top of page

GRAMADO Magazine

  • Instagram Gramado Magazine
  • Facebook Gramado Magazine
  • YouTube Gramado Magazine
  • X Gramado Magazine

La Prima Vendemmia, o Filó a luz de velas

  • Foto do escritor: Tela Tomazeli | Editora
    Tela Tomazeli | Editora
  • há 52 minutos
  • 3 min de leitura

NOVA ROMA DO SUL - À luz de velas, 3 mil pessoas celebram a história da imigração em um dos maiores Filós da Serra Gaúcha.



Entre os momentos mais aguardados da 15ª La Prima Vendemmia, o Filó  ocupou lugar de destaque e, no último sábado (31/01), reafirmou sua força como expressão viva da memória e da identidade local, reunindo mais de 3 mil espectadores. A atração que mescla teatro e música terá sua última apresentação no próximo sábado, 7 de fevereiro, às 21h30, prometendo emocionar mais uma vez a comunidade e os turistas.



Quando as luzes se apagam e o palco é tomado pela encenação do grupo Miseri Coloni, o tempo parece retroceder em Nova Roma do Sul. O público silencia para ouvir histórias que atravessaram gerações. O encerramento, com cantorias em português e talian, sela a conexão profunda com a herança dos antepassados e a preservação do dialeto.


Origens centenárias

Inspirado em uma tradição profundamente enraizada na cultura italiana, o filó nasceu como um encontro simples entre famílias do interior que, após o trabalho nas lavouras, reuniam-se para partilhar alimentos e fortalecer laços. No palco da 15ª La Prima Vendemmia, esse costume ganha forma cênica com a participação voluntária de dezenas de moradores, retratando desde a partida da Itália até os desafios da colonização na Serra Gaúcha.



Vídeo: Ricardo Finco


Jovens, idosos e crianças cantam e dançam ao som de músicas típicas italianas

A encenação envolve dezenas de moradores de Nova Roma do Sul, que participam ativa e voluntariamente de todas as etapas do espetáculo. Cenografia e organização nascem do envolvimento coletivo, transformando o Filó em uma obra construída a muitas mãos e carregada de autenticidade. 


O Filó é um momento de encontro entre passado e presente. Ao resgatar hábitos simples e narrativas fundadoras, o espetáculo convida o público a compreender a essência da imigração italiana e o modo como essas histórias seguem moldando a identidade local. É uma experiência sensível, que emociona tanto quem tem raízes na região quanto quem chega para conhecer de perto a cultura de Nova Roma do Sul.



A cidade bilíngue que transformou a colheita em propulsor do turismo

Com raízes na imigração vêneta de 1888, Nova Roma do Sul consolidou-se como base da preservação cultural na região. A cidade bilíngue (talian é língua co-oficial) foi vanguarda ao organizar, ainda em 1995, a primeira edição da La Prima Vendemmia. O nome do evento simboliza o ápice do ciclo produtivo: o momento de oferecer ao mercado o resultado de um ano inteiro de dedicação nos parreirais.


A 15ª La Prima Vendemmia consolidou seu protagonismo na Serra Gaúcha ao receber cerca de 10 mil pessoas em seus primeiros três dias de programação. O evento, que celebra 30 anos de história, distribuiu mais de 3 mil quilos de uva e retorna para seu encerramento nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro.



Fotos: Juliane Tonin


Programação do último final de semana (06 a 08/02)

06/02 - Sexta-feira

19h - Abertura dos Portões

19h - Apresentação da Invernada Artística do CTG Aconchego Gaúcho

20h - Show com Campo e Gaita

22h - Show com Vitor Henrique e Gabriel


07/02 - Sábado

08h - Abertura dos Portões

08h - II Corrida e Caminhada entre Vales e Vinhedos

09h - Distribuição de Uvas

09h - 2ª Etapa do Ranking Gaúcho de Quatrilho

10h - Jogos Coloniais

10h30 - Saída de Passeios Turísticos

11h30 - 1º Festival do Tortéi Frito

12h - Intervalo para Almoço

13h30 - Saída de Passeios Turísticos

15h - Jogos Coloniais

15h30 - Saída de Passeios Turísticos

17h - Premiação do Campeonato de Quatrilho

17h30 - Saída de Passeios Turísticos

20h - Show com Le Farfalle

21h30 - Filó Cênico com Miseri Coloni

22h30 - Show/baile Italiano com Grupo Girotondo


08/02 - Domingo

08h30 - Abertura dos Portões

09h - Distribuição de Uvas

10h - Jogos Coloniais

10h30 - Saída de Passeios Turísticos

11h30 - 1º Festival do Tortéi Frito

12h - Intervalo para Almoço

13h30 - Saída de Passeios Turísticos

14h30 - Banda Ultra Duo

15h - Jogos Coloniais

15h30 - Saída de Passeios Turísticos

17h - Show com Nacional Trio

17h30 - Saída de Passeios Turísticos

18h - Jogos Coloniais

20h - Show com Brilha Som

22h - Lilo Lorandi



Ingressos!
Ingressos!

Comentários


Notícias Recentes

bottom of page