top of page

GRAMADO Magazine

  • Instagram Gramado Magazine
  • Facebook Gramado Magazine
  • YouTube Gramado Magazine
  • X Gramado Magazine

Comitiva de Gramado propõe "Marcha dos Coordenadores" para fortalecer Defesa Civil e buscar recursos em Brasília

  • Foto do escritor: Tela Tomazeli | Editora
    Tela Tomazeli | Editora
  • 4 de ago.
  • 2 min de leitura

PORTO ALEGRE, RS - Em um movimento estratégico para fortalecer a segurança e a capacidade de resposta a desastres, Gramado marcou presença no evento Conexão CNM, em Porto Alegre. A participação da cidade, representada por sua equipe de Proteção e Defesa Civil, reforçou o compromisso do município em proteger sua população diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas.


Yann Moreira, Juliana Fisch, Taís Ribeiro. Crédito: Divulgação
Yann Moreira, Juliana Fisch, Taís Ribeiro. Crédito: Divulgação

A comitiva de Gramado foi liderada pela coordenadora geral Juliana Fisch, acompanhada pela diretora administrativa Taís Ribeiro e pelo agente Yann Moreira. O evento, promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) em parceria com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), reuniu gestores municipais para discutir e se capacitar em temas essenciais para a administração pública, com foco especial na área de Defesa Civil.


Durante um dia e meio, os participantes aprofundaram discussões sobre temas cruciais, como Emergência Climática e Desastres no Brasil, a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil e a Adaptação Climática. Um dos destaques foi a apresentação do projeto para a criação do Consórcio Nacional para Gestão Climática e Prevenção de Desastres (Conclima), uma iniciativa que busca unir esforços e recursos para enfrentar os eventos extremos de forma mais eficaz.



União regional para maior força

A coordenadora Juliana Fisch enfatizou a importância da colaboração regional, citando a atuação conjunta dos municípios que compõem a Oficina Regional de Proteção e Defesa Civil, da qual Gramado faz parte.


"A união desses municípios evidenciou a força da nossa região, que inclusive sugeriu a criação da Marcha dos Coordenadores de Defesa Civil em Brasília com o objetivo de buscar recursos para o fortalecimento das Defesas Civis Municipais", destacou Fisch.


A Oficina Regional, criada em 2010, congrega cidades do Vale do Paranhana, Região das Hortênsias e Alto Sinos. A iniciativa atua como um polo de conhecimento e capacitação, permitindo que os municípios compartilhem experiências e fortaleçam suas estruturas de proteção civil. A participação no Conexão CNM é um passo importante para Gramado e seus parceiros regionais na busca por mais recursos e melhores práticas para garantir a segurança e o bem-estar de suas comunidades.



ree

Yorumlar


Notícias Recentes

bottom of page