Gramado sedia a 3ª Bienal Internacional de Arte em Vidro Ibero-Americano a partir de 17 de maio
- Tela Tomazeli | Editora
- há 1 dia
- 3 min de leitura
Pela primeira vez no Brasil, o evento transforma a Serra Gaúcha no epicentro da arte vidreira com exposições, cursos e um desfile inédito de vestimentas em cristal na Rua Coberta.
GRAMADO - Um evento histórico no calendário das artes visuais. Entre os dias 17 de maio e 21 de junho, a cidade recebe a 3ª Bienal Internacional de Arte em Vidro Ibero-Americano (BIAVI). Após edições na Costa Rica e no México, esta é a primeira vez que o Brasil sedia o encontro, que reúne artistas e especialistas internacionais para celebrar a versatilidade, a técnica e a poética do vidro.
Com uma programação que une formação técnica e contemplação estética, a Bienal promove o intercâmbio entre criadores ibero-americanos e apresenta ao público o que há de mais inovador no setor — desde o tradicional vidro soprado até técnicas contemporâneas como fusing, laminado e vidro fundido.

O Conceito: Oceanos em Movimento
Nesta edição, as exposições são norteadas pelo tema OCEANOS. A curadoria propõe um percurso sensível pela cidade, onde o vidro, com sua transparência, fluidez e profundidade, atua como uma metáfora das águas. A mostra foi dividida em quatro camadas poéticas:
Espaço 1 (Cristais de Gramado) – "O Chamado do Oceano": Uma experiência sensorial onde o vidro é apresentado como matéria viva e instável.
Espaço 2 (Vita Boulevard) – "Correntes e Memórias": O oceano como território de disputa entre a permanência e a transformação ambiental.
Espaço 3 (Externo/Mall) – "Oceano em Movimento": Instalações e suspensões que dialogam com a luz e o ar, levando a arte para a escala urbana.
Espaço 4 (Centro de Cultura Arno Michaelsen) – "Marés do Futuro": Um diálogo entre formas marinhas e a urgência da preservação ambiental.
Destaque: Desfile "Vítrea" na Rua Coberta
Um dos momentos mais aguardados da programação é o desfile "Vítrea", que ocorre no dia 21 de maio, às 20h, na Rua Coberta. A proposta experimental e colaborativa levará à passarela vestimentas e acessórios produzidos em cristal artístico. O evento é aberto ao público e explora a interação do vidro com o corpo e o movimento. Inscrições para criadores: Interessados em participar com criações podem se inscrever pelo e-mail: vitreabiavi26@gmail.com.
Formação e Conhecimento
A Bienal também cumpre um papel pedagógico rigoroso, trazendo nomes renomados de diversos países:
Atividades para o Público: No dia 17 de maio, a oficina "Reciclando com Arte", com Cristine Baena, ensina a transformar garrafas em objetos funcionais (Investimento: R$ 200). Além disso, palestras gratuitas com especialistas como Teresa Almeida (Portugal), Jainer León (Colômbia) e Maria Soledad Cortés (Argentina) ocorrerão na Cristais de Gramado.
Cursos para Artistas: Profissionais inscritos poderão se aperfeiçoar com mestres como David Gibernau (Catalunha) , criador da Estrela de Vidro da Sagrada Família , as mexicanas Adriana Alfaro, Sarahy Ramirez González e Valéria Márquez, e os argentinos Cris Romero, Débora Gurman, Pablo Glenza e Teresa Apud.
Fotos: Divulgação
Guia de Programação e Visitação
Exposições (23 de maio a 21 de junho):
Cristais de Gramado: Diariamente, das 8h30 às 17h30.
Vita Boulevard (Interno e Externo): Diariamente, das 14h às 20h.
Centro de Cultura Arno Michaelsen: Segunda a sexta, das 7h50 às 11h50 e das 13h às 17h.
Eventos Abertos ao Público:
17/05: Oficina "Reciclando com Arte" (Vita Boulevard).
18, 19 e 20/05: Ciclo de Palestras Internacionais (Cristais de Gramado, 18h30).
21/05: Desfile Vítrea (Rua Coberta, 20h).
Serviço:
Inscrições e informações de cursos: WhatsApp (51) 99958-1007.
Saiba mais no Instagram: @biavibrasil2026 e @biavi.iberoamerica










































































