Uma nova legislatura jovem começa na Câmara Municipal de Gramado
- Tela Tomazeli | Editora
- 6 de mai.
- 3 min de leitura
POLÍTICA

A Câmara Municipal de Vereadores de Gramado conta com uma nova turma de vereadores jovens! Na Sessão Ordinária desta segunda-feira, dia 5, os 13 estudantes eleitos foram oficialmente diplomados e conheceram os vereadores que serão seus padrinhos nessa jornada pelo Legislativo.
A emoção tomou conta da Casa do Povo. Famílias, amigos, professores e colegas lotaram o plenário para celebrar esse momento único na vida dos jovens parlamentares. A cerimônia marcou o início de um novo ciclo de aprendizado, cidadania e protagonismo juvenil.
“É uma emoção gigante ver essa turma tão forte se formando aqui na nossa Casa do Povo. Tenho certeza de que será um ano muito produtivo e educativo, em que os estudantes aprenderão sobre o papel do Legislativo, do Executivo e do cidadão na construção da cidade. Sei que vamos impactar positivamente a vida desses jovens. Que seja um ano inesquecível!”, destacou o diretor da Escola do Legislativo Ivo Bezzi, Fábio Schmatz.
O presidente da Câmara, vereador Ike Koetz, também saudou os jovens parlamentares com entusiasmo: “Sejam muito bem-vindos! É incrível ver tanta energia e vontade de fazer a diferença. Que alegria tê-los aqui. Que este seja um ano de muito aprendizado, reflexão e inspiração. Juntos, podemos transformar a cidade com ideias e atitudes!”
A escolha dos vereadores jovens que cada parlamentar irá acompanhar foi definida por acordo entre a Mesa Diretora e os demais vereadores. Como são 13 estudantes, os membros da Mesa acompanham dois jovens cada, enquanto os demais vereadores acompanham um.
O papel do vereador Jovem em Gramado
Os eleitos, por sua comunidade escolar, atuam principalmente na demanda do seu meio de convivio. Durante o ano de legislatura, abril/25 a abril de 2026, mediante o acompanhamento do diretor da Escola do Legislativo, os jovens políticos estão aptos a elaborar todas as atividades que fazem parte do trabalho do vereador eleito para a Câmara de Vereadores. Criam projetos de Lei, pedidos de providências e demias oficios, que após a formatação dentro da Escola, são encaminhados aos vereadores padrinhos que validam a demanda, sempre constando o nome do vereador jovem.
Para este ano, o diretor da Escola do Legislativo Ivo Bezzi, Fábio Schmatz, alterou o horário das reuniões mensais, que passa da tarde para a noite, desta forma dando visibilidade com a presença dos pais e da própria comunidade escolar.
Veja abaixo os jovens eleitos por seus colegas, as escolas, os bairros, e os padrinhos que irão acompanhar o trabalho destes cidadãos e cidadãs que iniciam projetos de educação política em Gramado.













•
Comentários