Câmara de Gramado lança podcast gerado por IA para explicar projetos de lei
- Tela Tomazeli | Editora

- 5 de jun. de 2025
- 3 min de leitura
Câmara de Gramado lança podcast gerado por IA para explicar projetos de lei
Editorial
Revolução tecnológica
A Câmara de Vereadores de Gramado está indo além das sessões plenárias, que ao meu ver segue os padrões de sempre. Minha percepção é de que o espaço fisico segue as rotinas mas, dentro dele 'flutua" uma equipe inovadora. Como se uma senhora em sua tradicional residência, com memórias estéticas e políticas, estivesse servindo de abrigo a uma nova era. Preserva-se o passado, mas permite o novo.
A inovação foi implantada junto com esta legislatura e percebemos no Departamento de Comunicação uma revolução tecnológica que acompanho de 'lupa'. Da mudança da marca, ao design das redes sociais. A forma de comunicar na busca de uma maior integração com a comunidade e, a relação com o sistema de educação. É uma soma de ações que podem ser consideradam as que se mais detacadam hoje no município: trazer a Casa do Povo para uma comunicação simples, 'do povo para o povo', creio que este é o lema.
O que me preocupa é que a presidência da casa muda de ano em ano e, com esta mudança, mudam os servidores, cada um traz para junto de sí o seu corpo político, e isso não diz relação a partido e sim a pessoas. Pergunto a mesa diretiva da Casa Legislativa: como será a partir de janeiro de 2026, quando assume novo presidente? Esta estrutura, esta revolução seguira ou estacionará e, dependedo da equipe pode atá retroceder. Entenda prezado Leitor, não é sobre pessoas, mas sim sobre competências. Eu acompanho ao longo dos anos e sei como funciona, sei do que estou falando.
Entre tantas mudanças que estão sendo estudadas, será que a Comunicação e Tecnologia não poderia ter uma apreciação e se tornar um setor onde, aos menos por quatro anos, trabalhe na implantação e deixe um sistema forte, a ponto de os próximos só poderem seguir, e não retroagir?
Este é um assunto relevante, me ouçam!
Tela Tomazeli
Editora
@gramado_magazine

Inteligência artificial já preparou um podcast
A Câmara Municipal de Gramado deu mais um passo rumo à inovação e à transparência. Na sessão desta segunda-feira, dia 3, foi aprovada a Resolução da Mesa Diretora nº 017/2025, que regulamenta a aplicação da Lei Federal nº 14.129/2021 no âmbito do Poder Legislativo Municipal — legislação que trata do Governo Digital no serviço público.
Com a nova regulamentação, a Câmara poderá ampliar o uso de tecnologias como a inteligência artificial (IA) em seus processos internos. E uma das primeiras inovações já está disponível: trata-se de um podcast automatizado, totalmente gerado por inteligência artificial, que passa a integrar todos os projetos de lei em tramitação ou já aprovados pela Câmara, sejam eles de autoria do Legislativo ou do Executivo.
A nova ferramenta, desenvolvida em parceria com a empresa GovSys, cria uma conversa simulada entre dois apresentadores virtuais. Nessa conversa, o projeto de lei é debatido com linguagem acessível e explicações claras sobre seu conteúdo, propósito e impactos na cidade. O objetivo é facilitar o entendimento das proposições por parte da comunidade, promovendo uma cidadania mais informada.
Ainda em fase de testes, a funcionalidade já está ativa e pode ser acessada por qualquer cidadão no site da Câmara. No entanto, é importante lembrar que os documentos oficiais com a íntegra dos projetos seguem sendo a principal fonte de consulta.
Sugiro que ouça - Um exemplo prático: na noite de ontem, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei Ordinária 036/2025, que trata da reestruturação administrativa da Prefeitura. A inteligência artificial já preparou um podcast explicativo sobre o tema, disponível neste link: https://gramado.legiflow.com.br/?sec=proposicao&id=9063

“Mais um avanço na modernização do nosso sistema, facilitando o acesso à informação e reafirmando nosso compromisso com a transparência, o diálogo e a compreensão das normas que impactam diretamente a vida dos gramadenses. Aqui na Câmara, seguimos fazendo história e aproximando o Legislativo da comunidade todos os dias, porque o futuro de Gramado começa aqui”, destacou o presidente da Casa, vereador Ike Koetz (Progressistas).
Com esse novo recurso, a Câmara reafirma seu protagonismo como um Poder Legislativo inovador, transparente e comprometido com a educação cidadã. Ao unir tecnologia e comunicação, o Parlamento Gramadense fortalece sua missão de representar bem e informar melhor, colocando a comunidade no centro das decisões públicas.







































































Comentários