top of page

GRAMADO Magazine

  • Instagram Gramado Magazine
  • Facebook Gramado Magazine
  • YouTube Gramado Magazine
  • X Gramado Magazine

Governador Eduardo Leite estará na abertura dos dois eventos mais relevantes de Gramado

  • Foto do escritor: Tela Tomazeli | Editora
    Tela Tomazeli | Editora
  • 31 de jul.
  • 3 min de leitura

Claudio Behrend sugeriu as duas Mostras de Cinema, que se transformaram no Festival. É de obrigação da organização do evento homenageá-lo, ainda em vida. E deve ter uma placa com o nome dele no Palácio dos Festivais.


GRAMADO, RS – A cidade de Gramado se prepara para receber a 53ª edição do Festival de Cinema de Gramado e a 40ª edição do Natal Luz, dois dos eventos mais icônicos do município. Na última quarta-feira (23 de julho de 2025), o prefeito Nestor Tissot e a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, estiveram no Palácio Piratini para apresentar as novidades e convidar o governador Eduardo Leite e outras autoridades estaduais para as celebrações.


O encontro, que contou com a presença de diversas lideranças como o secretário Estadual de Turismo, Ronaldo Santini, e a secretária Extraordinária de Relações Institucionais do Estado, Paula Mascarenhas, reforça a parceria entre o município e o governo estadual. O governador Eduardo Leite, inclusive, já confirmou presença na abertura do Festival de Cinema, marcada para 15 de agosto (sexta-feira), às 16 horas, na Sociedade Recreio Gramadense. Ambos os eventos são reconhecidos como Patrimônio Histórico e Cultural do Estado, o que sublinha sua importância para o Rio Grande do Sul.



Comitiva de Gramado, tendo ao centro da mesa o governador Eduardo Leite. As autoridades municipais oficializarm o convite para a abertuta do Festival de Cinema e do Natal Luz, aos entes governamentais. Crédito: Divulgação
Comitiva de Gramado, tendo ao centro da mesa o governador Eduardo Leite. As autoridades municipais oficializarm o convite para a abertuta do Festival de Cinema e do Natal Luz, aos entes governamentais. Crédito: Divulgação


O Festival de Cinema de Gramado acontece de 13 a 23 de agosto de 2025, e mais informações você pode opter no site do evento: https://festivaldecinemadegramado.com/



Um olhar sobre a história do Festival de Cinema de Gramado

Segundo informação de Luciano Peccin, as mostra de Cinema foram criadas pelo COMTUR - conselho criado pelo então prefeito de Gramado, José Francisco Perini, o qual Almeri Peccin era presidente, e tinha como conselheiro Claudio Behrend. Horts Volk era o preferito na época em que foi tranformado no Festival de Cinema, quando o conselho foi extinto e criada a Secretaria deTurismo, onde o secretário era Romeu Dutra que substituindo as mostras.



Claudio Behered

HOMENAGEM - A sugestão das Mostras de Cinema foi de Claudio Behrend, que até o momento não recebeu nenhuma homenagem do evento e não tem, como muitos, uma placa com o nome dele no Palácio dos Festivais e na Calçada da Fama. O Festival de Cinema de Gramado precisa prestar esta homenagem a ele, ainda em vida.


Na década de 1960, Claudio Behrend passou a integrar o Conselho Municipal de Turismo de Gramado (COMTUR). Dentro do conselho se discutia a organização da Festa das Hortênsias. Foi então que, segundo testemunhas da época, Claudio Behrend sugeriu realizar uma Mostra de Cinema em Gramado. Seria mais um atrativo para o evento. Com sua rede de contatos Claudio foi decisivo. Ele era conhecido do Luis Carlos Lisboa, que já conhecia Gramado e era grande divulgador da cidade. O Lisboa tinha conexões com Porto Alegre. E aí costuraram uma situação com o Clube de Cinema de Porto Alegre, que estaria fazendo 20 anos. À época, o presidente era P.F. Gastal. E, assim, a ideia nasceu, também com as articulações políticas das famílias Peccin e Perine, ajudando a realizar o evento. Fonte: Martin Behrend



A primeira edição do Festival

A primeira edição oficial do Festival ocorreu em janeiro de 1973, fruto de uma colaboração entre a Prefeitura de Gramado, a Companhia Jornalística Caldas Júnior, a Embrafilme, a Fundação Nacional de Arte e as secretarias de Turismo e Educação e Cultura do Estado. Desde então, Gramado se consolidou como a capital nacional do cinema, recebendo anualmente milhares de pessoas, entre artistas, estudantes, pesquisadores e amantes da sétima arte.


Ao longo de suas mais de cinco décadas de existência, o Festival de Gramado passou por diversas transformações, sempre buscando se reinventar e acompanhar as tendências do cinema. Em 1992, a partir de sua 20ª edição, o evento expandiu seu escopo, passando a incluir não apenas produções brasileiras, mas também filmes de origem latina, o que lhe conferiu a designação oficial de "Festival de Cinema Brasileiro e Latino".


O símbolo máximo do Festival, e da cidade, é o icônico Kikito, uma estatueta risonha criada pela artesã gramadense Elisabeth Rosenfeld. Ganhar um Kikito é o reconhecimento mais prestigiado da indústria cinematográfica no Brasil e na América Latina. O Festival também promove debates, conferências e discussões, contribuindo ativamente para o desenvolvimento e a crítica do setor audiovisual.


Com a 53ª edição se aproximando, o Festival de Gramado reafirma seu legado de fortalecer a cinematografia nacional e latina, celebrando o novo e honrando a rica trajetória que o transformou em um dos eventos culturais mais relevantes do país.



ree

Comments


Notícias Recentes

bottom of page