Para aproveitar os feriados em 2025: agências de viagem apontam os destinos preferidos dos gaúchos
- Tela Tomazeli | Editora
- 17 de fev.
- 4 min de leitura
TURISMO
Gramado é um destino muito procurado durante todo o ano, seja pelo frio do inverno ou pelos eventos que recebe nas outras estações". Agências associadas à ABAV-RS destacam os principais destinos dentro do estado, no Brasil e no exterior para aproveitar as diversas folgas prolongadas deste ano

O ano de 2025 reserva uma série de feriados nacionais que poderão render ótimas viagens. Seja para desbravar novos destinos ou apenas sair da rotina e descansar, muitos gaúchos já começam a buscar as melhores datas e planejar suas escapadas. Pensando nisso, a Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio Grande do Sul (ABAV-RS) reuniu as principais dicas de seus associados para elencar os destinos mais requisitados, tanto dentro do estado quanto no Brasil e no exterior.
Após o Carnaval, que já se aproxima, um dos destaques do calendário é o período entre a Páscoa e o feriado de Tiradentes, que proporcionará quatro dias seguidos de folga (18 a 21 de abril). Também são esperados picos de demanda de viagens em datas como o Dia Mundial do Trabalho (1º de maio), Corpus Christi (19 de junho), Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (20 de novembro) e, claro, as festas de fim de ano. A programação antecipada faz toda a diferença para quem quer aproveitar melhor estes feriados prolongados.
Destinos nacionais dentro e fora do RS
No Rio Grande do Sul a serra é sempre a queridinha dos viajantes e também tem sido um dos focos de campanhas turísticas e promocionais do governo. Moacir Soares, da agência Estratégia Turismo, comenta que "Gramado é um destino muito procurado durante todo o ano, seja pelo frio do inverno ou pelos eventos que recebe nas outras estações".
A região do Vale dos Vinhedos também segue entre as favoritas. Ana Henriqson, da Viagem Conceito, aponta um crescente interesse por turismo de experiência, incluindo passeios enoturísticos e imersão na gastronomia local. Passeios pela Quarta Colônia e Cambará do Sul também são opções famosas para este estilo de viajante, combinando relaxamento, bem-estar, atividades ao ar livre e contato com a natureza.
Já para quem prefere sair do estado, as praias do Nordeste figuram entre as preferências dos gaúchos. De acordo com as agências consultadas, Alagoas e Bahia são os estados mais requisitados pelos turistas que desejam sol e mar.
Também se destaca o crescimento da demanda por Lençóis Maranhenses e Jericoacoara. Sem esquecer dos outros destinos nacionais que atraem muitos gaúchos todos os anos, como Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu e São Paulo.
Destinos internacionais
Após o período difícil sem o principal aeroporto do estado funcionando, este ano, na medida em que todas as rotas internacionais se restabelecem, os gaúchos voltam a circular mais para o exterior. E a América do Sul sempre aparece como uma alternativa interessante e mais próxima, com a Argentina e o Uruguai em roteiros combinados. Além de Chile, Colômbia e Peru.
Já para quem consegue investir em uma viagem mais longa, a Europa segue em alta, especialmente viagens para Itália e Portugal. Outros destinos internacionais preferidos dos gaúchos têm sido a Tailândia, Japão e Punta Cana. E Márcia Wolski, diretora da Talento de Viagem, também cita Coreia do Sul, Singapura e Austrália - países em que sua agência já tem inclusive grupos fechados para excursões este ano.
Planejamento e suporte profissional
Com o aumento da demanda nos feriadões, o planejamento antecipado se torna essencial. Escolher bem o destino e o agente de viagens pode garantir uma experiência sem contratempos, evitando imprevistos como falta de disponibilidade em voos e hospedagens.
"Contar com profissionais especializados permite que o viajante se preocupe apenas em curtir a viagem, já que terá suporte em todas as etapas do roteiro", explica Cinara dos Santos, da Ci Travel. A consultora de viagens Graziela Sandri reforça que a falta de organização pode impedir a realização de uma viagem: “muitas pessoas deixam para a última hora e acabam não conseguindo passagens, hospedagens ou enfrentando outros problemas burocráticos”.
Além de evitar transtornos, a assessoria especializada ajuda a encontrar as melhores tarifas e pacotes personalizados. Para a Diretora da Zaffari Turismo, Celyta Botton de Souza, as diversas informações disponíveis na internet muitas vezes acabam induzindo o viajante ao erro pois não levam em conta o perfil do cliente e de sua família. Segundo ela, uma boa consultoria garante que o roteiro seja adequado às necessidades de cada viajante, proporcionando qualidade e custo-benefício.
Seja para explorar as belezas do Rio Grande do Sul, curtir praias paradisíacas ou embarcar para o exterior, 2025 promete ser um ano de muitas oportunidades para viajar. E para aproveitar ao máximo cada destino, planejamento e suporte especializado são indispensáveis.
Sobre a ABAV-RS
A Associação Brasileira de Agências de Viagens do RS (ABAV-RS) possui 195 empresas associadas, de diversas partes do Estado. A atuação no Rio Grande do Sul iniciou em 17 de julho de 1961 em defesa dos direitos dos profissionais do setor.
Está vinculada à ABAV Nacional, que é a maior entidade sem fins lucrativos do país representando os interesses dos Agentes de Viagens. Com quase 70 anos de atividades no Brasil, desde 1953 reúne aproximadamente 2,2 mil agências de turismo espalhadas por todo o território nacional.
Ao congregar as agências de viagens e turismo, a associação busca o intercâmbio de experiências e informações de qualidade, além de desenvolver, representar e apoiar amplamente os interesses das filiadas. Entre seus objetivos também estão a constante capacitação dos associados e a promoção de congressos, exposições e conferências que contribuam para o aprimoramento técnico do setor.
Mais informações em https://www.abavrs.com.br/.
Comments