Vereadores Jovens de Gramado propõem prêmio para incentivar a inovação local
- Tela Tomazeli | Editora
- 30 de jul.
- 2 min de leitura
GRAMADO, RS - O Parlamento Jovem de Gramado composto por doze jovens vereadores têm atuado ativamente na proposição de ideias, fiscalização de ações e na representação das demandas de suas comunidades.

Em 2025, os parlamentares já aprovaram dois projetos de lei. Após a votação nas sessões do Parlamento Jovem, essas propostas são oficialmente encaminhadas como indicações para tramitação na Câmara Municipal pelos vereadores titulares.
Nesta sexta-feira, 1º de agosto, às 15h, os jovens parlamentares realizarão a 4ª Sessão Ordinária do ano no plenário Júlio Floriano Petersen. Um dos destaques na pauta é a votação de um novo projeto de lei, de autoria das vereadoras jovens Manuela Maciel da Silva e Ingrid Emanuelly Rodrigues de Oliveira, com o apoio do presidente da Casa, vereador Ike Koetz.
A proposta em questão visa a criação do Prêmio Jovem Inovador. O objetivo é reconhecer e incentivar iniciativas de inovação desenvolvidas por jovens no município de Gramado, valorizando talentos locais que contribuem com soluções criativas em áreas como ciência, tecnologia, meio ambiente, cultura, educação e empreendedorismo.
Manuela Maciel da Silva explica que a proposta busca "valorizar o potencial criativo e empreendedor da juventude gramadense, estimulando projetos que gerem benefícios sociais, econômicos e culturais para a cidade. O reconhecimento público também incentiva a continuidade de estudos e iniciativas transformadoras".
Ingrid Emanuelly Rodrigues de Oliveira ressalta a importância do apoio dos colegas à votação da matéria: "Acredito que esse projeto será um marco para nós, jovens. Ele nos encoraja a pensar fora da caixa, a propor ações inovadoras nas escolas e na sociedade. Tenho certeza de que será aprovado por unanimidade."
Após a aprovação, o projeto será protocolado oficialmente para tramitação entre os vereadores titulares, sob a liderança do vereador Ike Koetz.

Comentários