top of page

GRAMADO Magazine

  • Instagram Gramado Magazine
  • Facebook Gramado Magazine
  • YouTube Gramado Magazine
  • X Gramado Magazine

Gramado perde duas de suas principais feiras

  • Foto do escritor: Tela Tomazeli | Editora
    Tela Tomazeli | Editora
  • há 1 hora
  • 2 min de leitura

NEGÓCIOS - SICC e Zero Grau passam a ser realizada na Fenac, Novo Hamburgo

As feiras calçadistas da Merkator migram para Novo Hamburgo, pondo fim a um ciclo de grandes negócios e fluxo turístico na Serra Gaúcha.


Gramado presencia, silenciosamente,  o fim de um importante ciclo no calendário de negócios. A Merkator Feiras e Eventos, promotora responsável pelo SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado e pela Zero+ (Zero Grau), anunciou a transferência definitiva dos eventos para a Fenac, em Novo Hamburgo (RS).



ree


A mudança, comunicada durante a abertura da Zero+ em Novo Hamburgo, impacta diretamente o setor de turismo e serviços da Região das Hortênsias. Por anos, o SICC (lançamento Primavera/Verão) e a Zero Grau (lançamento Outono/Inverno) trouxeram milhares de lojistas, compradores e indústrias de todo o país e do exterior, para o Serra Park, em Gramado, movimentando hotéis, restaurantes, o comércio. O impacto também será sentido pela mão de obra dos fornecedores de serviço, como recepcionistas, seguranças, alimentação, artes gráfica, transporte, o próprio centro de eventos, etc).



Roberta Pletsch . Dinarci Borges - FlashTop
Roberta Pletsch . Dinarci Borges - FlashTop

A diretora da Merkator, Roberta Pletsch, justificou a alteração como um "recomeço" e uma necessidade de adaptação aos novos tempos do mercado, ouvindo a indústria calçadista. A decisão foi formalizada em parceria com 11 sindicatos patronais do Rio Grande do Sul e entidades empresariais, buscando fortalecer a promoção do calçado diretamente em seu berço produtor.


Embora Gramado tenha oferecido o cenário perfeito para o encontro entre moda, negócios e lazer por muitos anos, a volta das feiras para a Fenac, o tradicional polo da indústria no Vale do Sinos, sinaliza um alinhamento logístico e estratégico da produção com os eventos.


As novas datas já refletem a mudança de local: SICC 2026 será realizado de 29 de junho a 1º de julho (Novo Hamburgo) e a Zero+ 2027 tem sua próxima edição marcada para os dias 11, 12 e 13 de janeiro, também nos pavilhões da Fenac.


Para Gramado, a perda dessas feiras de grande porte coloca em pauta o desafio de buscar novos eventos B2B (Business-to-Business) que possam preencher o calendário e manter o fluxo de visitantes de negócios, um segmento crucial para a economia da cidade.


O setor de turismo da Serra Gaúcha, que sempre se beneficiou da vinda das delegações calçadistas, agora acompanha a transição, mudo.


A saída das duas principais feiras de Gramado, curiosamente, não movimentou ninguém, nenhuma entidade ou autoridade.


ree

Notícias Recentes

bottom of page