A estratégia de internacionalização de Gramado: Foco no mercado argentino
- Tela Tomazeli | Editora
- há 20 minutos
- 4 min de leitura
TURISMO - A Prefeitura de Gramado está executando uma estratégia robusta de internacionalização, visando consolidar o mercado argentino como uma fonte vital para o turismo local. Este foco se justifica pela proximidade geográfica e afinidade cultural entre as regiões, conforme destacado pelo Prefeito Nestor Tissot, que observa que os argentinos "estão conhecendo cada vez mais Gramado e se apaixonando pela nossa cidade".
O plano, de natureza estratégica, teve início com a implantação, a partir de 2025, de uma representação exclusiva do destino Gramado na Argentina. Esta representação é conduzida pela Aviareps, uma empresa especializada em promoção e representação turística, garantindo uma abordagem profissional e dedicada.
Os resultados iniciais são visíveis: dados do Observatório do Turismo apontam para um aumento expressivo no número de visitantes argentinos em Gramado desde o início das ações.
A intensificação dessa estratégia foi marcada por uma visita, nesta semana de novembro/2025. O Prefeito Nestor Tissot e o Secretário de Turismo, Ricardo Bertolucci, receberam um grupo de importantes operadores de viagens argentinos, representando gigantes do setor como Travel Services, Juliá Tours e Almundo. O principal objetivo da visita é permitir que esses profissionais conheçam os atrativos de Gramado in loco, capacitando-os a comercializar pacotes exclusivos e personalizados no mercado vizinho.
O Secretário Ricardo Bertolucci reitera que esta é uma "parceria estratégica", fundamental para "crescer e explorar neste mercado". Ações como esta demonstram o empenho da gestão municipal em converter a já existente popularidade de Gramado em um fluxo turístico internacional sustentável e economicamente vital.

Destaques do fluxo de visitantes internacionais (com foco em Argentinos).
Período | Indicador | Detalhes | Fonte/Boletim |
Agosto de 2025 | Crescimento do Mercado Internacional | Manteve a tendência de crescimento de 41,9% no total mensal de visitantes internacionais, comparativamente a agosto de 2024. | 12º Boletim (Out. 2025) |
Janeiro a Agosto de 2025 | Crescimento Total do Turismo | O turismo em geral cresceu 26% em relação ao mesmo período do ano anterior (2024), impulsionado também pelo movimento de visitantes de outros estados e países. | Relatório (Out. 2025) |
Setembro de 2025 | Mudança na Liderança Internacional | O Uruguai superou a Argentina como principal emissor internacional, respondendo por 37,3% do total de visitantes estrangeiros, o que indica que, embora o Uruguai tenha avançado, a Argentina ainda mantém uma posição muito relevante. | 13º Boletim (Nov. 2025) |
Primeiros Meses de 2025 | Crescimento Global | O secretário de Turismo, Ricardo Bertolucci, mencionou um aumento de 167% nos primeiros meses do ano em comparação com o ano anterior, em um contexto de reforço das ações na Argentina. | Notícia (Nov. 2025) |
Acumulado 2024 | Crescimento Específico (Hospedagem) | O Wyndham Gramado Termas Resort & Spa registrou um crescimento superior a 200% na hospedagem de argentinos, comparando o período de janeiro a setembro de 2024 com o ano inteiro de 2023. Isso demonstra uma forte retomada já no final de 2024, que preparou o terreno para a alta de 2025. | Relatório de Hotel (Dez. 2024) |
Datas chave da Estratégia de Internacionalização
O aumento expressivo no fluxo de argentinos está diretamente ligado às iniciativas estratégicas da Prefeitura de Gramado, através da Secretaria de Turismo, que se intensificaram em 2025:
Início de 2025: Implantação da representação exclusiva do destino Gramado na Argentina, conduzida pela Aviareps.
Junho de 2025: Oficialização da Aviareps como representante de Gramado no Brasil e na Argentina.
Setembro 2025: Um dia antes da FIT, foi feita uma capacitação para 80 agentes e operadores de viagens argentinos, na Embaixada do Brasil.
Setembro de 2025 (27 a 30): Forte presença e participação de Gramado na FIT (Feira Internacional de Turismo) em Buenos Aires, Argentina.
Novembro de 2025 (Nesta semana): Visita de importantes operadores de viagens argentinos (Travel Services, Juliá Tours, Almundo) a Gramado, com o objetivo de comercializar pacotes exclusivos.
Os dados mais recentes, como os de agosto e setembro de 2025, já capturam o impacto da representação e das ações de promoção intensificadas a partir do início do ano, consolidando a Argentina (junto com o Uruguai) como um dos principais mercados emissores de turistas estrangeiros para Gramado.

Gramado na FIT Buenos Aires (Set/2025)
A participação de Gramado na Feira Internacional de Turismo (FIT) de Buenos Aires (27 a 30 de setembro de 2025) foi um ponto chave na estratégia de internacionalização, focada na Argentina.
Ação Estratégica | Detalhes Principais |
Localização e Representação | Gramado esteve no estande do Rio Grande do Sul (dentro do espaço Embratur), destacando-se como principal destino do estado. |
Lançamentos Focais | Foram lançados o Verão Gaúcho e, principalmente, o 40º Natal Luz de Gramado, visando a alta temporada de turismo argentino. |
Trade e Negócios | Empresas privadas de Gramado (Ex: Brocker, NBA Park, hotéis) participaram para criar parcerias comerciais e desenvolver pacotes exclusivos. |
Contexto de Sucesso | A presença celebrou o fato de o Rio Grande do Sul já ter recebido mais de 1 milhão de turistas argentinos em 2025. |
Impacto na Conectividade | Paralelamente, houve a confirmação da retomada de cinco voos semanais entre Porto Alegre e Buenos Aires pela Aerolíneas Argentinas (a partir de Abr/2026), crucial para o fluxo. |
Objetivo Central: Reforçar Gramado como um destino de "permanência estendida" para o turista argentino e consolidar os resultados de crescimento já visíveis em 2025.







































































