top of page

GRAMADO Magazine

  • Instagram Gramado Magazine
  • Facebook Gramado Magazine
  • YouTube Gramado Magazine
  • X Gramado Magazine

Garibaldi sedia XIV Fórum Mundial de Cooperativas Vitivinícolas

  • Foto do escritor: Tela Tomazeli | Editora
    Tela Tomazeli | Editora
  • há 2 dias
  • 3 min de leitura

VITIVINICULTURA

Encontro reunirá 17 organizações de oito países entre os dias 14 e 16 de maio

XIV Fórum Mundial de Cooperativas Vitivinícolas será em Garibaldi. Crédito César Silvestro
XIV Fórum Mundial de Cooperativas Vitivinícolas será em Garibaldi. Crédito César Silvestro

Pela terceira vez, desde seu surgimento em 2011, o Fórum Mundial de Cooperativas Vitivinícolas volta a ser realizado na Serra Gaúcha. Nesta edição, o encontro direcionado a promover intercâmbio tecnológico e reflexões acerca dos desafios e das oportunidades do setor, será realizado em Garibaldi, entre os dias 14 e 16 de maio, tendo a Cooperativa Vinícola Garibaldi como anfitriã.

A realização do XIV Fórum Mundial de Cooperativas Vitivinícolas na região chega num momento altamente simbólico. Além de as cooperativas cumprirem um papel central para impulsionar o desenvolvimento sustentável segundo a Organização das Nações Unidos (ONU), a própria entidade estipulou 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas. "Uma das nossas grandes pautas é, justamente, fortalecer o caráter identitário das cooperativas", destaca o Diretor-Executivo da Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho-RS), Hélio Marchioro.

Ao todo, o Fórum contará com a participação de representantes de 17 cooperativas vitivinícolas. Além do Brasil, estão confirmadas organizações da Argentina, do Uruguai, do Chile, da Bolívia, da Itália, da Espanha e da Alemanha. O encontro se desdobrará em duas frentes. Uma delas é o Fórum em si, com múltiplos painéis e debates. Outra é o conjunto de visitas técnicas a cooperativas da região, de modo a intensificar a intercooperação, com oportunidades de troca de experiências acerca dos processos vitivinícolas, por exemplo.


Além de versar sobre assuntos como gestão, tecnologia, inovação e novas gerações no cooperativismo, o fórum debaterá, entre as pautas principais, a situação do consumo de vinho no mundo e os seus benefícios para a saúde. Tópicos relacionados à economia circular e à sustentabilidade também integram os temas abordados. "As cooperativas, por sua identidade sociofamiliar, exercem o compromisso histórico, de inserção e de distribuição da riqueza e de oportunidades", opina Marchioro, reforçando como o evento atua para fortalecer os elos internos do cooperativismo e para incentivar uma remuneração cada vez mais justa ao trabalho dos seus cooperados.



Encontro será realizado entre os dias 14 e 16 de maio em Garibaldi. Crédito Vagão Filmes
Encontro será realizado entre os dias 14 e 16 de maio em Garibaldi. Crédito Vagão Filmes

O XIV Fórum Mundial de Cooperativas Vitivinícolas é organizado pela Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul. O Brasil já sediou outras duas edições do Fórum - em Caxias do Sul (2013) e em Bento Gonçalves (2018).


Serviço

O quê: XIV Fórum Mundial de Cooperativas Vitivinícolas

Quando: dias 14, 15 e 16 de maio

Onde: Garibaldi, no Dall'Onder Ski Hotel

O evento não é aberto ao público não inscrito.

Programação

Dia 14 de maio

15h: Encontro Economia Circular: o caso Caviro (Itália), na Cooperativa Garibaldi

18h: Solenidade de abertura, no Dall'Onder Ski Hotel

Dia 15 de maio

9h: Fórum, no Dall'Onder Ski Hotel

14h: Visita técnica ao Vitis Aurora, na Cooperativa Vinícola Aurora, em Pinto Bandeira

16h: Visita técnica à Unidade Fabril da Cooperativa Vinícola Aurora, no Vale do Vinhedos

18h30: Painel Vinho é Saúde, na Cooperativa Garibaldi

Dia 16 de maio

9h: Fórum, no Dall'Onder Ski Hotel

10h: Visita técnica e integração (jovens) à Cooperativa Vinícola Nova Aliança, Flores da Cunha

14h: Visita técnica à Cenecoop, em Farroupilha

16h: Visita técnica à Cooperativa Vinícola São João, em Farroupilha

19h: Solenidade e jantar de encerramento na Cooperativa Vinícola São João

Clique Para Download


Encontro será realizado entre os dias 14 e 16 de maio em Garibaldi. Crédito Vagão Filmes

Clique Para Download


XIV Fórum Mundial de Cooperativas Vitivinícolas será em Garibaldi. Crédito César Silvestro

Comments


Notícias Recentes

bottom of page