top of page

GRAMADO Magazine

  • Instagram Gramado Magazine
  • Facebook Gramado Magazine
  • YouTube Gramado Magazine
  • X Gramado Magazine

Associativismo no setor turístico deve ser fortalecido, diz ABAV-RS

  • Foto do escritor: Tela Tomazeli | Editora
    Tela Tomazeli | Editora
  • 16 de jul.
  • 4 min de leitura

ABAV-RS completa 64 anos e reflete sobre importância do associativismo no setor turístico

Entre as 27 ABAVs regionais, a do Rio Grande do Sul está entre as três maiores em número de associados.


Confraternização entre agências marca o aniversário da entidade, que alcançou a marca recorde de 200 empresas filiadas e se tornou a terceira maior ABAV regional. Diretoria comenta sobre o novo perfil dos viajantes e o papel da associação para fortalecer a atividade.


Nesta quinta-feira, 17 de julho, a Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio Grande do Sul (ABAV-RS) completa 64 anos de dedicação ao fortalecimento do turismo no estado. A data será celebrada na noite desta quarta-feira (16), em uma confraternização descontraída entre os associados.

Além do aniversário, a entidade tem outro motivo para comemorar: o número recorde de 200 empresas filiadas. A diretoria aproveita a ocasião para reforçar a importância do associativismo no setor e, diante da proximidade do Dia do Viajante (25/07), traça também o perfil do novo turista.



Associação fortalecida em meio à crise

Há um ano, profissionais do trade ainda enfrentavam um cenário desafiador, marcado pelo fechamento por tempo indeterminado do principal aeroporto do estado e por diversas dificuldades causadas pelas enchentes. Hoje, o setor respira aliviado. O fluxo de passageiros está estabilizado e os agentes de viagem estão mais preparados para lidar com adversidades.


Segundo o presidente da ABAV-RS, João Augusto Machado , os obstáculos trouxeram aprendizados valiosos. “As dificuldades deixaram importantes lições, como a flexibilidade, a capacidade de resposta rápida, a importância de contar com bons parceiros e de trabalhar em conjunto”, afirma.


O protagonismo da ABAV-RS ficou evidente nestes momentos mais críticos, ao representar as principais demandas do setor, atuar junto a órgãos públicos e oferecer suporte prático e político, com apoio constante da ABAV Nacional. “O trabalho da nossa associação foi fundamental em meio aos diversos percalços, sempre pesquisando e informando sobre regulamentações que pudessem nos ajudar a negociar com fornecedores. Além disso, nos consolidamos como um canal de comunicação confiável entre os agentes", destaca Machado.


A vice-presidente Financeira da entidade, Chay Amorim , acredita que o associativismo é uma estratégia colaborativa onde todos ganham, cada um contribuindo de forma ativa e constante. “O turismo é um setor naturalmente plural e diverso. Dentro do agenciamento de viagens, há múltiplos formatos de negócio, por isso o trabalho por nichos e grupos é extremamente importante”, explica. Ela complementa: “Neste segmento, as mudanças e os riscos são frequentes, então inovar, resistir e se unir é essencial”.



Os gaúchos e o turismo

Entre as 27 ABAVs regionais, a do Rio Grande do Sul está entre as três maiores em número de associados. Chay também credita esse destaque à cultura colaborativa e resiliente do povo gaúcho. “Temos um senso comum de união, de garra, de persistência. Isso possivelmente vem da nossa história”, relata.


Para o vice-presidente de Relações Institucionais da ABAV-RS, Victor Hugo Almeida, outra vantagem das agências locais é que grande parte dos passageiros gaúchos sabe reconhecer o valor agregado ao serviço do agente de viagens. “O preço não é o principal critério avaliado pelo cliente do RS. O que pesa são fatores como suporte, orientação, conhecimento técnico e facilidade de contato", explica.



O novo perfil dos viajantes

Com o Dia do Viajante (25/07) se aproximando, a diretoria da ABAV-RS também comenta sobre as transformações no comportamento do consumidor de turismo. Para Chay, o turista gaúcho é curioso, gosta de explorar e valoriza estar atualizado. “Eles seguem tendências como a busca por destinos menos explorados, mais focados no slow travel , vilarejos e locais pitorescos. Para esse propósito a Europa continua sendo muito procurada, principalmente porque muitos já visitaram as grandes capitais e agora buscam experiências diferentes”, observa.


Victor Almeida complementa: “Percebo uma inclinação dos passageiros em querer viver, mesmo que por alguns dias, como um morador local do destino”. Ainda assim, ele ressalta que roteiros clássicos como Disney, Paris, Itália e Caribe continuam entre os preferidos.


Para a vice-presidente Administrativa da ABAV-RS, Rita Vasconcelos , atualmente quem procura as agências de viagem quer justamente o atendimento personalizado e humano que não encontra na internet. “O público está cada vez mais exigente, deixando de ser somente contemplativo e buscando atividades gastronômicas, de aventura ou em meio a natureza", comenta. “Nesse contexto, o agente deixou de ser apenas quem cuida do roteiro, documentação e reservas, mas sim alguém especializado nos destinos e preparado para oferecer imersões genuínas".


O presidente João Machado concorda e reforça que o agente é peça fundamental para atender a essa nova demanda. “Os passageiros querem vivências únicas, e isso exige de nós constante atualização, personalização e criatividade. Por um lado, é desafiador, mas por outro, abre inúmeras oportunidades”, diz.



Perspectivas para o futuro

Ao celebrar o número recorde de associados, a ABAV-RS pretende manter a expansão de seu quadro de membros. “Isso fortalece a entidade, pois quanto mais profissionais envolvidos, mais força teremos em pleitos em prol do nosso setor", comenta Almeida. “O crescimento da associação é importante para conseguirmos ter mais voz junto aos governantes, buscar melhores regulamentações e demonstrar o tamanho da cadeia produtiva do turismo e seu impacto na economia", pontua Rita.


“Todos nós, agentes de viagem, enfrentamos os mesmos desafios, por isso sempre dizemos que a ABAV-RS é de todos", declara João Machado. E ele finaliza com um convite: “Àqueles que ainda não participam, sintam-se à vontade para nos visitar e trazer suas sugestões. Nosso desejo é manter a associação sempre rejuvenescida, com novos associados e ideias”.


Diretoria da ABAV-RS. Lúcia Bentz (vice-presidente de Relações Externas) Chay Amorim (vice-presidente Financeira), João Augusto Machado (presidente), Rita Vasconcelos (vice-presidente Administrativa) e Victor Almeida (vice-presidente de Relações Institucionais). Crédito: Anderson Gradischer
Diretoria da ABAV-RS. Lúcia Bentz (vice-presidente de Relações Externas) Chay Amorim (vice-presidente Financeira), João Augusto Machado (presidente), Rita Vasconcelos (vice-presidente Administrativa) e Victor Almeida (vice-presidente de Relações Institucionais). Crédito: Anderson Gradischer


Sobre a ABAV-RS

A Associação Brasileira de Agências de Viagens do RS (ABAV-RS) possui 200 empresas associadas, de diversas partes do Estado. A atuação no Rio Grande do Sul iniciou em 17 de julho de 1961 em defesa dos direitos dos profissionais do setor.

Está vinculada à ABAV Nacional, que é a maior entidade sem fins lucrativos do país representando os interesses dos Agentes de Viagens. Com quase 70 anos de atividades no Brasil, desde 1953 reúne aproximadamente 2,2 mil agências de turismo espalhadas por todo o território nacional.


Mais informações em https://www.abavrs.com.br/.


ree

Comentários


Notícias Recentes

bottom of page