Gramado apresenta nova identidade e posicionamento de marca, no Festuris
- Tela Tomazeli | Editora
- há 14 minutos
- 3 min de leitura
TURISMO - Secretaria de Turismo lança a nova Marca e estrutura de Inteligência de Dados, dando o novo posicionamento de mercado de Gramado, para o trade mundial
A visão do Secretário: Cidade e Destino

O Secretário de Turismo reforçou a filosofia que guia a gestão: “não existe destino se não houver cidade. A cidade vem antes do destino, então as pessoas que compõem a cidade são fundamentais para a consolidação e construção de um destino”. Ele destacou que Gramado está fazendo todo o esforço possível para recuperar o mercado perdido com as cheias e sublinhou que a união histórica entre o setor público e privado é o que faz Gramado ser o que é.
A Secretaria de Turismo de Gramado encara o Festuris 2025 como a principal plataforma estratégica para encerrar o calendário anual e lançar as diretrizes do próximo ciclo. Em entrevista, o Secretário de Turismo, Ricardo Bertolucci Reginato, confirmou que o município está realizando um dos maiores investimentos de sua história na feira.

A nova identidade: “Gramado, a Contadora de Histórias”
O grande foco da participação de Gramado é o lançamento da sua nova identidade e posicionamento de marca, desenvolvido a partir de conceitos de Place Branding em parceria com o Convention.
Eixo Central: Gramado será posicionada como a "cidade contadora de histórias", que inspira e conecta o real, o lúdico e o imaginário.
Elemento Distintivo: O novo logótipo incorpora o ícone arquitetônico do pórtico, reforçando a singularidade do destino.
Lançamento Oficial: A nova marca será apresentada oficialmente no Festuris na sexta-feira, às 18h, com a exibição de um filme na cerimónia de abertura.
Tecnologia e Inovação: A plataforma de dados
A Secretaria de Turismo está implementando uma nova plataforma de gestão de dados, que integra o Observatório de Turismo e dados geoespaciais. O projeto conta com a parceria da empresa Almawave (The Data Appeal Company), com experiência em inteligência de mercado para destinos como Berlim e Roterdã.
Performance e expertise da Almawave
A Almawave, através da The Data Appeal Company, é uma consultoria de origem italiana com experiência internacional em inteligência de mercado. A empresa é especializada em coletar e analisar dados geoespaciais, realizar análise de sentimentos e fornecer inteligência de mercado para governos e destinos. A companhia possui um histórico de atuação com clientes estratégicos globais, como Visit Tuscany e Visit Berlin, e no Brasil, com Campos do Jordão.
Benefícios e inteligência para Gramado
A tecnologia da Almawave (módulo DAI Destinations) permitirá que Gramado mensure e atue de forma mais assertiva na gestão turística:
Análise de Sentimentos: Monitora a reputação da marca e o comportamento do consumidor, identificando percepções do visitante nas redes sociais.
Medição de Qualidade de Vida: A plataforma criará índices detalhados que medem a qualidade de vida, sustentabilidade e atratividade do destino.
Indicadores Estratégicos: Serão criados indicadores específicos como o Índice Cultural, o Índice Verde Urbano e o Índice de Transporte Público, permitindo que o município atue diretamente nos gargalos logísticos e ambientais.
Ativações e oportunidades de negócios
O estande ampliado da Secretaria abrigará diversas ativações, como a apresentações da Trupe de Natal e do Coro Vozes de Gramado. No Agroturismo a realização da Formatura do curso de turismo rural (Linha Furna), visando consolidar o roteiro de agroturismo. Já no segmento de casamentos, o município terá um Lounge no Espaço Wedding Destination para reforçar a entrada estratégica de Gramado no mercado de casamentos e lua de mel. A agenda de reuniões inclui encontros com o Governo do Estado, operadores de Bariloche e a Embratur.









































































