top of page

GRAMADO Magazine

  • Instagram Gramado Magazine
  • Facebook Gramado Magazine
  • YouTube Gramado Magazine

Parque Nacional Iguazú retira passarelas da Garganta del Diablo

  • Foto do escritor: Tela Tomazeli | Editora
    Tela Tomazeli | Editora
  • há 3 horas
  • 2 min de leitura


A partir de segunda-feira (3), o Parque Nacional Iguazú, na Argentina, retira as passarelas da Garganta del Diablo pela previsão de cheia do rio.


A Administração de Parques Nacionais da Argentina autorizou a retirada preventiva da estrutura depois de prognósticos que apontam vazões elevadas do rio Iguaçu nos próximos meses, associadas ao fenômeno El Niño. O circuito é o setor mais exposto do parque quando o rio corre com volume muito alto, e por isso fica fechado ao público já a partir da segunda.



A partir de segunda-feira (3), o Parque Nacional Iguazú, na Argentina, retira as passarelas da Garganta del Diablo pela previsão de cheia do rio.
Passarelas da Garganta del Diablo. Argentina. Imagem



Previsão de cheia motiva a decisão

Segundo o jornal El Territorio, as empresas responsáveis pelo monitoramento climático e hidrológico da bacia, no Brasil, indicam que setembro e outubro devem trazer vazões elevadas, com potencial para inundações extraordinárias capazes de afetar a estrutura do circuito.


A estimativa é que a vazão do rio comece a subir de forma significativa a partir de 10 de setembro.



Passarelas serão desmontadas e guardadas

A concessionária Iguazú Argentina S.A. apresentou um protocolo que prevê a retirada dos pisos e dos corrimãos do circuito para preservá-los. O operativo exige ao menos 40 dias de trabalho.


Cada componente será levado a um setor seguro da estação ferroviária Garganta del Diablo, onde fica armazenado até que as condições do rio permitam avançar com a remontagem.


A remontagem só começa quando os prognósticos indicarem condições de segurança, num processo estimado em cerca de 60 dias.

"Vamos remontar a passarela apenas quando for seguro fazê-lo, porque não queremos iniciar os trabalhos e ter de fechá-la de novo poucos dias depois. Todo o operativo será programado em função da informação técnica disponível", disseram as autoridades em entrevista coletiva.


Restante do parque segue aberto

O restante do Parque Nacional Iguazú continua funcionando normalmente. Seguem habilitados o Circuito Superior, o Circuito Inferior, o Trem Ecológico da Selva, os passeios náuticos, a Trilha Macuco, os Passeios de Lua Cheia e os Entardeceres nas Cataratas, com os demais serviços ao visitante.


Especialistas em clima ouvidos pela Radio Cataratas apontam que a primavera e o início do verão terão chuvas acima do habitual na região por efeito do El Niño, fenômeno que se origina no oceano Pacífico e ainda assim pode elevar de forma importante a vazão do rio Iguaçu. Fonte - 100 Fronteiras



19 ANOS
19 ANOS

Comentários


Notícias Recentes

bottom of page