CVB Gramado e Canela reassume o "visitors"
- Tela Tomazeli | Editora

- 10 de jun.
- 2 min de leitura
TURISMO

CVB Gramado e Canela assume protagonismo na promoção direta ao visitante e retoma área de "Visitors" para atrair turistas com mais assertividade
Entidade mira o turista final e reposiciona Gramado com foco em experiências, qualidade e presença digital
Com 90% da economia de Gramado girando em torno do turismo, o Gramado e Canela Convention & Visitors Bureau (CVB) passa a assumir uma nova e estratégica função: cuidar diretamente da promoção turística voltada ao visitante final. A entidade, que há quase duas décadas concentra esforços na captação de eventos de negócios, agora amplia seu escopo com a reativação do setor de "Visitors", direcionando ações específicas para atrair o público de lazer e reforçar o posicionamento da cidade como destino turístico referência no Brasil e na América do Sul.
A decisão, alinhada a um convênio com a Secretaria de Turismo de Gramado, marca uma virada na forma como o destino se comunica com seus potenciais visitantes. “Estávamos com uma atuação muito voltada para o B2B. Agora, passamos a falar diretamente com o turista final, promovendo Gramado de maneira mais assertiva e estruturada. O comportamento do consumidor mudou, e nós precisamos estar onde ele está, com mensagens personalizadas, digitais, com foco em qualidade de experiência”, afirma Felipe Fioreze, presidente do CVB Gramado e Canela.
A nova atuação inclui o desenvolvimento e execução de um robusto plano estratégico de marketing turístico com ações como press trips, influencer trips, campanhas em redes sociais, eventos de ativação e produção de conteúdo para o perfil @gramadoinesquecivel.
A meta é fortalecer a imagem de Gramado como um destino de experiências autênticas, culturais e sustentáveis.
“Temos observado que, embora o número total de visitantes siga crescendo, o ritmo desse crescimento desacelerou. Ao mesmo tempo, a oferta de hotéis, restaurantes e atrativos aumentou muito. É preciso qualificar o turista que chega, atrair aquele visitante com maior potencial de consumo e engajamento”, explica Fioreze. Segundo ele, a cidade precisa agir de forma proativa para manter sua posição de destaque no cenário turístico nacional e internacional, especialmente após os impactos das enchentes de 2024, que afetaram diretamente o fluxo de visitantes.
Além da retomada do setor "Visitors", o projeto também reforça a presença digital do destino, amplia sua participação em eventos estratégicos e fortalece parcerias com influenciadores, jornalistas e operadores de turismo. Para Fioreze, trata-se de uma ação coletiva que beneficia não apenas o setor, mas toda a comunidade gramadense. “Turismo em Gramado é social. Quem não está diretamente no setor, está indiretamente. A promoção do destino impacta toda a cadeia produtiva e a vida das pessoas”, completa.
A ação será coordenada pela equipe do CVB, com apoio de profissionais experientes em marketing de destinos, captação de eventos e relacionamento com o trade. O investimento previsto no projeto é de R$ 1,48 milhão, com recursos públicos alocados via convênio com a Prefeitura de Gramado.
Na ocasião o empresário Roger Wingert (Grupo Unity, Scur e Cara de Mau) foi apresentado aos jornalistas como novo Presidente do Conselho da Gramadotur, em lugar de Enzo Arns, que já deixou a presidência da entidade para que Felipe Fiorezze e Any Brocker assumissem.







































































Comentários