top of page

GRAMADO Magazine

  • Instagram Gramado Magazine
  • Facebook Gramado Magazine
  • YouTube Gramado Magazine

Gramado retoma posição entre os dez destinos mais vendidos do Brasil pelas operadoras de turismo

  • Foto do escritor: Tela Tomazeli | Editora
    Tela Tomazeli | Editora
  • há 8 horas
  • 2 min de leitura

Gramado, Rua Garibaldi, maio de 2026. Foto: Tela Tomazeli
Gramado, Rua Garibaldi, maio de 2026. Foto: Tela Tomazeli


Por: Redação Gramado Magazine

Editoria: Turismo



Gramado voltou a ocupar posição de destaque entre os destinos mais vendidos do Brasil pelas operadoras de turismo. O município aparece na 10ª colocação no ranking nacional, retomando presença após um ano especialmente desafiador para o turismo gaúcho.


O resultado integra o Anuário Braztoa 2026, principal levantamento do setor turístico nacional, que reúne dados das operadoras associadas à Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) referentes ao desempenho de vendas em 2025.


Em 2024, a catástrofe climática que atingiu o Rio Grande do Sul impactou diretamente o fluxo turístico da cidade. O fechamento temporário do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, e a necessidade de utilização de aeroportos alternativos tornaram a logística de acesso ao Estado mais complexa, refletindo no desempenho comercial do destino junto às operadoras.


Ainda naquele contexto, Gramado havia sido reconhecida no Anuário Braztoa 2025 como um dos destinos emergentes do país, figurando entre os cinco brasileiros com maior crescimento de interesse por parte dos viajantes.


"O reconhecimento mostra nossa capacidade de recuperação mesmo diante das adversidades enfrentadas. Esse resultado pertence a cada gramadense que acorda cedo e trabalha com dedicação para encantar quem nos visita", afirma o prefeito Nestor Tissot.

Com a retomada da conectividade aérea e a normalização da operação turística, os números confirmam a recuperação. Além de retornar ao ranking dos destinos mais vendidos, Gramado celebra a presença de um de seus principais atrativos entre os destaques nacionais: o Snowland aparece na quarta posição entre as atrações turísticas mais comercializadas pelas operadoras brasileiras.


"Estar entre os destinos mais vendidos do Brasil é um reconhecimento importante para Gramado e para toda a cadeia turística da cidade. Temos realizado um trabalho constante junto às operadoras, agentes de viagens e demais parceiros do setor para manter Gramado presente na prateleira dos principais vendedores de turismo do país. Esse resultado demonstra a força da nossa marca, a qualidade da experiência que oferecemos aos visitantes e o compromisso do trade local em inovar e entregar excelência", destaca o secretário de Turismo de Gramado, Ricardo Bertolucci


Gramado, outono de 2026. Foto: Tela Tomazeli
Gramado, outono de 2026. Foto: Tela Tomazeli


Gramado, em um dia de outono, a araucária e o pôr do sol, visto da minha casa (no terreno do vizinho) Foto: Tela Tomazeli
Gramado, em um dia de outono, a araucária e o pôr do sol, visto da minha casa (no terreno do vizinho) Foto: Tela Tomazeli


Gramado, Avenida das Hortênsias com Garibaldi, maio de 2026. Foto: Tela Tomazeli
Gramado, Avenida das Hortênsias com Garibaldi, maio de 2026. Foto: Tela Tomazeli


Casa da Montanha. Foto: Divulgação
Casa da Montanha. Foto: Divulgação


Gramado, Caza Wilfrido, Tapera Italiana, 2026. Foto: Divulgação
Gramado, Caza Wilfrido, Tapera Italiana, 2026. Foto: Divulgação


Gramado, janeiro de 2026. Foto: Tela Tomazeli
Gramado, janeiro de 2026. Foto: Tela Tomazeli


Gramado, Castelo Saint Andrews, dezembro. Foto: Divulgação
Gramado, Castelo Saint Andrews, dezembro. Foto: Divulgação


Avenida Borges de Medeiros. Foto: Rafael Cavalli
Avenida Borges de Medeiros. Foto: Rafael Cavalli



Notícias Recentes

bottom of page