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Foto do escritorTela Tomazeli | Editora

Caravana de Natal da Coca-Cola

Atualizado: 21 de dez. de 2024

Por trás das luzes: Como a Caravana de Natal da Coca-Cola FEMSA Brasil é planejada para encantar milhares de pessoas



Caravana Coca Cola em Gramado e Canela
Caravana Coca-Cola encanta o Brasil. Crédito: Divulgação PromoPlus/ Caravana de Natal da Coca-Cola FEMSA Brasil

A empresa paranaense de marketing PromoPlus Live Marketing está à frente de uma das principais ações de Natal no Brasil



A Caravana de Natal da Coca-Cola FEMSA Brasil rodará o país até o dia 23 de dezembro. O show itinerário encanta o público por onde passa. Ao todo, a Caravana de Natal percorrerá 19 mil quilômetros, visitando 85 municípios, distribuídos por 7 Estados, e impactará mais de 62 milhões de pessoas. A empresa paranaense de marketing PromoPlus Live Marketing, responsável pela Caravana de Natal há mais de 10 anos, faz a magia acontecer através de muito trabalho e dedicação. Para que tudo isso seja possível, a empresa conta com profissionais de vários estados contratados temporariamente. “São seis meses de preparação todos os anos para fazer a caravana em várias cidades do Brasil, geramos mais de 150 empregos diretos e indiretos na execução desta campanha que é uma de referência mundial na Coca-Cola”, explica a sócia fundadora da PromoPlus, Ana Paula Barbosa.


Nos bastidores da Caravana de Natal da Coca-Cola FEMSA Brasil, a equipe de produção trabalha com 3.200 metros de mangueiras luminosas e 1.000 pontos de fibra óptica para compor o cenário visual. Um dos elementos principais é a instalação de 40 metros de painéis de LED em formato de lata de Coca-Cola, que exigem programação detalhada para apresentar vídeos com ícones da marca, simulações do líquido da bebida e elementos desenvolvidos com inteligência artificial. A montagem e sincronização dessas estruturas são realizadas por equipes especializadas, garantindo a execução de cada detalhe técnico. “Essa caravana representa o resultado de meses de planejamento e trabalho em equipe, com profissionais de diversas áreas alinhados para criar uma experiência que vai além do visual. Nosso foco está em unir tecnologia e criatividade para transmitir a mensagem da marca de forma impactante e memorável, sempre considerando os desafios de logística e produção que um projeto dessa magnitude exige. É um orgulho ver o conceito ganhar vida e se transformar em um espetáculo que envolve e emociona o público”, comenta Ana Paula.



Todo ano há uma novidade, mas neste ano a Caravana traz uma simbologia duplamente especial. Com o tema “Desperte o Papai Noel que há em você”, a caravana terá ações e atrações especiais quando passar pelo Rio Grande do Sul. Um caminhão extra no comboio traz a mensagem “Unidos Pelo Rio Grande do Sul” e um jingle gaúcho foi criado para celebrar a região. A ação também irá envolver doações de 900 cestas básicas, que serão entregues para 18 ONGs de diversas cidades, além de visitar clientes da Coca-Cola FEMSA Brasil. “A iniciativa é uma das mais aguardadas em todo o território da Coca-Cola FEMSA Brasil, e este ano ela ganha um significado ainda mais especial. Após os desafios enfrentados pelas comunidades do Rio Grande do Sul, devido às recentes enchentes, decidimos expandir nossa Caravana de Natal e criar uma ação pensada especialmente para o Estado, com o objetivo de levar mais esperança e alegria às localidades afetadas. Além disso, vamos atender duas rotas simultaneamente, ampliando o número de cidades contempladas e levando a magia do Natal a ainda mais pessoas, especialmente àquelas que enfrentaram momentos de dificuldade”, afirma Luciano Sá, gerente de Experience & Prestige Accounts da Coca-Cola FEMSA Brasil.



Outra simbologia desse ano é que a Agência PromoPlus Live Marketing celebra 25 anos de muita história e parceria com a Coca-Cola. “Celebrar 25 anos de história com um projeto tão especial como a caravana de Natal é muito significativo para nós, especialmente por estarmos à frente dessa produção há 10 anos. Cada edição nos desafia a inovar e entregar resultados que impactam o público de forma positiva. Este ano, estamos especialmente orgulhosos de incluir uma ação social voltada ao apoio das comunidades do Rio Grande do Sul, reforçando nosso compromisso em usar nosso trabalho para gerar conexões mais profundas e contribuir com quem mais precisa”, finaliza a sócia fundadora da PromoPlus, Ana Paula Barbosa.


A Caravana Iluminada é uma atração gratuita e suas datas e percursos detalhados podem ser conferidos no site https://natal.coca-cola.com.br/.



Crédito: Divulgação PromoPlus/ Caravana de Natal da Coca-Cola FEMSA Brasil



25 anos de história

A PromoPlus possui raízes diversas, fundada no Paraná, em 1999, por Renato Rema Gaudeoso, natural de São Paulo, formado em administração pela USP e pós-graduado em Técnicas de Consumo e Pesquisa pela Universidade de Barcelona, e Ana Paula Barbosa, nascida na França, formada em marketing e publicidade no Instituto de Comércio de Paris e pós-graduada em Técnica de Pesquisa e Comunicação também pela Universidade de Barcelona. A agência logo alcançou o mercado nacional em 2005, com a compra da Spaipa, fábrica da Coca-Cola no Paraná, pela FEMSA, que levou a PromoPlus a atender todas as suas marcas, dando início a expansão para São Paulo. “Já trabalhávamos em ações da Coca-Cola e naquele ano estávamos com um projeto incrível de verão no litoral do Paraná. Quando houve a compra pelo grupo FEMSA, nosso trabalho foi solicitado para a praia de Maresias em São Paulo e a partir disso começamos a atender o grupo todo”, conta a sócia Ana Paula Barbosa.



Atualmente são 24 marcas que englobam a FEMSA, além da Coca-Cola. Todas estão no portfólio da PromoPlus. Com o crescimento da agência, mais uma sócia se juntou ao grupo, a curitibana Samara Ribas Zacharow, formada em Gestão em Turismo pela Faculdade Curitiba e possui MBA em gestão em comunicação organizacional pela FGV, começou como assistente no início da empresa e foi convidada a se unir a Ana e Renato em 2007. “A PromoPlus representa uma importante parte da minha vida profissional. Estar nesta posição em uma empresa que chega aos seus 25 anos com uma visão estratégica atual e busca estar constantemente alinhada com as novas tecnologias é gratificante”, comenta Samara.



Sobre a PromoPlus Live Marketing

A PromoPlus Live Marketing é uma das principais empresas de marketing do Brasil, fundada pelo paulista Renato Rema Gaudeoso e a francesa Ana Paula Barbosa há 25 anos, coleciona cases de sucesso e clientes de renome no país. Sua principal ativação e talvez a mais conhecida seja a Caravana de Natal da Coca-Cola. Além disso, a agência atende clientes como a Coca-Cola FEMSA e suas 24 marcas, Monster, Positivo, O Boticário, Fox Lux, Cyrela, Renault, Nissan, Branco Motores, Paraná Banco, Avantim, Enaex e Terminal de Paranaguá.


Roteiro da Caravana Iluminada da Coca-Cola FEMSA Brasil em 2024

Santa Catarina

13/11 - Chapecó

27/11 - Tubarão e Criciúma

28/11 - Palhoça e São José

29/11 - Antonio Carlos e Biguaçu

30/11 - Itajaí e Balneário Camboriú

16/12 - Joinville

17/12 - Blumenau

18/12 - Florianópolis

Rio Grande do Sul

15/11 - Passo Fundo

16/11 - Santa Maria

17/11 - Vera Cruz e Santa Cruz

18/11 - Arroio de Moio, Lajeado e Estrela

20/11 - Pelotas

22/11 - Farroupilha e Caxias do Sul

23/11 - Canoas, Cachoeirinha e Gravataí

24/11 - Esteio, Sapucaia do Sul, Novo Hamburgo e São Leopoldo

20/12 - Porto Alegre

21/12 - Canela e Gramado

Minas Gerais

26/11 - Belo Horizonte e Nova Lima

27/11 - Itabirito