top of page

GRAMADO Magazine

  • Instagram Gramado Magazine
  • Facebook Gramado Magazine
  • YouTube Gramado Magazine
  • X Gramado Magazine

Três rótulos brasileiros são premiados na Suíça

  • Foto do escritor: Tela Tomazeli | Editora
    Tela Tomazeli | Editora
  • 9 de jun.
  • 2 min de leitura

VITIVINICULTURA

Reconhecimento internacional reforça a qualidade da Pinot cultivada no Brasil


Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

A força e a qualidade da enologia brasileira mais uma vez ganham reconhecimento internacional. Três rótulos nacionais foram premiados na edição 2024 do Mondial des Pinots, realizado nos dias 24 e 25 de maio em Sierre, na Suíça. A competição, que avaliou 819 amostras de 11 países, contou com a expertise de 35 degustadores de 18 nacionalidades, reafirmando sua relevância global no universo dos vinhos elaborados com a uva Pinot.


A Associação Brasileira de Enologia (ABE) foi responsável por todo o trabalho técnico de envio das amostras brasileiras, garantindo que os produtos selecionados chegassem dentro dos padrões exigidos pela organização do concurso. A participação da ABE reforça seu papel estratégico na promoção do vinho nacional em mercados internacionais e na valorização do trabalho dos enólogos brasileiros.


O diretor da Associação, enólogo Daniel Siqueira Ferreira, que representou o Brasil no júri, destaca que o concurso foi muito bem organizado, com um alto nível de exigência e qualidade.


“Eventos como este nos proporcionam uma experiência de imersão, aprofundando conhecimentos em diferentes estilos de vinhos, além de possibilitar a troca de experiências e percepções com diferentes enólogos, sommeliers e especialistas de mercados de diferentes países”. Ferreira comenta, ainda, que os momentos de lazer, com masters classes sobre vinhos suíços, além da gastronomia com uma noite de raclete e outra de fondue de carne e danças tradicionais, completou a jornada. O concurso foi organizado pela Associação VINEA.


O reconhecimento reforça o potencial da Pinot cultivada no Brasil e evidencia o avanço técnico e qualitativo da produção nacional. Para a ABE, mais do que conquistar medalhas, participar de concursos como o Mondial des Pinots é uma forma de posicionar o Brasil entre os grandes produtores mundiais e valorizar o trabalho dos profissionais que fazem o vinho acontecer todos os dias.



PREMIAÇÕES

Medalha de Ouro

Garibaldi Espumante Pinot Noir – Cooperativa Vinícola Garibaldi


Medalha de Prata

Amitié Pinot Noir 2023 – Amitié Espumantes e Vinhos

Casa Valduga Terroir Pinot Noir 2023 – Casa Valduga Vinhos Finos


ree


Comentários


Notícias Recentes

bottom of page