Casa Eva Vinhos e Vinhedos: Tradição preservada, novos horizontes descobertos
- Tela Tomazeli | Editora
- 3 de dez. de 2024
- 4 min de leitura

A Casa Eva Vinhos e Vinhedos, lançou em junho de 2023 suas duas primeiras linhas de vinhos finos, Essência e Sentidos, marcando um novo capítulo em sua trajetória. Fundada em 1966 por Alcides Muraro, em Flores da Cunha, RS, a vinícola foi posteriormente conduzida por seu filho Alberto. Hoje, as operações estão sob o comando das quatro netas de Alcides e filhas de Alberto — Alessandra, Karine, Marcele e Francine Muraro — junto à mãe, Maria Inês. A vinícola que antes focava essencialmente em vinho de mesa, agora incorpora com força a produção de vinhos finos.
“Crescemos brincando entre as pipas da vinícola. Após o falecimento de nosso pai, em 2013, assumimos o negócio, mantendo a produção de vinhos de mesa, mas sempre com o desejo de ingressar no universo dos vinhos finos. Em 2020, durante a pandemia, observamos que o consumo de vinho fino brasileiro atingiu 2,8 litros per capita em dezembro, um recorde histórico para a indústria nacional. Foi então que decidimos que era o momento certo para investir”, relata Francine. Além de definir e produzir as bebidas que chegam ao mercado, Francine também cuida dos vinhedos, que, além das uvas americanas, agora incluem Marselan e Cabernet Franc. Em 2025, a área será ampliada com o plantio de Chardonnay e Alvarinho.
Ela destaca que fatores como a localização da plantação, as variedades cultivadas, os sistemas de condução e a produtividade planejada são fundamentais para que o vinhedo atenda ao regulamento de uso da Indicação de Procedência, requisito indispensável para integrar a Associação dos Altos Montes.
Crédito: Cesar Paludo e Julio Soares / Tatiana Cavagnolli
O lançamento das linhas Essência e Sentidos marcou o início de uma nova era para a Casa Eva. Com uma visão empreendedora, as sócias estão elevando o padrão de produção de vinhos, oferecendo aos consumidores uma experiência sensorial única.
A linha Essência, nome escolhido por trazer os aromas fermentativos das uvas, é composta por um vinho branco Chardonnay e um Rosé de três cepas distintas, e são uma ode à delicadeza e ao equilíbrio. Vinhos jovens e frescos da safra 2023, cujos rótulos já convidam à prova com a provocação dos possíveis aromas que poderão ser sentidos durante a degustação. Além dos vinhos tranquilos, a Linha Essência também contempla um Moscatel Rosé, que se destaca por um aroma frutado intenso, onde a doçura se equilibra com uma acidez refrescante.
Já a linha Sentidos apresenta uma seleção de vinhos barricados, primorosamente elaborados, que inclui um branco Viognier, um tinto Marselan e um tinto Pinot Noir, cada um revelando suas características únicas que despertam os sentidos e envolvem o paladar. Os Espumantes Casa Eva Blanc de Noir Nature e Casa Eva Blanc de Noir Brut, elaborados pelo método tradicional, que permaneceram em contato com leveduras por 24 meses, também fazem parte da Sentidos. Em outubro, na ProWine 2024, a marca lançou o Tannat 2023, que mostra toda a tipicidade desta cepa para o terroir da Serra Gaúcha.
A Casa Eva está conquistando reconhecimento no mercado, participando de feiras e eventos do setor e estabelecendo parcerias comerciais estratégicas. Seus produtos estão disponíveis em lojas virtuais de vinhos e em lojas especializadas em todo o país, consolidando sua posição como uma marca de destaque no cenário vinícola brasileiro.
Os produtos da vinícola estão disponíveis em lojas especializadas de diversos estados do país e no site oficial da Casa Eva.
Sobre os rótulos da Linha Sentidos
Os rótulos da Casa Eva se destacam pela riqueza visual e impacto que transmitem. Desenhados à mão, e só posteriormente digitalizados, não apenas sugerem os possíveis aromas e sabores que o consumidor pode encontrar em cada vinho, mas também homenageiam as mulheres, representadas em figuras femininas em poses contemplativas e envolventes. Essa estética combina arte e vinicultura de forma simbiótica, reforçando a identidade da Casa Eva e sua ligação com o feminino, já que a gestão do negócio é feita por 5 mulheres da mesma família.
Próximos Passos: Enoturismo de experiência
Com uma visão clara de se tornar um destino enoturístico na região dos Altos Montes, a meta é a abertura de um varejo no complexo da vinícola, ainda no primeiro semestre de 2025. A residência de quase 100 anos, que foi lar do avô e do pai das sócias, está sendo restaurada com praticamente todas as suas características originais preservadas. A casa, que já presenciou episódios únicos que marcaram a memória local, retornará em breve para proporcionar aos visitantes experiências enogastrômicas, degustações temáticas, eventos multiculturais e jantares harmonizados com chefs, sommeliers e enólogos convidados.
O Significado por Trás do Nome
O nome "Casa Eva Vinhos e Vinhedos", batizado assim para o novo momento, traz consigo um significado profundo. "Eva", derivado do latim, simboliza o ato de respirar, viver e dar vida. É um nome que representa o momento significativo do nascimento do novo empreendimento, liderado por mulheres. Também traz no símbolo “A” uma homenagem ao fundador Alcides e ao empreendedor Alberto – uma junção da tradição com o novo tempo. “Casa" evoca um espaço acolhedor, um local seguro, enquanto "Vinhos" representa o produto final e "Vinhedos" a fonte primária de matéria-prima: a uva.
Para saber mais, acompanhe pelo instagram @casaevavinhosevinhedos.
Comentarios