top of page

Projetos de Lei são votados na Câmara de Vereadores em Gramado

Foto do escritor: Tela Tomazeli | EditoraTela Tomazeli | Editora

O QUE MUDA EM 2025

Quatro projetos são votados e aprovados por unanimidade na 39ª sessão ordinária


Gramado, RS.
Gramado, RS. Crédito: Divulgação

Na última segunda-feira, dia 16, durante a 39ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Gramado, quatro Projetos de Lei foram votados e aprovados por unanimidade. As matérias, que tratam de temas de relevância para o município, incluem a homologação de crédito adicional extraordinário, descontos no IPTU e taxas para 2025, alterações em leis tributárias e a instituição do Calendário Oficial de Eventos para o próximo ano.



Projeto de Lei do Legislativo nº 33/2024

O primeiro projeto aprovado homologou um crédito adicional extraordinário no valor de R$ 828.566,79, incorporado ao orçamento de 2024. O montante foi autorizado pelo Decreto nº 2137/2024 em razão do estado de calamidade pública decretado em maio, devido às intensas chuvas e movimentos de massa que afetaram gravemente a infraestrutura municipal.


Esses recursos foram destinados para serviços emergenciais realizados pela Secretaria Municipal da Agricultura, especialmente para manutenção de maquinários utilizados em operações intensivas. A homologação legislativa atende exigências da Constituição Estadual e federal.





O segundo projeto trata de benefícios aos contribuintes, permitindo o parcelamento e a concessão de descontos no IPTU e nas taxas de Lixo e Lixo Verde para o exercício de 2025. Na pauta também estão critérios especiais para imóveis de multipropriedade e boxes com matrículas individualizadas, que poderão ser parcelados em até 10 e 5 vezes, respectivamente. A medida visa flexibilizar o pagamento de tributos municipais, facilitando o planejamento financeiro de pessoas físicas e jurídicas.





O terceiro projeto altera dispositivos da Lei nº 3.880/2021, que concede isenção de IPTU para clubes sociais e desportivos. Agora, os clubes beneficiados deverão ceder suas dependências ao Município, por até 10 dias por ano, para a realização de eventos públicos. A vigência da Lei foi prorrogada até 31 de dezembro de 2029.





Por fim, o último projeto institui o Calendário Oficial de Eventos de Gramado para 2025, incluindo eventos públicos e privados. A lei autoriza o Município a formalizar parcerias e patrocínios para a realização das atividades previstas, desde que haja disponibilidade financeira e orçamentária.

Comments


Notícias Recentes