homenageada pela Câmara por registrar uma das maiores evoluções no IDEB entre as instituições públicas do Rio Grande do Sul. A diretora Jênifer Foss Saul recebeu o reconhecimento e resumiu o sentimento de toda a comunidade: "Essa conquista é de todos nós — professores, famílias, alunos e comunidade. Cada resultado é fruto de muito trabalho, amor e comprometimento com a educação pública.”


A celebração reafirma a educação como o maior legado de Gramado, valorizando quem ensina, inspira e constrói o futuro da cidade a partir da sala de aula.


 

Lista de Professores e Projetos Premiados

Categoria: Educação Infantil

Colocação

Professor(a)

Escola

Projeto

1º Lugar

Adriana Ângela Corecco

EMEI Tia Carmelina (Várzea Grande)

Um Cãozinho Diferente

2º Lugar

Tatiane Dambros Model da Rosa

E.M. Nossa Senhora de Fátima (Vila do Sol)

Plantando o Futuro, Sombra que Ensina

3º Lugar

Caroline Daiane Sommer

E.E.I. Tia Alice (Planalto)

Diferenças que nos Aproximam

 

Categoria: Ensino Fundamental I (Anos Iniciais)

Colocação

Professor(a)

Escola

Projeto

1º Lugar

Elenice Bueno Barbosa

E.M. Nossa Senhora de Fátima (Vila do Sol)

Cultura em Cores

2º Lugar

Natália Bertoldi Corrêa e Gláucia Schabarum

E.M. Alberto Pasqualine

Semeando Consciência, Transformando Lixo em Vida

3º Lugar

Laura Dalmolin

E.M. Nossa Senhora de Fátima (Várzea Grande)

Latinhas

 

Categoria: Ensino Fundamental II (Anos Finais)

Colocação

Professor(a)

Escola

Projeto

1º Lugar

Mestra Alice Trisch König

E.M. Presidente Vargas (Avenida Central)

Clube de Matemática

2º Lugar

Amanda Mengue

E.M. Senador Salgado Filho (Piratini)

África, eu conto e reconto a sua cultura

3º Lugar

Vivian David

E.M. Senador Salgado Filho (Piratini)

Arte Salva


Categoria: Ensino Médio

Colocação

Professor(a)

Escola

Projeto

1º Lugar

Daniel Almeida Raber

E.E.E.M. Boaventura Ramos Pacheco (Floresta)

Pesquisa Científica: Aplicando Conhecimento ao Trabalho de Conclusão de Curso

2º Lugar

Gabriela Vieira Pinto

E.E.E.M. Caramuru (Várzea Grande)

Entre Pontos e Passadas: A Matemática em Ação

 


Critérios de Avaliação do Projeto Destaque


A Comissão Técnica (composta por um vereador, um representante da Escola do Legislativo - neste ano, um representante do Legislativo substituiu o Diretor da Escola do Legislativo, por seu envolvimento diário com as escolas), e um representante da Secretaria da Educação) avalia os projetos com base nos seguintes elementos:

 

Criatividade e Inovação: O projeto deve apresentar práticas pedagógicas novas, diferenciadas ou abordagens criativas para o ensino.

 

Consistência Pedagógica: A proposta deve ser sólida e bem estruturada em termos de objetivos, metodologia e alinhamento com o processo de ensino e aprendizagem.

 

Envolvimento do Aluno: O projeto deve demonstrar a capacidade de engajar os estudantes ativamente no aprendizado.

 

Relevância para a Cidadania: O trabalho precisa contribuir para o fortalecimento da cidadania, da democracia, da empatia e da igualdade.

 

Alcance e Resultados: O impacto do projeto na sala de aula e na comunidade, e os resultados obtidos com o trabalho.

 

Em resumo, a premiação busca projetos que sejam criativos, transformadores e inovadores, e que demonstrem como o professor contribui para a melhoria dos processos de ensino-aprendizagem e para a formação cidadã.



ree

Comentários


Notícias Recentes

bottom of page