top of page

GRAMADO Magazine

  • Instagram Gramado Magazine
  • Facebook Gramado Magazine
  • YouTube Gramado Magazine

Festival do Fondue de Gramado: Abrasel Hortênsias busca proteger patrimônio gastronômico e cultural de Gramado

  • Foto do escritor: Tela Tomazeli | Editora
    Tela Tomazeli | Editora
  • há 1 dia
  • 1 min de leitura

 


O 1º Festival do Fondue de Gramado, realizado entre 24 de julho e 2 de agosto, destacou a tradição gastronômica mais marcante do inverno da cidade e abriu espaço para um debate importante: a proteção da fondue de Gramado como patrimônio cultural, turístico e histórico.


A Abrasel Hortênsias, em parceria com o Sebrae e a Sicredi Pioneira, iniciou estudos para garantir essa proteção. Segundo a executiva Gabriele Grespan, o trabalho será longo e envolverá um resgate histórico da fondue, desde sua chegada nos anos 1970 com Clécio Gobbi, passando pela criação da fondue na pedra por Joaquim de Oliveira nos anos 1980 e pela sequência completa desenvolvida por Gilberto Tomasine nos anos 1990, até as diversas versões atuais.


Além disso, a entidade protocolou junto ao INPI o pedido de registro da marca Festival do Fondue de Gramado, buscando segurança jurídica e valorização da identidade do evento. Para o presidente da Abrasel Hortênsias, Marcelo Wazlawick, a iniciativa fortalece a gastronomia e o turismo:

“O festival tem papel fundamental na valorização da gastronomia e no fortalecimento do turismo, pois é um dos maiores atrativos de Gramado”.

Com 19 estabelecimentos participantes em sua primeira edição e apoio da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul, o festival já se consolida como um roteiro gastronômico de destaque. Com IA



 1º Festival do Fondue de Gramado, realizado entre 24 de julho e 2 de agosto, destacou a tradição gastronômica mais marcante do inverno da cidade e abriu espaço para um debate importante: a proteção da fondue de Gramado como patrimônio cultural, turístico e histórico.
Festival do Fondue de Gramado: Abrasel Hortênsias busca proteger patrimônio gastronômico e cultural de Gramado. Foto: Divulgação




19 ANOS
19 ANOS

Comentários


Notícias Recentes

bottom of page