top of page

GRAMADO Magazine

  • Instagram Gramado Magazine
  • Facebook Gramado Magazine
  • YouTube Gramado Magazine
  • X Gramado Magazine

PLANTA celebra a Arquitetura de Gramado e Canela em noite de premiação, e assina termo de cooperação com Prefeitura de Gramado

  • Foto do escritor: Tela Tomazeli | Editora
    Tela Tomazeli | Editora
  • há 50 minutos
  • 6 min de leitura

CONSTRUÇÃO CIVIL - A PLANTA – Entidade para o Desenvolvimento Imobiliário Sustentável da Serra Gaúcha – realizou na noite da última quarta-feira, 03 de dezembro, no Parque Tomasini, seu evento anual de encerramento e a cerimônia de anúncio dos vencedores da 2ª edição do Prêmio de Arquitetura de Gramado e Canela. A premiação, que em sua segunda edição recebeu mais de cinco mil votos, tem o objetivo de reconhecer obras que se destacam pelo seu mérito arquitetônico, enaltecendo a colaboração entre os profissionais da área.



ree

"O setor imobiliário é um mercado pujante, uma das principais economias que move a nossa região, e por isso merece esse olhar atento da entidade para as inovações e crescimento. A PLANTA realiza pesquisas de mercado imobiliário que coloca Gramado e Canela como referência nacional e internacional. A partir desses dados, a região passou a figurar no rol dos preços de metros quadrados mais elevados do Brasil, sendo Gramado o terceiro metro quadrado mais caro da região Sul”, diz Bernardo Tomazelli, presidente da entidade.



 

ree


A PLANTA – Entidade para o Desenvolvimento Imobiliário Sustentável da Serra Gaúcha – realizou na noite da última quarta-feira, 03 de dezembro, no Parque Tomasini, seu evento anual de encerramento e a cerimônia de anúncio dos vencedores da 2ª edição do Prêmio de Arquitetura de Gramado e Canela.

A premiação, que em sua segunda edição recebeu mais de cinco mil votos, tem o objetivo de reconhecer obras que se destacam pelo seu mérito arquitetônico, enaltecendo a colaboração entre os profissionais da área.


 

O Papel e a Importância da PLANTA

A PLANTA atua como uma entidade dedicada ao Desenvolvimento Imobiliário Sustentável da Serra Gaúcha. Embora muitas vezes seja percebida como uma entidade nova, ela carrega um legado de 20 anos, tendo sido concebida inicialmente como HSEI.


Na noite do evento, o presidente da entidade, Bernardo Tomazelli, apresentou uma retrospectiva de 2025, pautas relevantes construídas com os poderes público e privado, e a agenda para 2026. Ele destacou a relevância do setor para a economia local: "É um mercado pujante, uma das principais economias que move a nossa região, e por isso merece esse olhar atento da entidade para as inovações e crescimento" destacou Bernardo.


 

A entidade promove ações importantes para o setor e para a região, como:

  • Promoção da Qualificação: O prêmio de arquitetura reforça o compromisso da PLANTA em promover a qualificação do ambiente construído e incentivar práticas que elevam o padrão das cidades.


  • Representatividade do Mercado: A PLANTA trabalha para garantir que o setor, que é uma das principais economias da região, receba um olhar atento para inovações e crescimento.


  • Pesquisa de Mercado: A entidade realiza pesquisas de mercado imobiliário que colocaram Gramado e Canela como referência nacional e internacional. A partir desses dados, a região passou a figurar no rol dos preços de metros quadrados mais elevados do Brasil, sendo Gramado o terceiro metro quadrado mais caro da região Sul. A pesquisa se tornou um legado importante para a entidade, mostrando tipologia e comportamento do mercado em relação a orçamento e vendas.


  • Diálogo com o Poder Público: A entidade constrói pautas relevantes com os poderes público e privado. Durante a noite de encerramento, foi assinado um Termo de Cooperação com a Prefeitura de Gramado para ações conjuntas em prol da descentralização dos serviços públicos, mobilidade urbana e planejamento estratégico.


  • Comitês de Trabalho: A PLANTA possui diversos comitês atuantes, como o de entidades e instituições, habitação e urbanismo, mercado imobiliário, mobilidade urbana, expansão e fornecedores de novas tecnologias.

 


A premiação

A premiação reconheceu os responsáveis técnicos pelo projeto, os executores da obra e o proprietário do empreendimento em duas modalidades: Técnica (por profissionais associados da área) e Pública (através do voto popular). Os troféus foram confeccionados pela Cristais de Gramado. 


Vencedores – 2º Prêmio de Arquitetura de Gramado e Canela


Modalidade Técnica Gramado: Residencial Nord


Empreendimento: Residencial Nord. Responsável Técnico pelo Projeto: Goulart e Pedrassani. Responsável Técnico pela Execução: Eng. Felipe Beis. Crédito: Divulgação
Empreendimento: Residencial Nord. Responsável Técnico pelo Projeto: Goulart e Pedrassani. Responsável Técnico pela Execução: Eng. Felipe Beis. Crédito: Divulgação

Nord. Crédito: Divulgação
Nord. Crédito: Divulgação

 


Modalidade Pública Gramado: 249 Design Hotel


Empreendimento: 249 Design Hotel - Responsável Técnico pelo Projeto: Torres Arquitetos / Responsável Técnico pela Execução: Lucas Robles Ferreira. Crédito: Divulgaçlão
Empreendimento: 249 Design Hotel - Responsável Técnico pelo Projeto: Torres Arquitetos / Responsável Técnico pela Execução: Lucas Robles Ferreira. Crédito: Divulgaçlão

249 Design Hotel
249 Design Hotel


Modalidade Técnica Canela: Mauá 303 Residence


Empreendimento: Mauá 303 Residence. Responsável Técnico pelo Projeto: Arq. Samuel Schlieper. Responsável Técnico pela Execução: Arq. Samuel Schlieper
Empreendimento: Mauá 303 Residence. Responsável Técnico pelo Projeto: Arq. Samuel Schlieper. Responsável Técnico pela Execução: Arq. Samuel Schlieper

Mauá 303 Residence. Crédito: Divulgação
Mauá 303 Residence. Crédito: Divulgação


Modalidade Pública Canela: Araucá


Empreendimento: Araucá. Responsável Técnico pelo Projeto: Goulart e Pedrassani. Responsável Técnico pela Execução: Eduardo Vitor Borges. Crédito: Divulgação
Empreendimento: Araucá. Responsável Técnico pelo Projeto: Goulart e Pedrassani. Responsável Técnico pela Execução: Eduardo Vitor Borges. Crédito: Divulgação

 

Araucá. Crédito: Divulgação
Araucá. Crédito: Divulgação


Para ver todos os concorrentes clique aqui!


Eu sugiro que no próximo ano os empreendimentos enviem fotos em alta qualidade e feitas de maneira profissional, com certeza o registro ficará melhor!



Agenda da PLANTA para 2026

A PLANTA já tem um calendário prévio de ações e grandes eventos para 2026, visando manter o legado e a organização da entidade.


Eventos:

  • Janeiro: Está planejado um evento no mercado imobiliário, voltado para corretores, com foco na narrativa de mercado e a importância de mostrar os diferenciais das cidades (Gramado e Canela).

  • Março: Será realizado o Planta Summit, o grande evento da entidade, voltado para o setor imobiliário, que já conta com palestrantes confirmados.

  • Julho: Está prevista a realização da Assembleia da entidade.

  • Setembro: Acontecerá o Terceiro Insight Imobiliário da PLANTA.

  • Fim do Ano: A entidade pretende realizar o Terceiro Prêmio de Arquitetura de Gramado e Canela.



Plano Mestre entre o público e o privado


ree

Na noite, foi assinado um termo de cooperação entre a PLANTA e a Prefeitura de Gramado, para fazer um Masterplan (Plano Mestre). Trata-se de um planejamento estratégico abrangente e visão de longo prazo para o desenvolvimento físico do município, definindo diretrizes, usos do solo, infraestrutura e design para orientar o crescimento futuro de forma organizada, sendo um documento gráfico e textual que detalha como um espaço pode ser transformado e aproveitado, diferente de um Plano Diretor por focar mais no aspecto físico-espacial e analisar a viabilidade urbanística e financeira da descentralização dos serviços públicos. Na imagem, o secretário de Planejamento de Gramado, Rafael Bazzan, e o presidente da Planta, Bernardo Tomazelli.

 


Outras ações em planejamento:

Construplanta: Uma ideia de evento que funcionaria como uma feira de fornecedores para que possam apresentar seus produtos e engajar no networking.

  • Imersão: A PLANTA está pensando em realizar uma imersão, inspirada em um evento em Buenos Aires, para o setor. 





Crédito: Divulgação

 


Seguro de Responsabilidade Civil para Engenheiros e Arquitetos.


ree

A empresa B&B Seguros tem sido uma das principais parceiras, em âmbito geral em Gramado, e não foi diferente na noite de premiação da PLANTA.  Elton Bernard, proprietário da empresa, presentou o profissional sorteado na noite, Eduardo Vitor Borges, com um Seguro de Responsabilidade Civil para Engenheiros e Arquitetos.


Este tipo de seguro tem a finalidade de proteger o profissional (engenheiro ou arquiteto) e sua empresa contra reclamações de terceiros que alegam terem sofrido prejuízos financeiros ou danos em decorrência de falhas, erros ou omissões cometidas na prestação de seus serviços.

 

O que significa para o profissional?

Para o engenheiro ou arquiteto, este seguro significa proteção financeira e segurança jurídica, permitindo que ele exerça sua profissão com maior tranquilidade. Ele transfere para a seguradora o risco de arcar com altos custos de defesa e indenizações.


A proteção é vital, considerando que um erro de projeto ou fiscalização pode levar a danos materiais significativos, corporais ou morais, resultando em processos judiciais caros e longos.

 

Coberturas

O seguro de Responsabilidade Civil Profissional entregue pela empresa B&B Seguros cobre uma ampla gama de eventos que podem gerar reclamações e custos para o profissional, incluindo:

  • Custos de Defesa: Cobre despesas com advogados e custas judiciais para defender o profissional no tribunal.

  • Danos Morais: Cobre indenizações por danos à honra, imagem ou sofrimento mental de terceiros.

  • Dano Material: Cobre indenizações por danos a bens físicos.

  • Danos Corporais: Cobre indenizações por lesões físicas a terceiros.

  • Multas e penalidades aplicadas a terceiros.

  • Lucros Cessantes: Cobre o prejuízo financeiro causado a terceiros pela interrupção de suas atividades em decorrência de um erro profissional.

  • Atos desonestos de empregados.

  • Direitos Autorais: Cobre reclamações relacionadas à violação de direitos autorais de projetos.

  • Extravio, roubo e furto de documentos.

  • Despesas de Publicidade.

  • Despesas de Salvamento.

  • Quebra de Sigilo Profissional.

  • Custos Emergenciais.

  • Cônjuge, espólio, herdeiros e representantes.

  • Comparecimento ao Tribunal.


Para mais informações acesse @B&BSeguros


 

Notícias Recentes

bottom of page