Gramado terá Lei para regular Estilo Arquitetônico Predominante
- Tela Tomazeli | Editora
- há 3 dias
- 2 min de leitura
CONSTRUÇÃO CIVIL - Gramado, conhecida por sua arquitetura de inspiração europeia, está finalizando um projeto de lei para regulamentar o Estilo Arquitetônico Predominante da cidade. A iniciativa, em parceria com a PLANTA – Entidade Para o Desenvolvimento Imobiliário Sustentável da Serra Gaúcha, visa preservar a identidade visual da cidade e orientar futuras construções.
O presidente da PLANTA, Bernardo Tomazelli, e o secretário de Planejamento, Rafael Bazzan, destacam que a lei funcionará como um guia para arquitetos e construtores, promovendo a harmonização estética e funcional das edificações. A proposta busca incentivar a manutenção do "DNA" arquitetônico de Gramado, sem limitar a criatividade, e abordará características como telhados inclinados, beirais e revestimentos em pedra e madeira.
De acordo com o presidente da PLANTA, Bernardo Tomazelli, os estudos contêm um material extenso, elaborado com imagens de edificações da cidade que evidenciam as raízes e a essência da arquitetura que traz em sua história a valorização estética de Gramado. Desse trabalho, foram destacados oito elementos que irão nortear a Cartilha de Estilo Arquitetônico de Gramado:
Telhado inclinado
Beiral
Cachorros à vista
Oitões triangulares (primário e secundário)
Gaiutas / Mansardas (triangulares e trapezoidais)
Revestimento em pedra / tijolo à vista / madeira (mínimo de 30%)
Sacadas / Balcões / Floreiras
Paleta de cores terrosas neutras – Definir paleta
Segundo Bernardo, "entendemos que esses 8 critérios caracterizam as edificações com o estilo arquitetônico de Gramado, e devem estar presentes nas edificações, com liberdade de criação de cada profissional, mas não deixando se perder nossas raízes e essência". Ele explica que cada zoneamento da cidade terá uma pontuação diferente, sendo o núcleo central o que mais deve preservar e manter o estilo, inclusive para obras de reforma e alterações de fachadas. Para os bairros, haverá mais flexibilidade, pois a ideia não é inviabilizar empreendimentos ou limitar a criatividade, mas sim estimular e preservar o que deu certo e diferencia a cidade.
A partir da Cartilha aprovada, com seus respectivos zoneamentos numerados, todas as obras, para serem aprovadas, terão que estar de acordo com a Lei, finaliza o presidente da PLANTA Gramado.
Após a conclusão dos estudos, o projeto de lei será encaminhado à Câmara de Vereadores e passará por Audiência Pública para debate com a comunidade. Esta será a primeira legislação específica sobre detalhes arquitetônicos em Gramado, considerada
