Motivações de viagem dos brasileiros por geração
- Tela Tomazeli | Editora

- 25 de set.
- 2 min de leitura
25/09/25 - Uma pesquisa da Booking.com revela como as motivações, inspirações e preferências de viagem dos brasileiros mudam de acordo com a idade. O estudo analisou seis faixas etárias, destacando a influência de fatores que vão da astrologia e redes sociais à busca por tranquilidade e bom custo-benefício.
Jovens (18 a 24 anos)
Esta faixa etária prioriza experiências autênticas.
Destinos: A praia é a escolha ideal para desconexão (37%), mas há também interesse em zonas rurais (21%) e cidades (19%).
Romance: Um em cada quatro (27%) escolheria a cidade como cenário para um romance.
Influências: A astrologia é um fator importante para 36% na escolha do destino.
Adultos Jovens (25 a 34 anos)
Para este grupo, viajar é uma forma de expressão pessoal, fortemente influenciada por tendências.
Influências: Redes sociais (65%) e filmes (68%) são as principais fontes de inspiração. A astrologia é levada em consideração por 46% — o maior índice da pesquisa.
Preferências: Valorizam destinos com muito movimento (58%), especialmente aqueles com festas e eventos (67%).
Viagem com pets: 61% consideram importante que o destino seja pet-friendly.
Adultos (35 a 44 anos)
Misturam inspiração digital com planejamento mais racional.
Influências: Blogs de gastronomia (70%) e a recomendação de aplicativos (69%) são cruciais. A viralização nas redes sociais é relevante para 53%.
Gastronomia e compras: 81% valorizam a gastronomia local e 70% consideram as opções de compras como um fator importante.
Meia-idade (45 a 54 anos)
A praia ganha um significado especial para este grupo, que valoriza a qualidade dentro do orçamento.
Romance: 47% iniciariam um romance na praia, especialmente ao entardecer.
Custo-benefício: 90% consideram importante que a viagem se ajuste ao orçamento, sem comprometer a qualidade da experiência.
Adultos maduros (55 a 64 anos)
Priorizam conforto e tranquilidade.
Destinos: A praia é o local preferido para o descanso (49%), com ênfase no apelo sensorial.
Prioridhttp://Booking.comades: A tranquilidade (87%), a facilidade de acesso (86%) e a gastronomia local (87%) são fatores decisivos.
Sêniores (65 anos ou mais)
A confiança e os aspectos práticos são o centro das decisões.
Influências: Recomendações de amigos e familiares guiam a escolha de 81% dos viajantes.
Prioridades: O custo-benefício (93%), a variedade de passeios e atrações (93%), a facilidade de acesso (86%) e a tranquilidade (88%) são essenciais.
*Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada de maneira independente com 4.000 entrevistados da Argentina, Brasil, Colômbia e México. Para participar dessa pesquisa, as pessoas deveriam ter mais de 18 anos, terem viajado a lazer pelo menos uma vez nos últimos 12 meses e estarem planejando uma viagem nos próximos 12 meses. A pesquisa foi feita on-line em maio e junho de 2025.
Sobre a Booking.com
Parte da Booking Holdings Inc. (NASDAQ: BKNG), a missão da Booking.com é tornar mais fácil a todas as pessoas conhecer o mundo. Ao investir na tecnologia, que ajuda a facilitar o processo de viagem, a Booking.com conecta milhões de viajantes com experiências memoráveis todos os dias. Para mais informações, siga a @bookingcom nas mídias sociais ou visite nosso site geral de notícias.








































































Comentários