Vinhos e Espumantes: Qualidade e Reconhecimento
- Tela Tomazeli | Editora

- 22 de set.
- 4 min de leitura
VITIVINICULTURA 22/09/25 - O setor de vinhos e espumantes está em plena efervescência. A crescente qualidade da produção, aliada a um trabalho de promoção contínuo, tem rendido frutos. Eventos como o Concurso do Espumante Brasileiro alcançam números recordes, refletindo a evolução técnica e a ousadia dos produtores. Ao mesmo tempo, o mercado de exportação é fortalecido por feitos históricos, como a maior remessa de espumantes brasileiros já feita para a Suécia pela Miolo Wine Group. Isso comprova que os rótulos brasileiros são competitivos e atraem consumidores de paladar exigente em todo o mundo.
1. Concurso do Espumante Brasileiro
A 14ª edição do Concurso do Espumante Brasileiro, promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), bateu recordes históricos com 517 amostras inscritas e a participação de 101 vinícolas. Isso o consolida como a principal vitrine do espumante nacional, reunindo rótulos de diversas regiões como Goiás, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Objetivo: Valorizar e reconhecer a qualidade e inovação dos espumantes brasileiros.
Avaliação: As amostras serão degustadas e avaliadas às cegas por um júri especializado, seguindo as regras da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV).
Categorias: Os espumantes são divididos em duas categorias: os de Segunda Fermentação (Método Charmat/Tradicional) e os de Primeira Fermentação (Moscatéis Espumantes).
Prêmio Especial: O Prêmio Destaque Sabre de Ouro será concedido ao espumante que se sobressair entre os que receberem Medalha de Ouro.
Jantar de Premiação: Os vencedores serão revelados no Jantar de Premiação, em 26 de setembro, em Garibaldi (RS), a Capital Brasileira do Espumante.
2. Domno Wines e Expansão de Portfólio
A Domno Wines, importadora do Grupo Famiglia Valduga, expande seu portfólio com a chegada de cinco novas vinícolas da Argentina, Itália e Portugal. A curadoria foca em rótulos que traduzem a essência de seus terroirs e alinham-se à sustentabilidade. O objetivo é oferecer aos consumidores brasileiros uma experiência de qualidade e diversidade. As novidades já podem ser encontradas nas lojas próprias e no e-commerce, através do site www.loja.famigliavalduga.com.br/domno-wines. Com opções para diferentes perfis de consumidores, os rótulos variam entre edições limitadas e grandes clássicos regionais, com preços que vão de R$159,00 a R$3.319,00.
As novas vinícolas são:
Altieri (Argentina): Reconhecida por sua produção de vinhos boutique, com foco em viticultura de precisão e transição para certificação orgânica.
Les Crêtes (Itália): Traz vinhos do Vale d’Aosta, a menor área vitícola da Itália, com foco em variedades autóctones e práticas sustentáveis.
Bertinga (Itália): Jovem vinícola da Toscana, eleita uma das 100 melhores pela Forbes, que elabora vinhos sofisticados a partir de vinhedos em encostas íngremes.
Quinta de São Luiz (Portugal): A Domno amplia a linha de sucesso da vinícola, com foco em práticas sustentáveis e tradição no Douro.
Il Conte Villa Prandone (Itália): Retorna ao portfólio com exclusividade, trazendo vinhos de uvas nativas da região de Piceno.
3. Exportação Histórica da Miolo para a Suécia
A Miolo Wine Group alcançou um feito histórico ao realizar a maior exportação de espumante

brasileiro para a Suécia. Um lote de 200 mil garrafas do espumante Cuvée N°7, produzido com uvas Chenin Blanc no Vale do São Francisco (BA), já está disponível em todas as 448 lojas da Systembolaget, a rede estatal de bebidas sueca.
Processo de Seleção: O Cuvée N°7 foi o único rótulo brasileiro selecionado em uma degustação às cegas, em um processo de licitação internacional que considerou a qualidade sensorial, a sustentabilidade (peso da garrafa) e o preço.
Nome e Rótulo: O nome Cuvée N°7 foi escolhido pelo importador sueco, que também participou ativamente da criação do rótulo.
Expectativas: As vendas estão em ritmo acelerado, e a Miolo já prevê o envio de novos lotes em breve.
4. Lançamento da Linha Alma Inquieta da Alfredo Roca
A vinícola argentina Alfredo Roca lança no Brasil a linha de vinhos Alma Inquieta, que homenageia o patriarca da família, Alfredo Roca. A coleção reflete a busca contínua por inovação e a experiência de anos na região de San Rafael, em Mendoza.
Vinho Inovador: O destaque é o Alma Inquieta White Malbec, um vinho branco elaborado a partir da uva tinta Malbec. Para isso, as cascas são removidas antes da prensagem para evitar a cor, resultando em um vinho refrescante, com acidez e aromas de frutas cítricas, florais e framboesa.
Outros Rótulos: A linha também inclui o tinto Alma Inquieta Cabernet Franc e o Alma Inquieta Blend, uma mistura de Malbec, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Petit Verdot.

5. Vinhedos Capoani: Tradição e Inovação
A Vinhedos Capoani, localizada no Vale dos Vinhedos, destaca-se por sua história inspiradora e por um modelo de negócio que une tradição e vanguarda. Fundada por Noemir Capoani, a vinícola nasceu de um sonho de infância e se consolidou como uma boutique de vinhos de alta gama.
Identidade Visual: A marca é reconhecida por sua ousadia e sofisticação, com o uso exclusivo da cor azul turquesa nos rótulos e na identidade visual, associada ao luxo e à exclusividade.
Produção: A vinícola elabora 130 mil garrafas anuais, com um portfólio premium de 30 rótulos. A condução dos 13 hectares de vinhedos é 100% em espaldeira.
Enoturismo: O complexo da vinícola oferece uma experiência completa e moderna, com a Trattoria Sagrantino, um restaurante com vista para um lago e um garden.

6. Cooperativa Vinícola Garibaldi na ProWine Brasil
A Cooperativa Vinícola Garibaldi estreou na ProWine Brasil, a mais importante feira profissional de vinhos das Américas, com o objetivo de reforçar sua marca e expandir sua presença nacional e internacional.
Lançamentos: A cooperativa apresentou o Garibaldi In Veritas Irsai Oliver, o primeiro vinho brasileiro feito com a uva húngara Irsai Oliver. Também lançou a nova linha Garibaldi Memórias, que homenageia a trajetória da cooperativa.
Destaques: A marca levou rótulos premiados como o Garibaldi Moscatel Grand Or, que recebeu grande medalha de ouro no Citadelles du Vin, e outros espumantes que conquistaram prêmios internacionais.
Inovação: A cooperativa também mostrou sua linha zero álcool, incluindo o Relax Alcohol Free, o primeiro frisante sem álcool do mercado brasileiro.










































































Comentários