Secretaria de Educação de Gramado impulsiona qualidade e amplia vagas com novas iniciativas
- Tela Tomazeli | Editora

- 21 de jul.
- 4 min de leitura
Atualizado: 22 de jul.
GRAMADO, RS – A Secretaria Municipal da Educação de Gramado tem demonstrado um forte compromisso com a melhoria da qualidade do ensino e a expansão da infraestrutura educacional. Recentemente, a pasta promoveu importantes ações que abrangem desde a capacitação de profissionais da merenda escolar até a construção de uma nova escola infantil, visando atender à crescente demanda por vagas.
Treinamento para cozinheiras Escolares Reforça Segurança Alimentar
O setor de Nutrição da Secretaria da Educação de Gramado promoveu um treinamento de boas práticas para cerca de 90 profissionais que atuam nas cozinhas de todas as escolas municipais. A formação, que incluiu servidoras concursadas e terceirizadas, teve como objetivo capacitar as equipes em relação à higiene e manipulação de alimentos, além de aprimorar as rotinas do setor de alimentação escolar.
As nutricionistas Carolina Dier Bertolucci, Eveline Ávila Parera e Kellen dos Santos de Lima, da equipe de Nutrição da Secretaria, ministraram o curso. "Esse treinamento é extremamente importante para reforçar e alinhamento das orientações para as profissionais que já estão atuando há bastante tempo, mas também para capacitar as profissionais mais novas", comentou a nutricionista Kellen dos Santos de Lima, enfatizando que "a cozinha é o coração da escola". A iniciativa busca garantir uma alimentação segura e de qualidade para os alunos.
Crédito: Divulgação
2º Seminário 'Aprendendo em Rede' promove troca de conhecimentos entre Eeducadores
A Secretaria da Educação de Gramado realizou no último sábado (12) a 2ª edição do Seminário 'Aprendendo em Rede', em parceria com o Polo UAB Vera Grin. O evento, que aconteceu na Escola Municipal Mosés Bezzi, reuniu todos os professores, supervisores, coordenadores e a equipe gestora das escolas de Ensino Fundamental da rede municipal.
Com o propósito de que os profissionais compartilhassem boas práticas e socializassem saberes, fazeres e afetos, a programação foi dividida entre oficinas práticas, ministradas pelos próprios professores da rede, e uma mostra de projetos escolares, onde as instituições apresentaram trabalhos executados em sala de aula por meio de pôsteres. Os participantes puderam avaliar os projetos via QR Code.
Os seminários foram organizados em sete eixos temáticos propostos pelos professores. Dois seminários contaram com a participação de convidados externos: o defensor público Igor Menini e o professor universitário Fernando Dewes.
A temática ‘Alfabetização e Letramento’ foi amplamente abordada, alinhada ao compromisso do município com o Programa Criança Alfabetizada, que visa alfabetizar todas as crianças até o final do 2º ano do ensino fundamental. "Esse encontro entre nossos professores é sempre necessário, pois são momentos como esses que proporcionam a troca de vivências e a ampliação do conhecimento para que o professor trabalhe com seus alunos em sala de aula. Nossa rede é diferenciada, composta por profissionais competentes e engajados, preocupados com a aprendizagem dos estudantes", avaliou a secretária da Educação, Simone Tomazelli Andreis.
Crédito: Divulgação
Escola João Benetti Sobrinho recebe ação de Educação Ambiental
Uma equipe da Secretaria do Meio Ambiente de Gramado esteve na Escola Estadual de Ensino Fundamental João Benetti Sobrinho na última quinta-feira (10) para desenvolver uma atividade de educação ambiental com alunos do 4º ao 9º ano.
Na ocasião, foram abordados temas cruciais como o plantio correto de mudas, ações de reflorestamento, as consequências do desmatamento e os cuidados com o meio ambiente em períodos de seca e chuvas intensas. A iniciativa também se conectou ao Projeto de Sustentabilidade já desenvolvido pelas professoras da escola. "Foi uma manhã com muitas atividades interativas e a entrega de materiais educativos, com o propósito de despertar a consciência ambiental de forma lúdica e participativa", revelou a bióloga Jéssica Lissa Joner.
Crédito: Divulgação
Obras da EMEI Raio de Sol entram na etapa final e prometem zerar fila por vagas em Gramado
A Administração Municipal de Gramado, por meio da Secretaria da Educação, está na reta final da construção da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Raio de Sol, localizada na Vila do Sol, na Várzea Grande. A nova instituição terá capacidade para receber cerca de 300 crianças, o que deve praticamente zerar a fila por vagas na educação infantil da Rede Municipal.
O prefeito Nestor Tissot e a secretária da Educação, Simone Tomazelli Andreis, visitaram o local para acompanhar o avanço das obras. "A educação é prioridade na nossa gestão e seguimos investindo nesta área, construindo e ampliando escolas, adquirindo novos equipamentos, uniformes e materiais escolares", destacou o prefeito Nestor Tissot.
Com projeto da Secretaria da Governança, a EMEI Raio de Sol terá uma área total de 1.100 m², composta por 11 salas de aula distribuídas em três pavimentos, além de fraldários, cozinha, depósitos, banheiros, biblioteca, área de serviço e estacionamento. O investimento, com recursos próprios do município, chega a cerca de R$ 10 milhões. A última etapa da obra inclui limpeza externa, acabamentos internos e a instalação de equipamentos como ar-condicionado nas salas de aula. A projeção é que a inauguração ocorra nos próximos meses.

Secretaria da Educação promove alinhamento com oficineiros do Turno Integral
Atualmente, seis escolas municipais funcionam na modalidade tempo integral!
A equipe pedagógica da Secretaria da Educação de Gramado realizou na quarta-feira passada (16), uma reunião de alinhamento com os professores populares que atenderão as oficinas e atividades diversificadas do programa Escola em Tempo Integral. O encontro teve como objetivo alinhar as metas para as atividades que serão desenvolvidas nas turmas que possuem alunos em dois turnos.
Desde 2023, algumas escolas de Ensino Fundamental do município estão participando do programa Escola em Tempo Integral do Governo Federal, sendo que atualmente seis instituições funcionam nesta modalidade. “A Educação Integral é muito valiosa para o processo de ensino aprendizado do nosso estudante. Nesse momento, ele não está somente aprendendo o português e a matemática, mas aprende também sobre cultura, as artes e a socialização”, comenta a secretária Simone Tomazelli

























































































Comentários