top of page

GRAMADO Magazine

  • Instagram Gramado Magazine
  • Facebook Gramado Magazine
  • YouTube Gramado Magazine
  • X Gramado Magazine

Gramado - Mocovi – Gestão 23/25 – Balanço de Produtividade de 2024

  • Foto do escritor: Tela Tomazeli | Editora
    Tela Tomazeli | Editora
  • 7 de dez. de 2024
  • 4 min de leitura

Corpo de Bombeiros/ Brigada Militar/Policia Civil

 

Josiano Schimitt, presidente do Mocovi Gramado.
Josiano Schimitt, presidente do Mocovi Gramado. Crédito: Tela Tomazeli

Na última quinta-feira, 5, o Mocovi Gramado - Movimento de Combate a Violência de Gramado, que tem como missão ‘ser elo entre a Comunidade, Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público e as forças de Segurança do Município’, apresentou seu relatório de final de ano, através das forças de segurança da Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e, da entidade, que é um elo de extrema relevância para manutenção do sistema.


O Mocovi aproxima a comunidade e os sistemas de segurança. A cada período um empresário assume, voluntariamente, o trabalho de presidir a entidade, que atua sempre em conjunto com o Ministério Público, Poder Judiciário, Prefeitura Municipal de Gramado, Câmara de Vereadores. O trabalho do Mocovi é no sentido de receber as demandas dos serviços de segurança, analisar e então liberar as verbas para execução das necessidades. Estes recursos vêm de convênios com empresas, Prefeitura, emendas parlamentares da Câmara, poder judiciário e ações solidárias.


“Nosso papel é agilizar, como entidade privada, os recursos para que nosso sistema de segurança esteja sempre pronto para atender as demandas da comunidade. Questões que levariam tempo para serem liberadas pelo Governo do Estado, por questões burocráticas, nós procuramos resolver aqui”, diz o presidente do Mocovi, Josiano Schimitt.


 Receita e despesa

A entidade, hoje presidida pelo empresário Josiano Schimitt, obteve uma receita de R$ 1.417, 036, e uma despesa de R$ 1.361,728,40 (veja no slide de onde vieram as receitas e onde foram alocadas as despesas).


Veja as especificações nos slides. Clique na imagem para ampliar.

 


 


Corpo de Bombeiros

⁠⁠Juliano Soares Napp - Comandante do 1° Pelotão de Bombeiro Militar de Gramado

O 2° Companhia de Bombeiro Militar tem sede administrativa em Gramado e atua em 11 municípios.


O 1° Pelotão de Bombeiro Militar de Gramado tem no comando Juliano Soares Napp e possui atuação nos municípios de Gramado, Nova Petrópolis e Picada Café.


O Comandante do 1° Pelotão de Bombeiro Militar de Gramado, Juliano Soares Napp, apresentou relatório ocorrência e prevenção até 23 de novembro.


Veja as especificações nos slides. Clique na imagem para ampliar.

 


 

Polícia Militar

Capitão Luiz Fernando Pereira Bastos
Capitão Luiz Fernando Pereira Bastos, Crédito: Tela Tomazeli

O CRPO – H, Comando Regional de Polícia Ostensiva Hortênsias tem a sua sede administrativa no Bairro Planalto, em Gramado, e atende 11 municípios, são eles: Gramado, Canela, São Francisco de Paula, Cambara do Sul, Nova Petrópolis, Picada Café, Três Coroas, Igrejinha, Taquara, Rolante, Riozinho.


O 1° BPAT - 1° Batalhão de Policiamento em áreas Turísticas está localizado no centro de Gramado e atende seis municípios: Gramado, Canela, São Francisco de Paula, Nova Petrópolis, Cambará do Sul e Picada Café.  


No mesmo endereço está a 1° Companhia Gramado, que é responsável pelo policiamento ostensivo de Gramado, Nova Petrópolis e Picada Café.


Funciona ainda, no mesmo endereço o Pelotão de Força Tática, ligado ao 1° BPAT, que atende além de Gramado, mais cinco municípios.


O Capitão Luiz Fernando Pereira Bastos apresentou os relatórios de 2024, que inclui programas como o PROERD e Violência Doméstica, um assunto que preocupa o comando da Brigada Militar.


Veja as especificações nos slides. Clique na imagem para ampliar.




Violencia doméstica 

Coronel Ivens Giuliano Campos dos Santos - Comandante do CRPO Hortênsias
Coronel Ivens Giuliano Campos dos Santos - Comandante do CRPO Hortênsias. Crédito: Tela Tomazeli

Conversando de maneira informal com o Coronel Ivens Giuliano Campos dos Santos - Comandante do CRPO Hortênsias, soubemos de questões que são muito sérias, quando se fala em violência doméstica, na Região de abrangência de atendimento da corporação. Pais que, para castigar filhos, os levam para um lugar distante e deixam a criança lá, como forma de assustar para que ‘se comportem’ e, tempo depois retornam para buscar. Em um caso, o pai não conseguiu mais encontrar o filho e teve que procurar a Brigada Militar para ajudar na busca. A corporação utilizou até helicóptero. O menino havia encontrado o caminho e foi para a casa da avó, onde se sentia acolhido, nos relata o Coronel. Outra questão que está em evidência na questão da violência doméstica se relaciona ao idoso.


A Brigada Militar, por estas questões, lançou recentemente um projeto que visa trabalhar nas escolas, especificamente sobre a violência doméstica. Hoje já são atuantes dentro do PROERD, que forma centenas de alunos anualmente, em um trabalho de aproximação com a polícia, mostrando o trabalho da corporação e gerando a confiabilidade. As crianças ficam encantadas com este relacionamento.


Outro depoimento que nos chamou a atenção e, na verdade, nos confere mais determinação para continuar esta relação, foi do Capitão Luiz Fernando Pereira Bastos, que se diz impressionado e emocionado com a apropriação que Gramado tem com a corporação. Chegado a pouco tempo na cidade, ele diz que esta relação é única e traz incentivo ao trabalho. "Muitos policiais querem vir para Gramado pela forma que a comunidade trata as policias", relata.


 

Polícia Civil

Delegada de Gramado, Fernanda Aranha.
Delegada de Gramado, Fernanda Aranha. Crédito: Tela Tomazeli

Delegacia de Polícia Civil de Gramado – DP, localizada no Bairro Planalto tem no comando a delegada Fernanda Aranha, e atua na investigação de crimes, remessa de procedimentos policiais e deflagração de operações.


A DP Gramado também possui projetos sociais preventivos, o chamado Papo de Responsa, voltados ao uso de drogas, violência doméstica, liderança e atos infracionais, bulliyng e ciberbullying.



Delegado Regional, Gustavo Barcellos.
Delegado Regional, Gustavo Barcellos. Crédito: Tela Tomazeli

Já a Delegacia de Pronto Atendimento – DPPA, sob o comando do delegado Gustavo Barcellos, localizada no bairro Carniel, atende 24h, sete dias por semana e, como diz o nome, possui Pronto Atendimento. Todas as ocorrências de Gramado são registrada ali, incluindo procedimentos de urgência. O local possui celas e as prisões em flagrante são direcionadas para este local. "Todas as ocorrrências, da comunidade, dos turistas e da própria policia são encaminhadas ali", diz o delegado Gustavo.


A Sala das Margaridas esta preparada para o atendimento às mulheres, é um espaço que oferece uma ambientação acolhedora e, exclusiva para este fim .


Segundo Barcellos, delegado Regional, a implantação desta unidade de Pronto Atendimento da Polícia Civil foi um avanço, inclusive para o turista. “Já tivemos caso de perda de documento em que a pessoa ia embarcar dentro de quatro horas, e tinha que ter o registro de ocorrência para isso” diz . ‘Este é mais um serviço importante que Gramado oferta ao visitante’, completa Gustavo Barcellos. 


A 2° Delegacia de Polícia Regional -  DPR, foi instalada este ano no centro de Gramado e também está sob o comando do Delegado Gustavo Barcellos. Ela é responsável pela coordenação e supervisão de 11 delegacias de polícia da região (Gramado, Canela, São Francisco de Paula, Cambará do Sul, Nova Petrópolis, Picada Café, Taquara, Rolante, Riozinho, Igrejinha, Três Coroas) , com objetivo de assegurar implementação de políticas de segurança pública e eficiência dos serviços policiais. Atua na gestão administrativa, operacional, gestão de inteligencia de investigação, cumprimento de mandatos de prisão, é o Comando da Policia Civil na Segunda Região Policial.


Veja as especificações nos slides. Clique na imagem para ampliar.






Comments


Notícias Recentes

bottom of page