top of page

GRAMADO Magazine

  • Instagram Gramado Magazine
  • Facebook Gramado Magazine
  • YouTube Gramado Magazine
  • X Gramado Magazine

Boletim Informativo: Câmara Municipal de Gramado

  • Foto do escritor: Tela Tomazeli | Editora
    Tela Tomazeli | Editora
  • há 2 horas
  • 3 min de leitura

Gramado, 14/04/26

Moções

Na sessão de segunda-feira (13), o Legislativo aprovou moções que valorizam a história local e a segurança pública.


  • Escola Ninho (35 anos): Proposta pela vereadora Fernanda Pereira Dias, homenageia a instituição pela trajetória na formação humanizada de famílias e crianças.


  • Móveis Armil (40 anos): Proposta pelo vereador Ike Koetz  a homenagem reconhece a relevância econômica da empresa e a preservação da marcenaria artesanal.


  • Corpo de Bombeiros: O vereador Roberto Cavallin manifestando de apoio aos aprovados no concurso para soldado, visando o aumento do efetivo no RS.


  • Voluntariado e Magistério: Estão em tramitação homenagens à Sra. Yara Helena Klauck Moras (vereadora Vivi Cardoso) e à professora Sueli Bernadete Zimmer Cavichioni (vereador Pedro Lazaretti).



Educação, inclusão e cidadania

Ações voltadas à diversidade e à formação de novas lideranças ganharam destaque.


Exposição Kaingang: Alunos imigrantes e do PADI visitaram a mostra “Fuá fy há vēnh – O olhar de Fuá”, da fotógrafa Marciely Fuá Salvador.

"Proporcionar esse contato com a arte e com diferentes culturas é fundamental para a formação dos alunos. É uma oportunidade de aprendizado que estimula o respeito, a empatia e a valorização da diversidade."  Fábio Schmatz, diretor da Escola do Legislativo.

 

Parlamento Jovem: Foi aprovado o novo Regimento Interno (Projeto de Resolução nº 08/2026) para os 11 vereadores jovens eleitos por mais de 2,5 mil estudantes. O foco é a transparência e a criação de comissões temáticas (educação, saúde, meio ambiente, cultura, esporte e turismo).

 

O novo Regimento estabelece diretrizes claras para eleição, posse, funcionamento, direitos e deveres dos Vereadores Jovens. A coordenação do processo ficará a cargo da Escola do Legislativo Ivo Bezzi, responsável pela organização de editais, cronogramas e locais de votação, sempre em conformidade com o regulamento.
O novo Regimento estabelece diretrizes claras para eleição, posse, funcionamento, direitos e deveres dos Vereadores Jovens. A coordenação do processo ficará a cargo da Escola do Legislativo Ivo Bezzi, responsável pela organização de editais, cronogramas e locais de votação, sempre em conformidade com o regulamento.


Conscientização sobre Autismo: O gabinete da vereadora Vivi Cardoso realizou a ação "Respeitar, entender e incluir" na Escola Maximiliano Hahn, com a terapeuta ocupacional Janine Habral.

"Falar sobre inclusão desde cedo é fundamental para construirmos uma sociedade mais empática e respeitosa." Vivi Cardoso, vereadora.


Desenvolvimento econômico e inovação

Projetos aprovados focam na desburocratização e no fomento tecnológico.


Fim da Taxa de Turismo: Foram aprovados o PLO 077/2025 e o PLC 004/2025, que revogam a Taxa de Turismo Sustentável (TTS).


Eu participei de algumas reuniões ao longo dos anos, e havia uma pressão para esta taxa ser extinta, pois era considerada ilegal. Mas, vem outra ai, com formato legal. Isso já foi comentado pelo Prefeito em algumas coletivas, há algum tempo. Tela Tomazeli
Eu participei de algumas reuniões ao longo dos anos, e havia uma pressão para esta taxa ser extinta, pois era considerada ilegal. Mas, vem outra ai, com formato legal. Isso já foi comentado pelo Prefeito em algumas coletivas, há algum tempo. Tela Tomazeli


Inovação: O PLO 022/2026 inclui o Fundo Municipal de Fomento à Inovação (FMFI) na política municipal, visando apoiar startups e gerar empregos qualificados no turismo e gastronomia.



Saúde e bem-estar social

Novas leis e indicações buscam amparar grupos específicos da população.

Doenças Raras: Aprovado o PLL 015/2026 (Roberto Cavallin), que institui o Dia e a Semana Municipal das Doenças Raras (fevereiro).


Fibromialgia: Em tramitação o PLL 016/2026 (vereadora Dra. Maria de Fátima e Rafael Ronsoni), propondo uma política de proteção e atendimento humanizado.


Proteção Animal: A vereadora Fernanda Pereira Dias propôs o PLL 018/2026, que reconhece animais como seres sencientes e endurece diretrizes contra maus-tratos.



Sustentabilidade e Meio Ambiente

Gramado se prepara para a 2ª Semana do Desenvolvimento Sustentável e Regenerativo (19 a 25 de abril).


  • Painéis Legislativos (23/04): Os vereadores Ike Koetz, Fernanda Pereira Dias e Dra. Maria de Fátima participarão do painel "Escolas que Transformam". A programação inclui seminários sobre a gestão de plásticos e a atuação dos três poderes na sustentabilidade.




Links

As matérias citadas, projetos de lei e moções podem ser consultados na íntegra através dos canais oficiais:

Comentários


Notícias Recentes

bottom of page