top of page

GRAMADO Magazine

  • Instagram Gramado Magazine
  • Facebook Gramado Magazine
  • YouTube Gramado Magazine
  • X Gramado Magazine

Gramado vence prêmio internacional de Destino Turístico Inteligente

  • Foto do escritor: Tela Tomazeli | Editora
    Tela Tomazeli | Editora
  • 20 de mar.
  • 3 min de leitura

DESTINO INTELIGENTE

Prefeito Nestor Tissot, secretário de Turismo, Ricardo Bertolucci e o jurado da premiação, Sebastian Ibarra. Crédito: Divulgação
Prefeito Nestor Tissot, secretário de Turismo, Ricardo Bertolucci e o jurado da premiação, Sebastian Ibarra. Crédito: Divulgação

Projeto está relacionado ao combate à crise socioeconômica instaurada a partir dos eventos climáticos de 2024!


A Administração Municipal de Gramado, por meio da Secretaria de Turismo, recebeu uma premiação internacional na noite de ontem (19), durante a programação da Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI), que está sendo realizada em Bonito (MS). A cidade de Gramado foi a grande vencedora do Prêmio Ibero-Americano de Destino Turístico Inteligente (DTI) 2025, na categoria ‘Governança’, consolidando sua posição como referência em turismo inovador e sustentável. O reconhecimento foi conquistado com o projeto “Gestão para combate à crise socioeconômica de Gramado instaurada a partir dos fenômenos climáticos de maio de 2024”, liderado pela Secretaria de Turismo, em parceria com entidades e o trade turístico. O Prêmio Ibero-Americano DTI reconhece destinos, empresas e organizações que se destacam pelo desenvolvimento de soluções sustentáveis, acessíveis e inovadoras no turismo.



O troféu foi entregue diretamente ao prefeito Nestor Tissot e ao secretário de Turismo de Gramado, Ricardo Bertolucci Reginato, que destacaram a importância da conquista para o fortalecimento da projeção internacional do destino Gramado, servindo como inspiração para outros destinos turísticos no enfrentamento a crises por meio de uma gestão eficiente e inovadora. “Este prêmio é um reconhecimento ao esforço coletivo de Gramado em superar adversidades e inovar na gestão turística. Este projeto se tornou um exemplo de como a adaptação e a resiliência são fundamentais para um turismo inteligente. Esperamos que essa iniciativa inspire outros destinos a buscar parcerias estratégicas para enfrentar desafios futuros”, destaca o secretário de Turismo de Gramado, Ricardo Bertolucci Reginato.



PARCERIA ENTRE SETOR PÚBLICO E INICIATIVA PRIVADA

Já o prefeito Nestor Tissot faz um agradecimento especial a todas as entidades, órgãos e ao empresariado gramadense, que foram parceiros da gestão pública no enfrentamento da maior catástrofe climática da história do Rio Grande do Sul. “É uma conquista que envolve a união do setor público e da iniciativa privada, que é uma marca de Gramado. Juntos, seguimos desenvolvendo o nosso município”, comentou o prefeito Nestor Tissot.



Gramado ganhou pelo voto popular

O prêmio destaca dois segmentos, o Voto Popular e o Voto do Juri. Gramado, que é um dos 21 destinos do Brasil que tem trabalhado a metodologia do MTUR, foi destacado pelo Voto Popular e ficou em primeiro lugar frente a Villa Elisa, Argentina; Jardín,Colômbia; Campo Grande, Brasil; Santa Rosa de Cabal, Colômbia.


Conheça os finalistas da 2ª edição do DTI Awards 2025!

Os finalistas do Prêmio Smart Tourism Destinations (DTI) 2025, um reconhecimento que destaca as melhores práticas em turismo inteligente na América Latina. Este ano, acolheu iniciativas inovadoras e transformadoras que contribuem para o desenvolvimento de destinos mais acessíveis, sustentáveis ​​e competitivos.


Governança - Segmento de destino:

Gestão para combate à crise socioeconômica – Prefeitura Municipal de Gramado. Brasil


Parcerias transformadoras: Governança do turismo em Villa Elisaos – Município de Villa Elisa. Argentina


Sistema de autogestão para formalização de Prestadores de Serviços Turísticos de Jardín, Rosa de Oro e Selo de Qualidade Turística. – Município de Jardín. Colômbia.


App Connect Campo Grande » Selo de Qualidade Turística – Prefeitura Municipal de Campo Grande. Brasil.


Selo Violeta: Estratégia de Equidade de Gênero – Entidade Município de Santa Rosa de Cabal. Colômbia.



gif

O QUE É UM DESTINO TURÍSTICO INTELIGENTE

Destinos Turísticos Inteligentes são uma tendência crescente na indústria do turismo. É uma estratégia desenvolvida na Espanha que ajuda as cidades a darem maior visibilidade aos atrativos turísticos, com a implantação de tecnologias que tornam os destinos mais acessíveis e sustentáveis. No Brasil, a metodologia, foi adaptada à realidade brasileira, sendo implantada em 2021 pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Instituto Ciudades del Futuro.


No país, o DTI é desenvolvido tendo como foco nove pilares: Governança; Inovação; Tecnologia; Sustentabilidade; Acessibilidade; Promoção e Marketing; Segurança; Mobilidade e Transporte e Criatividade. As cidades que se dispõem a implantar as diretrizes para tornar os seus destinos mais atrativos, adquirem o selo DTI após 80% dos requisitos cumpridos pelo plano de transformação.



Como fazer parte da estratégia DTI?

O Ministério do Turismo estabeleceu 105 requisitos, que são necessários para iniciar um trabalho de desenvolvimento de um destino turístico, visando à sua transformação. Entre eles, é importante que os destinos saibam gerir os recursos da sua cidade de forma eficiente; proporcionar experiências de qualidade para o turista; criar vivências integrativas e oferecer atrativos acessíveis.



Requisitos no manual abra o PDF.


Comentários


Notícias Recentes

bottom of page