Eixos do desenvolvimento: Investimento de mais de R$ 12 bilhões em Rodovias cria debate na Serra Gaúcha
- Tela Tomazeli | Editora
- há 52 minutos
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MOBILIDADE - O governador Eduardo Leite apresentou, nesta terça-feira (28/10), em Porto Alegre, o projeto de concessão dos Blocos 1 e 2 de rodovias estaduais, anunciando um volume de mais de R$ 12 bilhões em investimentos para a iniciativa privada ao longo de 30 anos. O pacote, que promete uma nova realidade em infraestrutura para o Rio Grande do Sul, com duplicações, terceiras faixas e serviço 24 horas, gerou intenso debate, especialmente na Região das Hortênsias, que terá trechos de vias antes gratuitas incluídos no sistema de cobrança.
O Pacote de Concessões e o Bloco 1
O Governo do Estado, com parceria do BNDES, formalizou o Bloco 1 (Metropolitana, Litoral Norte e Serra) e anunciou o edital do Bloco 2 (Vale do Taquari e Região Norte).
O Bloco 1 – que abrange 27 municípios, incluindo Gramado e Canela – prevê um investimento de R$ 6,41 bilhões na concessão.
Entre as melhorias, destacam-se:
Infraestrutura: 213,7 quilômetros de duplicações, 12,5 quilômetros de terceiras faixas e 31 passarelas para pedestres.
Resiliência: Construção de pontes novas em cotas mais elevadas e adaptação de dispositivos de drenagem em trechos sujeitos a inundações e deslizamentos.
Serviços: Socorro mecânico e médico, monitoramento por câmeras e bases de atendimento 24 horas.
ERS-118: A via não terá cobrança de pedágio.
O sistema de cobrança será o free flow (fluxo livre), com pórticos eletrônicos que garantem a fluidez e a cobrança proporcional ao trecho percorrido. O custo por quilômetro no Bloco 1 está previsto em R$ 0,21 com o aporte de R$ 1,5 bilhão do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs).
O Contraponto: Pedágios na Região das Hortênsias
A polêmica reside na inclusão de trechos importantes para a Serra, que deixarão de ser gratuitos. As rodovias estaduais que ligam Gramado e Canela ao Vale do Sinos e à Região Metropolitana, como a ERS-115 e a ERS-235, terão a implantação ou reposicionamento de pórticos de cobrança.
O Turismo em Gramado

A divergência de opiniões sobre o modelo de desenvolvimento mais adequado para a Serra Gaúcha se acirra em torno da questão das concessões rodoviárias.
O secretário de Comunicação do Estado, Caio Tomazeli, manifestou sua posição, falando como cidadão gramadense, e reforçou a necessidade das concessões para garantir "bons acessos e, consequentemente, um bom turismo".
Para Tomazeli, a necessidade de investimento é inevitável, pois o Estado, sozinho, "não tem condições de realizar as obras necessárias". Ele defende que as concessões trarão melhoria da qualidade das estradas, que passarão a ser mais seguras, duplicadas e com manutenção constante.
O secretário reconhece que o valor para o usuário será mais alto, mas afirma que será proporcional à qualidade de acesso e segurança exigida pelo turismo. Ele ainda enfatiza que a região não pode "ficar refém, ficar para trás" e que o crescimento exige parcerias com a iniciativa privada. Tomazeli também citou o investimento do governo estadual no novo acesso ao futuro Aeroporto de Vila Oliva, uma obra considerada estratégica para o turismo e o escoamento econômico da Serra, apesar de não estar neste pacote de concessões.
Como cidadão gramadense, Caio Tomazeli concluiu que a opinião do Deputado Joel não o representa. Ele acredita que "este é o momento de aproveitar a disposição do governo em investir e garantir um futuro com estradas modernas, seguras e estruturadas para o turismo e para o desenvolvimento regional”.
Por sua vez, o deputado estadual Joel Wilhelm manifestou-se contra a implantação do free flow, argumentando que "Gramado e a região não podem pagar essa conta" e criticando o impacto nos pequenos trajetos diários.
Próximos Passos
O projeto será submetido à consulta pública, com a realização de audiências. As datas serão divulgadas pelo governo, mas a expectativa é que os eventos ocorram em novembro, sendo um deles em
Gramado.
O edital do Bloco 1 está previsto para o primeiro trimestre de 2026, com leilão no segundo semestre do mesmo ano.
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