Gramado Fortalece a Inclusão com Ações da Câmara e Parceiros
- Tela Tomazeli | Editora
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GRAMADO, RS - A Câmara Municipal de Gramado, em conjunto com a Prefeitura e outras entidades, como o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMPED) e a APAE, tem promovido diversas iniciativas para fomentar a inclusão e a acessibilidade na cidade. As ações, que integram a 7ª Semana da Pessoa com Deficiência, buscam dar voz e visibilidade às pautas das pessoas com deficiência.
Uma das principais atividades foi a roda de conversa.

"Vozes que precisam ser ouvidas", realizada no plenário da Câmara. O encontro teve como objetivo valorizar as experiências de pessoas com deficiência para pensar em políticas públicas que garantam a cidadania plena. Participaram do evento Marcelo Lechner (deficiência visual), Paloma Trich Wulff (pessoa surda), Guilherme Rocha (cadeira de rodas) e Camila Schleder (autista nível I de suporte). As falas trouxeram à tona a urgência de uma cidade mais acessível, a necessidade de ampliar oportunidades de trabalho e educação, e a importância de conscientizar a sociedade sobre os direitos das pessoas com deficiência.
A Câmara também firmou uma parceria inédita com a APAE de Gramado para dar voz aos autodefensores da instituição. O programa, formado por Andressa Caetano, Daniela Schein, Jonas Brigmann e Pedro Dias, tem a responsabilidade de divulgar os resultados de seus trabalhos e expressar suas ideias. A iniciativa busca fortalecer o movimento nacional da APAE, que segue o lema "Nada sobre nós, sem nós". A assistente social Nádia Gross coordena os autodefensores em uma pesquisa sobre acessibilidade e inclusão na comunidade gramadense, com visitas a empresas, escolas e entidades.
No âmbito esportivo, a Câmara, a Prefeitura e o COMPED apoiaram uma partida especial de basquete em cadeira de rodas na Escola Maximiliano Hahn. O jogo, que contou com mais de 15 atletas, celebrou a inclusão e a superação. A vereadora Vivi Cardoso, presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência da Câmara, destacou que o evento "simboliza a força da inclusão e mostra que é possível vencer barreiras por meio do esporte".
O vice-prefeito, Luia Barbacovi, reafirmou o compromisso da administração em "ouvir, dialogar e transformar essas vozes em ações concretas" para tornar Gramado uma cidade mais humana, acolhedora e igualitária para todos.
IFRS lança repositório gratuito de tecnologia assistiva para apoiar estudantes com deficiência
Para ampliar o acesso a conhecimentos, ferramentas, serviços, metodologias e estratégias que apoiem pessoas com deficiência a realizar atividades com mais autonomia, inclusão e qualidade de vida, foi criado o Repositório de Tecnologia Assistiva no Contexto Educacional (Retace).
A plataforma gratuita é inédita no país e pode ser utilizada por estudantes, professores e pedagogos de escolas públicas e privadas, além de profissionais da saúde, como terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e aqueles que atuam com pessoas com deficiência.
Como a plataforma funciona?
O repositório reúne mais de 80 recursos de Tecnologia Assistiva (TA) e oferece mecanismos de busca com filtros, espaço para avaliação dos materiais e uma área dedicada a cursos on-line, abertos e gratuitos. Também disponibiliza um formulário para que pessoas ou instituições de todo o país possam cadastrar novos recursos, que passam por uma curadoria do Centro Tecnológico de Acessibilidade (CTA).
Entre os conteúdos disponíveis estão manuais, vídeos e orientações de uso, incluindo opções gratuitas, de baixo custo (como arquivos para impressão 3D e corte a laser) e recursos comerciais. O espaço também reúne links para cursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e publicações acadêmicas, apoiando a formação de professores, técnicos e profissionais da saúde.
Acessibilidade e usabilidade
O Retace foi desenvolvido seguindo as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG) e a norma ABNT NBR 17225, garantindo compatibilidade com leitores de tela, vídeos legendados e linguagem acessível. A proposta é que qualquer pessoa interessada pelo tema, incluindo pessoas com deficiência, possam acessar, navegar, compreender e interagir e contribuir com o ambiente.
O Retace foi idealizado no âmbito do projeto do Centro de Referência em Tecnologia Assistiva (CRTA), desenvolvido pelo CTA do IFRS em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) entre 2018 e 2021. Após a conclusão do projeto, a equipe do CTA deu continuidade ao trabalho, cuidando do design, implementação e finalização do repositório em agosto de 2025.
Sobre o CTA
O CTA do IFRS atua para promover a acessibilidade em diferentes dimensões — arquitetônica, comunicacional, metodológica, instrumental, programática e atitudinal. Além do trabalho dentro da instituição, o Centro também desenvolve projetos, convênios e parcerias com a comunidade externa.
O Retace já está disponível on-line e pode ser acessado gratuitamente por profissionais da educação, saúde e pela sociedade em geral.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS
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