top of page

GRAMADO Magazine

  • Instagram Gramado Magazine
  • Facebook Gramado Magazine
  • YouTube Gramado Magazine
  • X Gramado Magazine

Gramadotur promete edição histórica para celebrar os 40 anos do Natal Luz de Gramado

  • Foto do escritor: Tela Tomazeli | Editora
    Tela Tomazeli | Editora
  • 10 de jul.
  • 3 min de leitura

A autarquia municipal Gramadotur, que trabalha os eventos oficias do municipio de Gramado, nos traz a informação de que vem trabalhando intensamente na preparação do 40º Natal Luz de Gramado, desde novembro do ano passado. Para marcar o aniversário de quarenta anos, a próxima edição que acontece de 23 de outubro de 2025 a 18 de janeiro de 2026, promete experiências inéditas, novas atrações e muitas emoções.


Espetáculo Nativitaten, Serra Park, Natal Luz, Gramado. Crédito: Cleiton Thiele
Espetáculo Nativitaten, Serra Park, Natal Luz, Gramado. Crédito: Cleiton Thiele


De acordo com a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, os detalhes completos da programação serão anunciados até o final de julho. “Estamos trabalhando incansavelmente para que essa seja uma edição histórica, que fique gravada na memória de todos. Não apenas pela maturidade do evento, mas também porque, depois dos desafios enfrentados em maio de 2024, é hora de retomar com força total e dar nosso apoio à comunidade e ao trade turístico”, afirma Rosa Helena.



Segundo ela, a programação especial será apresentada junto com a abertura da venda de ingressos dos espetáculos Nativitaten e Grande Desfile de Natal, ícones que encantam milhares de espectadores todos os anos. A estimativa é que mais de 2,5 milhões de visitantes passem por Gramado durante o período, movimentando hotéis, restaurantes, comércio e toda a economia local. Com seus 40 anos de história, o Natal Luz está consolidado como um símbolo do turismo brasileiro e referência mundial em eventos de fim de ano, e é um marco diferencial para a economia de Gramado, do RS e do Brasil pois as divisas trazem ao país os turistas do Mercosul.


Dados da Embratur informam que nos cinco primeiros meses de 2025, o Rio Grande do Sul recebeu 1,17 milhão de visitantes estrangeiros. Isso significa um em cada cinco turistas que visitaram o Brasil no período – um total 4,8 milhões. Os dados foram divulgados pelo Ministério do Turismo, a partir de relatórios da Embratur e da Polícia Federal. O número representa um crescimento de 94,5% em relação aos 603 mil registrados no mesmo período de 2024, colocando o RS na segunda posição nacional, atrás apenas de São Paulo, e à frente de destinos tradicionais, como Rio de Janeiro e Santa Catarina. O maior fluxo de visitantes, tanto no Brasil quanto no RS, foi de argentinos.



Para esta edição, extra oficialmente circulam conversas sobre a vinda de Roberto Carlos, para gravar o especial de final de ano, no mesmo local onde acontece o espetáculo Nativitaten, o Serra Park. Lembramos que o cantor já esteve em Gramado, neste mesmo local realizando um show ao redor do lago. Outras iniciativas são: a edição do Livro dos 40 Anos do Natal Luz e, um documentário produzido pelos alunos do Educavideo, programa de formação em linguagem audiovisual para estudantes da rede pública de Gramado, no Rio Grande do Sul. Ele oferece capacitação em produção cinematográfica e audiovisual, com o objetivo de desenvolver o pensamento crítico, a apreciação e produção de obras cinematográficas, além de promover a inclusão e a cultura do cinema. O programa também promove a Mostra Nacional de Cinema Estudantil do Educavídeo, parte do Festival de Cinema de Gramado, onde os alunos apresentam seus filmes.


A sinopse do documentarrio sobre os 40 anos do Natal Luz foi apresentada no lançamento do Festival de Cinema de Gramado, que aconteceu dia 8 de julho em Gramado.


Você pode acompanhar o processo de licitação da decoração urbana do Natal Luz de Gramado, como descritivo, valores e uma mostra dos esboços da decoração, que terá licitação no próximo dia 16 de julho de 2025, as 8h30, através deste link



SERVIÇO

Natal Luz de Gramado – 40 Anos

De 23 de outubro de 2025 a 18 de janeiro de 2026


ree

Comentários


Notícias Recentes

bottom of page