top of page

GRAMADO Magazine

  • Instagram Gramado Magazine
  • Facebook Gramado Magazine
  • YouTube Gramado Magazine
  • X Gramado Magazine

Junior Achievement está entre as principais organizações de impacto social do país e do mundo

  • Foto do escritor: Tela Tomazeli | Editora
    Tela Tomazeli | Editora
  • 9 de jul.
  • 3 min de leitura

Destaque internacional reflete atuação da JA Brasil na formação de jovens para o futuro do trabalho e do empreendedorismo


Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

A Junior Achievement (JA) no Brasil é destaque entre as 40 organizações de impacto social mais influentes do país, ocupando o 34º lugar no ranking anual da thedotgood, publicado nesta semana. A lista é uma das mais relevantes do setor e avalia iniciativas globais com foco em impacto sustentável, inovação e alcance.


A JA Brasil integra a rede global da JA Worldwide, que alcançou a quinta posição no ranking mundial. É o sétimo ano consecutivo em que a rede aparece no Top 10 da thedotgood, organização com sede na Suíça que anteriormente atuava sob o nome NGO Advisor.


A classificação em ambos os rankings considera critérios como inovação holística, governança centrada nas pessoas, impacto de longo prazo e presença em escala. Desde sua reformulação em 2021, a thedotgood vem substituindo o termo “ONG” por “SGO” (social-good organization), conceito que abrange um ecossistema mais amplo de entidades orientadas por propósito social.


O reconhecimento reflete o papel da JA na formação de jovens em competências profissionais. Em mais de 40 anos, a JA Brasil já entregou mais de 7 milhões de experiências de aprendizagem com programas e projetos educacionais voltados à educação financeira, ao empreendedorismo e à preparação para o mercado de trabalho.


“Esse reconhecimento reforça nossa missão de continuar inspirando jovens a desenvolver competências empreendedoras, financeiras e de cidadania, promovendo impacto real nas comunidades em que atuamos”, afirma a diretora executiva da JA Rio Grande do Sul, Aline Néglia.


Para Asheesh Advani, CEO da JA Worldwide, o reconhecimento reforça a convicção de que investir na juventude impulsiona o progresso global. “Em um mundo marcado por mudanças tecnológicas aceleradas, transformações demográficas e incertezas econômicas, a JA está se expandindo para atender a esse momento. Estamos inovando nas formas de ensinar empreendedorismo, preparação para o trabalho e saúde financeira – garantindo que jovens em todos os lugares desenvolvam habilidades, mentalidades e oportunidades para construir comunidades mais inclusivas, justas e prósperas. Ser novamente nomeados entre as 10 principais SGOs reflete não apenas nossa história e nosso alcance, mas também nosso compromisso contínuo com o futuro e com o impacto centrado nos jovens”, completa Advani.


Com mais de um século de atuação internacional e presença em mais de cem países, a JA é reconhecida por fomentar oportunidades educacionais com apoio de escolas, voluntários e setor privado. Em 2024, a rede proporcionou mais de 19 milhões de experiências de aprendizagem ao redor do mundo.


Sobre a Junior Achievement

Fundada em 1919 nos Estados Unidos, a JA é uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo em mais de cem países. É pioneira na América Latina em levar conhecimento sobre empreendedorismo, educação financeira e mercado de trabalho para jovens por meio do método "aprender-fazendo".

No Brasil, a JA está há mais de quatro décadas e já entregou mais de 7 milhões de experiências de aprendizagem, com o apoio de mais de 205 mil voluntários. Nossos programas de educação financeira são reconhecidos pela Enef (Estratégia Nacional de Educação Financeira).

Pelo trabalho que desempenha, a Junior Achievement Worldwide é reconhecida como a quinta ONG mais influente do mundo pela thedotgood e neste ano de 2025 foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz pelo quarto ano consecutivo. Saiba mais em jabrasil.org.br.


Sobre a Junior Achievement RS

A Junior Achievement Rio Grande do Sul foi criada em 1994 por um grupo de empresários gaúchos unidos em torno do propósito de levar educação empreendedora a crianças e jovens, tendo em vista a construção de um Estado mais próspero. Membro da JA Brasil, a JA Rio Grande do Sul já beneficiou diretamente mais de 1 milhão de jovens do Ensino Fundamental ao Médio – predominantemente da rede pública de ensino e de Organizações da Sociedade Civil (OSCs).

O apoio financeiro da iniciativa privada viabiliza a implementação dos projetos, em parceria com as secretarias de educação de estados e municípios e uma ampla rede de educadores, voluntários e gestores.



Fotos da Feira de Miniempresas 2025, no Shopping Iguatemi, em Porto Alegre:

Applause Formaturas/ Divulgação

Comentários


Notícias Recentes

bottom of page