top of page

GRAMADO Magazine

  • Instagram Gramado Magazine
  • Facebook Gramado Magazine
  • YouTube Gramado Magazine
  • X Gramado Magazine

Governo apresenta SUS Gaúcho a gestores municipais

  • Foto do escritor: Tela Tomazeli | Editora
    Tela Tomazeli | Editora
  • 7 de ago.
  • 3 min de leitura

GRAMADO, RS - Painel foi realizado durante o 34º Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do RS


ree

A diretora do Departamento de Gestão da Atenção Especializada (Dgae), Lisiane Fagundes, apresentou os eixos estruturantes, pilares e diretrizes do SUS Gaúcho a gestores e técnicos da área da saúde, durante o 34º Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS). O evento, que começou em 6 de agosto em Gramado, na Serra Gaúcha, vai até o dia 8 de agosto.


O SUS Gaúcho é um programa estadual que visa melhorar a gestão, o financiamento e a oferta de serviços de saúde no Rio Grande do Sul, complementando o Sistema Único de Saúde (SUS). O programa busca ampliar os recursos para procedimentos, compensando a defasagem da tabela SUS. A iniciativa tem como diretrizes a linha de cuidado integral, a eficiência hospitalar e a remuneração estratégica.


O programa se baseia nos princípios da regionalização, contratualização com foco nas necessidades da população e regulação de acesso qualificado, transparente e com fila única, utilizando critérios técnicos. O investimento previsto é de cerca de R$ 1 bilhão até o final de 2026, proveniente de um acordo entre o governo do Estado e o Ministério Público do Rio Grande do Sul.




34º Congresso do Cosems/RS: reconstrução e resiliência

Em um momento de reconstrução após a maior tragédia meteorológica da história do estado, o congresso se tornou um espaço de reencontro. Com o tema "SUS que Cuida, Gestão que Reconstrói – Novos Caminhos para um Rio Grande que refloresce!", o evento celebra a força dos territórios e a resiliência dos gestores municipais.


A programação inclui debates sobre estratégias de reorganização das redes de atenção à saúde, enfrentamento a emergências, práticas de cuidado centradas nas pessoas e inovações na gestão pública, reforçando o papel vital das gestões municipais na construção de políticas públicas e no fortalecimento do SUS.



Apresentação de experiências no Prêmio Flor de Lótus

O evento também contou com apresentações de experiências de sucesso, reunidas em uma edição especial do Prêmio Flor de Lótus. Os trabalhos destacaram a atuação dos municípios em meio à calamidade pública e em outras iniciativas de saúde:


Isadora Luiza Marques (Alto Feliz): "Caminhos de esperança: Alto Feliz como ponte de apoio humanitário no Rio Grande do Sul."


Marieli Trindade Pasqualon (Barra do Rio Azul): "Entre águas e emoções: cuidado psicológico em meio às enchentes em Barra do Rio Azul/RS."


Alexandra Nava Brezolin (Erechim): "Solidariedade em ação: assistência multidisciplinar às vítimas da enchente de 2024 em Muçum."


Bianca Belmonte de Souza (Gravataí): "Vacinação no contexto de calamidade pública no RS: experiência em abrigos na cidade de Gravataí."


Maria Loreni da Veiga de Almeida (Igrejinha): "Projeto Recomeçar: apoio psicológico e emocional às vítimas da catástrofe climática no RS."


Marieli Castoldi (Muçum): "Gestão de crise em um desastre natural: experiência do município de Muçum nos eventos climáticos."


Camila Vian (Muçum): "Oficina terapêutica de teatro para adolescentes de Muçum/RS apresenta: doses de carinho."


Lenisa Bernardes dos Santos (Porto Alegre): "Gincana de Natal na APS: metas, integração e solidariedade em ação."


Renata Lobatto Capponi (Porto Alegre): "Atuação da equipe de imunizações no período da enchente no município de Porto Alegre/RS, 2024."


Lais Pancotto (Santa Tereza): "Ressignificar vidas: uma experiência de acolhimento e cuidado no pós-enchente em Santa Tereza-RS."


Savannah Leitzke Carvalho (São Leopoldo): "O trabalho das equipes multiprofissionais de saúde mental nas inundações de maio."


Giansqui Ângela Fontoura Tremea de Oliveira (Sobradinho): "Oficina terapêutica infantil das emoções: cuidando do sentir e transformando vidas."


Foto: José Luís Zasso/Ascom SES


ree

Comentários


Notícias Recentes

bottom of page