top of page
Foto do escritorTela Tomazeli | Editora

Serenata na Varanda com temas de cinema

 “Programa Orquestra Jovem de Gramado” apresenta neste sábado, 17, na varanda do Hotel Serrazul, às 18h, "Serenata de Cinema"


Orquestra jovem de gramado
Criada em 2013, através de uma iniciativa da Orquestra Sinfônica de Gramado, a Orquestra Jovem vem, desde então, formando e revelando talentos. Engajada na promoção da cultura, evolução intelectual e aperfeiçoamento profissional, o trabalho realizado com o grupo busca desenvolver o caráter humano de seus integrantes através dos valores e da disciplina. Crédito: Cleiton Thiele

Selando o apoio da gramadense Ownerinc à Orquestra Jovem de Gramado, neste sábado, 17/08, o grupo apresenta a “Serenata de Cinema”, a partir das 18h, na varanda do showroom da incorporadora, no Hotel Serrazul, bem no Centro de Gramado, na esquina mais charmosa da cidade. O tema foi escolhido em razão da realização do 520 Festival de Cinema de Gramado, que está em seu último fim de semana. A exibição é aberta ao público e contará com trilhas famosas da sétima arte



Hoje, com cerca de 105 estudantes na faixa etária entre seis e 30 anos de idade, o programa desempenha papel fundamental para a formação musical gratuita de crianças e jovens de Gramado e da Região.

Em sua trajetória de atuação ao longo desses anos, o programa orgulha-se em ter colaborado com a evolução de talentos. Entre eles, Gregory, de 13 anos, que ingressou na Escola da Orquestra OSPA, em 2023, e Isabel, estudante de violino e também ex-integrante da Orquestra Jovem de Gramado, que foi aprovada para iniciar como musicista convidada na Orquestra Sinfônica de Gramado.



Ingresso – Para integrar a orquestra são necessários alguns requisitos: realização de teste de aptidão musical, disponibilidade de horas de estudo, se for menor de idade estar frequentando regularmente a escola, ter acompanhamento familiar, bem como passar por uma entrevista. Vale ressaltar ainda que as vagas são prioritárias para moradores de Gramado, não sendo obrigatório o candidato possuir algum instrumento, pois o programa realiza o empréstimo.


Conforme explica o diretor-executivo e pedagógico da Orquestra Jovem, Allan John Lino, são oferecidas bolsas integrais, nos mais diversos instrumentos de cordas e sopros, além de o projeto promover também oportunidade para estudantes que pretendem seguir a carreira de maestro. À frente do programa está a vice-presidente da Orquestra, Rita de Cássia, e o maestro Júlio César Wagner, também professor de clarinete e oboé.



Concertos – Com um repertório que vai do erudito ao popular, assistir a Orquestra Jovem tocar é um bálsamo aos ouvidos e à mente. Entre as apresentações até o fim de 2024, estão a abertura oficial do Connection Experience, Natal Luz, Ownnerinc, Gramado In Concert, dentre outros concertos.



Apoio - Tendo como apoiadora da Orquestra Jovem a empresa gramadense Ownerinc, por meio do projeto “Gramado Ame e Cuide”, que tem como pilares Educação, Cultura, Esporte e Sustentabilidade, Lino observa que ter o apoio da construtora e incorporadora é de suma importância para o programa.  “Termos a Ownerinc ao nosso lado demonstra gerar valor através desta marca, o que traz confiança e credibilidade à comunidade de Gramado e ao mercado. Ademais, o fato de fortalecer a economia local, possibilitando novas oportunidades de trabalho e mais visibilidade para ambos”, salienta o diretor-executivo e pedagógico da Orquestra Jovem.


Conforme costuma evidenciar o CEO da Ownerinc, Jeferson Braga, as crianças são o futuro e por isso a empresa investe tanto nelas. “Queremos desenvolver novas habilidades, prepará-las para o mercado de trabalho e inspirar uma carreira musical, quem sabe? A música tem o poder de transformar as pessoas e também contribui com o destino, proporcionando experiências turísticas. A comunidade ganha esse presente de ter uma orquestra, a Orquestra Jovem de Gramado”, ressalta. 

Comentários


Notícias Recentes