'Esta situação é chata, rídicula, vão acabar destruíndo a nossa cidade', Nestor Tissot, prefeito de Gramado
- Tela Tomazeli | Editora
- há 7 dias
- 16 min de leitura
Atualizado: há 5 dias
ABORDAGEM
"Como cidadão gramadense eu não admito isso!"
O recado do Prefeito de Gramado, Nestor Tissot com relação a situação de abordagem na cidade:
"Esta situação é chata, rídicula, nosso jurídido vai entrar para ver como podemos inibir isso no privado, já temos um decreto para a área pública, temos que fazer mais. Os sindicatos devem agir. Hotel é para hospedagem, restaurante é para gastronomia, o alvará tem uma finalidade, e não é para vender cotas... Os ambulantes vão sair, a Rua Coberta não terá mais gente abordando as pessoas".
"Patinetes não pode andar no passeio público. É perigoso andar na via de rolamento, bom, usa capacete, não pode carregar criança, não somos nós que estamos dizendo, é a Lei".
Aqui um depoimento com relação aos fotógrafos: nesta sexta-feira um estava fotografando na Avenida Borges de Medeiros, eu parei e pedi que ele saísse de cima das flores, ele mando eu cuidar da minha vida. A Rua Torna é um 'inferno´' e na Borges de Mdeiros eles atravessam com os turistas, colocando vidas e o morista em risco de atropelar alguém. Em frente a Igreja Matriz é um caos. Já foi tratado deste assunto, eles se diciplinaram, ai vão chegando mais e vira a barderna que está. Tem que haver solução pois destróem o patrimônio público. Sim, os canteiros e as flores são patrimônio público e não está facil manter.
"Estão abordando crianças, minha filha foi abordada."
Atualizado em 28 / 04/ 25
Comentários recebidos em rede social, site e privado(os comentários não foram editados, esta como o seguidor /leitor postou):
Nossa redes: @gramado_magazine l www.gramadomagazine.com.br l tela@telatomazeli.com.br l WhatsApp l https://www.facebook.com/telatomazeli/ l https://www.facebook.com/groups/691710510974258
Com relação as pessoas, com perfil fake, uma minoria, mas que acessaram as redes para praticar ofensa a minha pessoa e ao meu trabalho e, me intimidar, respondo que estou colocando informações que são relevantes para a comunidade, nas palavras do Prefeito do Município. Não é raro eu sofrer este tipo de constragimento por citar conteúdos que visem única e exclusivamente preservar o nosso destino, que na verdade é a renda de todos, inclusive de quem faz ameaças. Se o destino morrer, morremos todos. É simples assim!
Tela Tomazeli
Editora www.gramadomagazine.com.br
@gramado_magazine
Alguns comentários públicados, pode ter algum repetido, pois é meio confuso para copiar, me perdia na ordem.
" Um passeio que sempre foi agrádavel de se fazer ao ar livre tem se tornado desgastante por conta das abordagens excessivas. Um dos grandes diferenciais de gramado em relação ao padrão de cidades turísticas era não ser abordado a cada passo com alguma venda de passeio, fotos, hospedagens, visto ser mt comum em cidades turísticas, mas infelizmente essas grandes empresas hoteleiras de venda de cota perderam a mão. Basta olharem os relatos no reclame aqui para se assustarem com os casos. Tomara q as novas regras funcionem. Não sou contra a venda das cotas, afinal, tem quem se interesse, o que incomoda é essa abordagem agressiva e excessiva nas ruas e em lojaa, restaurantes, estabelecimentos em geral. Coloquem pontos de cotas pela cidade e deixe q as pessoas interessadas procurem, essa persuasão agressiva está desanimadora!!
Sugiro melhorar a sinalização das ruas centrais para os ciclistas .Sugiro melhorar a sinalização e limpeza das ciclovias vicinais .
Concordo com você Nestor,grande abraço!
Parabéns Prefeito essa atitude é importantíssima para o futuro de nossa cidade!!! 👏👏👏
Belíssimas palavras, parabéns!!
Parabéns! Quero ver resultados.
Correta atitude do prefeito! Há alguns anos já estão atrapalhando e incomodando muito essas abordagens para vendas de cotas. Até em Porto Alegre, no Beira-Rio e no Cais Embarcadero estão fazendo isso.
Prefeito parabéns
👏👏👏👏 turistas o tempo todo reclamam das abordagem e da falta de paz nos hotéis e pontos turísticos, nos temos sempre que orientar o turista em passeio que não vá em reuniões para não perder tempo de passeio nessas reuniões.
Parabéns prefeito!É constrangedor as abordagens que nós gramadenses e em especial os turistas estão sofrendo. Isso denigre a nossa imagem e é extremamente incômodo! 🙏
Em relação aos patinetes hoje pela manhã aqui no ponto de táxi na rua Pedro Benetti, um colega teve o táxi avariado por um patinete conduzido por um guri de 8 anos, simplesmente perdeu o controle e arremessou o patinete por cima do táxi causando avarias na lataria, está tudo "lindo"
Gastronomia também; tem pelo menos um “vendedor” disfarçado em cada esquina para empurrar os visitantes aos restaurantes contratantes.
E os patinetes sendo usados sem capacete,se for atropelado ou cair bater a cabeça quem vai ser responsabilizado?
Esse ano será a nona vez que estarei em gramado em 10 anos. Esse assunto da abordagem não tinha virado uma lei municipal a tempos atrás? Primeiro ano, ok. Nós anos seguintes infelizmente para poder ter paz tive que ser mais ríspido.
Esperamos que isso aconteça mesmo!! Será maravilhoso para todos, especialmente para Gramado.
Parabéns, é um abuso. Não adianta dizer que não, eles são treinados, insistentes.
Devagarinho essas coisas acabarão com a cidade.... e quem vive de turismo vai sofrer.... tem que multar caro .... filmar.... comprovar.... tem que se posicionar firmemente @nestortissot . Nem população , nem turista estão aguentando.
Lembrando que se eles estão no hotel fazendo abordagem sobre qualquer assunto com certeza é permitido do próprio hotel
Exatamente fui em Gramado em janeiro fiquei no hotel quando eu entrei pra me acomodar no meu quarto fui abordado fui bem clara com um casal estou aqui para passear descansar com a minha família não quero mais ser abordado por vocês fiquei 15 dias nesse hotel e esse casal todos os dias no mesmo lugar abordando todo mundo que chegava no hotel e nunca mais me pararam porque eu falei se vocês me abordarem mais uma vez eu vou fazer uma reclamação na gerência do hotel
Perfeito Prefeito! Passou da hora desse tipo de açao denegrir o nome da cidade e destruir uma caminhada que as gestões, turismo e cultura lutaram muito para ter selo de excelência.Chega!Gostei da ideia de Lei para que coloque cada um no seu lugar! Parabéns!
Concordo em regulamentar, mais cadê o regulamento do trânsito??? Cadê asfalto em condições de segurança e circulação????? Cadê as ciclovias???? Já que é para regulamentar algo, tem que regulamentar o principal, A SEGURANÇA, que diga-se de passagem está acobertada.
Nas recepções dos hotéis já é a mesma coisa, os empresários estão sendo coniventes com a situação!
Está rolando esses vídeo até tik tok é uma vergonha , todos nós estamos precisando vender .Os clientes não suporam Mais isso.Mais finalização nos finais de semana . Gramado está se tornando uma cidade como uma cidade comum.😢😢😢😢
Vou torcer muito para que este Prefeito realmente consiga colocar ordem pois como disse anteriormente ficou muito desagradável andar pelas ruas de Gramado devido aos vendedores de ilusões
Estou enganado ou existe uma ação civil pública já com relação a esse assunto?
Todo mundo que vai para Gramado sabe que lá as coisas são caras então eles têm condições de se pagar hospedagem e restaurantes não precisam ficar dependendo de ganhar um almoço ou um jantar seja lá o que for um passeio gratuito para ficar ouvindo vendedores de ilusões
E muitas vezes é um nível de insistência tão grande que chega a ser agressivo
Engraçado que pelo mundo inteiro temos essa situação nas grandes cidades turísticas, e não seria diferente aqui em Grsmado , esse é o ônus e faz parte, a roda financeira precisa girar , não se vive apenas do turismo romântico, empregos precisam ser gerados, simples , se for abordado e não se interessa diga não obrigado e siga o passeio
Muito chato essas abordagens. Acho que Gramado deveria ser pioneira e tomar uma providência quanto a isso. Esse tipo de abordagem se tornou corriqueiro em cidades turísticas. Se o cidadão quiser adquirir uma cota ele se dirige ao estabelecimento e compra. Não precisa ficar sufocando as pessoas com isso.O pior me desculpe mas o que tenque ser feito pra Realizar a Calçada na avenida das Hortênsia cadê as autoridades a quem devemos se dirigir pra ser Arumado aqui por favor .situação de 1 ano está na hora de conversar de perto com o governador..
Realmente é desagradável essa situação, não se tem limites. Eu quando sou abordada falo do decreto e eles dão risadas... Os patinetes com 2 pessoas, as vezes 3 como se só existissem eles...Se faz necessário e urgente mudanças! O que antes era prazeroso agora é lamentável!
Tem que ter ATITUDE e não BLÁ BLÁ BLÁ
Parabéns pela iniciativa. Já passei por esse desconforto em canela. Em Gramado eu nunca fui encomodada.
Já ouvi esta mesma história a alguns anos atrás , parece a prefeitura deixa de fiscalizar e depois volta a fiscalizar , ou é permanente a fiscalização ou não adianta o discurso prefeito . E tbm não deixar este tipo de empresa a construir mais em Gramado , vocês tem a aprovação dos projetos na mão , é só dizer não prefeito !
Eu acho que deviam multar as empresas aí logo acaba eu moro aqui 20 anos e odeio sair pelo centro e as pessoas me atacando
Se esse fosse o problema!!! 👀
Se o restaurante insiste e força o consumidor tentando captar o cliente é porque precisa faturar pra pagar essa quantidade de impostos pra sustentar a máquina pública, as contas existem e os compromissos precisam ser cumpridos e os empregos mantidos , é muito fácil pra um político condenar a abordagem insistente do comércio ao invés de se informar das dificuldades de um setor que vem de situações tão sofridas . Quem sabe uma redução de impostos prefeito ??? Pra ajudar o comércio e restaurantes ? Já que w turista reclamou tanto , só lembre que na hora do voto serão as pessoas do comércio que irão as urnas, embora o turista seja importante também. Reavalie a situação prefeito e ajude mais r acuse menos por favor
É muito chato você ir até a Serra gaúcha se hospedar em Gramado pagar caro por isso e ser abordado a cada esquina por pessoas especializadas em dar golpes de vender cotas estragando os seus passeios e seus projetos te segurando por horas trancado em salas explicando e tentando vender cotas de algo que apenas ilusão
👏👏👏👏👏 melhor prefeito do Brasil teria que ser presidente do Brasil
Eu acho um absurdo, a abordagem
Muito bem prefeito! Medidas devem ser tomadas urgentes, tanto em relação a venda de cotas, a qual é muito desagradável , quanto ao uso desses patinetes na calçada.
Até que em fim demorou ver ou estava se fazendo que não via que vem anos após anos .
Ótimas as colocações, mas precisa ser logo
Está mais do que na hora de acabar mesmo com esses abusos
Querido prefeito ! Eu sou moradora de Gramado a muitos anos eu passo na frente do restaurante e tem um careca mal vestido e já fui abordada por ele pra entrar no restaurante pra almoçar passo ali na frente pq é meu caminho pois trabalho no centro sou a favor de tirar essas pessoas de frente dos hotéis e restaurante nossos turistas odeiam isso
Gramado já está insustentável!!!! É só Tapume, loja de chocolate, trânsito é horrível!!!!! Porque outro tipo de comércio não consegue se sustentar!!!!! Deveriam pensar um pouco mais no morador , não só o turista, turista, turista!!!!!! Essas cotas são vergonhosas!!!!!!
Tem que ter vergonha e eliminar esse abuso. Você como turista não tem sossêgo nessa cidade. Não voltou mais
Quando a prefeitura e o prefeito vão agir no caso dos caminhoes pesados de carga passando no centro da cidade em horários de pico? Vão esperar um caminhão de combustível explodir no centro de Gramado na hora que os turistas estão caminhando no centro achando que estão seguros? Vão esperar essa tragédia?? Caminhoes com bitrens de toras...carretas pesadas, onde está a gestão de transito que nao avalia os riscos??? @prefeituradegramado
Por que não se estabelecem comercialmente assim como as imobiliárias... E colocam aqui vende-se apartamentos cotas casas etc desta forma quem tiver interesse entra no comércio quem não tiver interesse segue seu caminho
Muito bem prefeito. Essas abordagens são inconvenientes. Estive em Porto de Galinhas recentemente e como turista me senti invadida porque lá existe muito essa cultura. Você anda alguns passos e tem alguém te abordando pra vender pacotes turísticos. Então, todos que já passaram por essas situações sabem que elas espantam o turista. Turismo é descanso, é liberdade, aventura, cultura,… Deixem o turista tomar suas decisões… Parabéns prefeito! Tomem o quanto antes essas medidas que o senhor elencou.
Tem que proibir e multas altíssimas.
entindo sufocados com tantas abordagens. Está na hora de tomar providências!
Perfeito! A cidade de Gramado nos encanta com as inúmeras belezas e não podemos ser privados de desfrutar por esse motivo. Que a prefeitura tenha êxito com a seriedade que a situação impõe.
O prefeito está sendo muito sóbrio e sensato com relação as abordagens indesejadas no centro de Gramado, acontece que alguns que deveriam ajudar a coibir são participes sub locando espaços pra essas pessoas! A verdade é que essas abordagens são muito inconvenientes e por muitas vezes o turista leva embora e replica esse má experiência na Cidade! Torcemos para que seja realmente legislado sobre e mais do que isso seja fiscalizada e cumprida a norma jurídica!
Já está no tempo de fazer alguma coisa. Essas abordagens são muito abusivas. Fomos 2 vezes a Gramado e fomos abordados nas 2. Na primeira vez foi na rua, até aí é ruim, chato, mas "aceitável". Na segunda vez eles estavam todos os dias dentro do hotel onde ficamos, isso é inadmissível. Eles estão por toda parte, em hotéis, lojas, restaurantes... isso acaba, realmente, afastando os turistas aos poucos.
Vamos torcer que tenha resultado🙌
Esse é o nosso prefeito 👏👏
Torço que seja realmente tomada alguma atitude. Ninguém consegue andar 5 min em Gramado sem ser abordado por alguém querendo vender algo ou forçar a compra. O passeio se torna cansativo devido a insistência dessas pessoas.
E nós da Hotelaria , escutamos diariamente, a insatisfação dos nossos turistas ...
Quero ver fazer com aquela empresa que debocha dos fiscais de posturas,aquela que vende cotas ,que foi em outro município conseguir uma liminar pra fazer em Gramado o que é proibido em Gramado. Quero ver fazer...
Aproveita para ver os motoristas de aplicativo que ao invés de fazer corrida no aplicativo estão vendendo passeios por fora do aplicativo, assim como qualquer pessoa que tem um carro e estão fazendo transporte irregular, sem nenhum profissionalismo, sem conhecimento histórico da nossa região, sem responsabilidade, sem um curso de transporte profissional, sem um curso de guia de turismo. Prefeitura preste atenção nisso também que estão destruindo o turismo de Gramado com estas ações irregulares. Precisa de fiscalização imediatamente.
Este é o Sr. Nestor, um verdadeiro gramadense que compreende o que Gramado realmente é.O mercado de cotas não agrega valor ao mercado imobiliário da cidade — pelo contrário, distorce seu verdadeiro potencial.Sobre as vendas nas ruas e afins, é fundamental valorizar aqueles que pagam impostos e lutam diariamente para manter seus comércios abertos, mesmo nos períodos difíceis que enfrentamos nos últimos anos.
Infelizmente , essas abordagens constantes e agressivas , ESTRAGAM todo o trabalho a engrenagem do turismo , desde agencias , os motoristas que tratam com gentileza, hotelaria , gastronomia, todos se preparam , se dedicam e Vai TUDO POR AGUA ABAIXO.... O turista chega no fim do dia nos hotéis , cansado, estressado , decepcionado , triste...desabafando toda a sua tragédia no caso das cotas 😢😢😢
Muito desagradável isso, os turistas têm reclamado horrores dos vendedores de passeios, fotos, vinhos, queijos, restaurantes abordando, além das cotas, o pessoal que nos visita não consegue mais passear tranquilamente nas ruas de Gramado
Apoiado prefeito, nossa cidade não tem este perfil.
Perfeito! Concordo em tudo... Tem que acabar com as abordagens, Patinetes, vendedores ambulantes . GRAMADO é um lugar maravilhoso, sou mega apaixonada. Mas de um tempo para cá realmente tá ficando impossível de andar pelo centro. Parabéns pela iniciativa ❤️
“Para homi”Só não liberar o alvará pra CONSTRUIR empreendimentos de tal finalidade aqui, que automaticamente não terá pessoas VENDENDO COTAS.Claro, na hora de aprovar a construção é boa $$Mas depois para de ficar reclamandoE olha que eu também não gosto de tal abordagem, mas é lógica, se não deixar construir aqui, não terá problema com esses vendedores
Eu e minha esposa fomos abordados na Praça de Gramado. Disseram-nos que gostariam de tirar uma foto conosco, de forma totalmente gratuita. Aceitamos a oferta, curiosos para saber onde aquilo iria parar. Eles tiraram várias fotos e, ao final, pediram que os acompanhássemos até um local para ver as fotos. Fomos até uma sala localizada a cerca de 100 metros da praça. Ao chegarmos lá, a surpresa foi que as fotos estavam lindas, mas o preço era de R$ 480,00. Olhei para o rapaz, que nesse momento estava sozinho conosco, pois a moça que nos abordou inicialmente havia saído para atender outras pessoas. Fiquei descontente com a situação. Como morador de Canela, posso afirmar que isso é um problema comum em nossa região. É desgastante não poder simplesmente caminhar pela cidade sem ser abordado por essas pessoas de forma insistente.
Muitoooooo bommmm🙌
Diversas vezes mandei os abordadores calarem a boca e eles ficam ofendidos.
Cantei essa pedra faz tempo, Gramado ta igual Paraguai, não dá p caminhar nas ruas, um mais desesperado q outro o vender cota 🤦
Não sabiam quando liberaram as obras??? 🤔🤔
Há sete anos passamos as férias de julho em Gramado e Canela e é muito desagradável as abordagens. Até ficamos interessados, mas a abordagem insisiva nos faz desistir imediatamente, até atravessamos a rua para evitar o ataque. Tinha que ter um canal exclusivo para reclamação.
Não são só cotas, oferecem de tudo aos turistas, é gente oferecendo restaurante, passeios, transporte clandestino, transfers, pacotes, guias, e um cardápio infinito de "produtos"
Prefeitura tem sido conivente com isso.Esse problema vem de anos, não é de agora.Tem muito interesse por trás.Vai um pequeno comerciante entregar um folheto de sua loja pra ver o que acontece.
O setor do transporte individual de passageiros já vem engolindo prejuízos ano após ano, os nossos táxis e apps aqui de Gramado não tem mais chances, Gramado recebe cerca de 300 carros de "app" por dia vindos de dezenas de cidades da região, a maioria vem aqui avacalhar com o turismo e extorquir comissões em todo o trade turístico, eles ficam nas portas dos parques e locais turísticos fazendo transporte clandestino com valores muito superiores aos táxis por exemplo, e isso se estende as abordagens que são extremamente invasivas!
Muito chato essas abordagens. Acho que Gramado deveria ser pioneira e tomar uma providência quanto a isso. Esse tipo de abordagem se tornou corriqueiro em cidades turísticas. Se o cidadão quiser adquirir uma cota ele se dirige ao estabelecimento e compra. Não precisa ficar sufocando as pessoas com isso.
👏👏👏👏 turistas o tempo todo reclamam das abordagem e da falta de paz nos hotéis e pontos turísticos, nos temos sempre que orientar o turista em passeio que não vá em reuniões para não perder tempo de passeio nessas reuniões.
Em relação aos patinetes hoje pela manhã aqui no ponto de táxi na rua Pedro Benetti, um colega teve o táxi avariado por um patinete conduzido por um guri de 8 anos, simplesmente perdeu o controle e arremessou o patinete por cima do táxi causando avarias na lataria, está tudo "lindo"
Devagarinho essas coisas acabarão com a cidade.... e quem vive de turismo vai sofrer.... tem que multar caro .... filmar.... comprovar.... tem que se posicionar firmemente @nestortissot . Nem população , nem turista estão aguentando.
Eu acho um absurdo, a abordagem
E muitas vezes é um nível de insistência tão grande que chega a ser agressivo
É muito chato você ir até a Serra gaúcha se hospedar em Gramado pagar caro por isso e ser abordado a cada esquina por pessoas especializadas em dar golpes de vender cotas estragando os seus passeios e seus projetos te segurando por horas trancado em salas explicando e tentando vender cotas de algo que apenas ilusão
Todo mundo que vai para Gramado sabe que lá as coisas são caras então eles têm condições de se pagar hospedagem e restaurantes não precisam ficar dependendo de ganhar um almoço ou um jantar seja lá o que for um passeio gratuito para ficar ouvindo vendedores de ilusões
Perfeito Prefeito! Passou da hora desse tipo de açao denegrir o nome da cidade e destruir uma caminhada que as gestões, turismo e cultura lutaram muito para ter selo de excelência.Chega!Gostei da ideia de Lei para que coloque cada um no seu lugar! Parabéns!
Eu adotei o seguinte método passeios em Gramado e canela eu em um local minha esposa em outro porque se andar em casal a gente é abordado em todas as ruas por vendedores de ilusões, simplesmente os casais não podem andar juntos e poderem desfrutar do que a cidade de Gramado e canela oferece infelizmente, devido a esse tipo de abordagem totalmente deselegante e desnecessária o que acaba denegrindo a imagem desta cidades turísticas e afastando O turista de certa forma por estas pessoas vendedoras de ilusões.
Por que não se estabelecem comercialmente assim como as imobiliárias... E colocam aqui vende-se apartamentos cotas casas etc desta forma quem tiver interesse entra no comércio quem não tiver interesse segue seu caminho
Exatamente fui em Gramado em janeiro fiquei no hotel quando eu entrei pra me acomodar no meu quarto fui abordado fui bem clara com um casal estou aqui para passear descansar com a minha família não quero mais ser abordado por vocês fiquei 15 dias nesse hotel e esse casal todos os dias no mesmo lugar abordando todo mundo que chegava no hotel e nunca mais me pararam porque eu falei se vocês me abordarem mais uma vez eu vou fazer uma reclamação na gerência do hotel
Vou torcer muito para que este Prefeito realmente consiga colocar ordem pois como disse anteriormente ficou muito desagradável andar pelas ruas de Gramado devido aos vendedores de ilusões
Mas nas recepções dos hotéis já é a mesma coisa, os empresários estão sendo coniventes com a situação!
Lembrando que se eles estão no hotel fazendo abordagem sobre qualquer assunto com certeza é permitido do próprio hotel
Correta atitude do prefeito! Há alguns anos já estão atrapalhando e incomodando muito essas abordagens para vendas de cotas. Até em Porto Alegre, no Beira-Rio e no Cais Embarcadero estão fazendo isso.
O pior me desculpe mas o que tenque ser feito pra Realizar a Calçada na avenida das Hortênsia cadê as autoridades a quem devemos se dirigir pra ser Arumado aqui por favor .situação de 1 ano está na hora de conversar de perto com o governador..
Ótimas as colocações, mas precisa ser logo
Parabéns, é um abuso. Não adianta dizer que não, eles são treinados, insistentes.
Gastronomia também; tem pelo menos um “vendedor” disfarçado em cada esquina para empurrar os visitantes aos restaurantes contratantes.
Odeio as abordagens a gente nao tem nem vontade de passear na cidade de tanta abordagem na rua. As pessoas tem que ter livre arbitrio de escolher o quer quer sem ninguem a cada 5 passos esta te abordando por segundo é bem chato. Bastava cada restaurante ter seu cardapio na frente e cada um ler se quer entrar ou não. Tem que acabar com essas abordagens! Acaba tirando toda beleza da cidade e sendo extremamente desagradável pra todos.
Está horrível mesmo. Evito de ir a Gramado por conta desse assédio absurdo para venda dessas cotas condominiais. Há poucos dias, fui abordado no estacionamento e duas vezes dentro da loja. Horrível.
Mas há muito tempo essas abordagens estão sendo recorrentes em Gramado. É chato e chega a ser constrangedor, a pessoa ir te seguindo e falando na sua cabeça. Isso acontece não só pela rede hoteleira, mas passeios, restaurantes, a tal "degustação gratuita" ... enfim, passear tranquilamente por Gramado, é coisa de 10 anos atrás.
Esse ano será a nona vez que estarei em gramado em 10 anos. Esse assunto da abordagem não tinha virado uma lei municipal a tempos atrás? Primeiro ano, ok. Nós anos seguintes infelizmente para poder ter paz tive que ser mais ríspido.
Acabei de ouvir a declaração do Nestor sobre os abusos em Gramado ! Estou batendo palmas e espero que se cumpra ! Mesmo falando contra nós mesmos ! Tem que sim criar normas e parar com esta “putaria” ! Mas ele podia pensar antes de autorizar estas obras que se sabe são só multi propriedades! Criar uma lei que só daqui 50 anos vai ser autorizado novas obras para este fim ..."
コメント