Futebol, Paixão e Solidariedade: Gramado recebe Festa Consular do Grêmio em 2025
- Tela Tomazeli | Editora

- 1 de out. de 2025
- 5 min de leitura
GRAMADO - Gramado se prepara para sediar, no próximo domingo, 5 de outubro de 2025, uma grande festa consular do Grêmio, um evento que une a paixão esportiva, a celebração comunitária e um profundo compromisso social.
O evento é fruto de um trabalho que o novo presidente do consulado, Emerson Ludwig, assumiu há cerca de quatro meses, dando continuidade ao que já era feito, mas com foco especial na solidariedade. Emerson, que se define como "soldado" do Grêmio e de Gramado, agradeceu o apoio e a presença de todos, destacando que o esporte é uma bandeira forte no país, "formador de pessoas com uma sociedade mais civilizada".
As atividades começam no Estádio Eduardo Tissot, na Vila Olímpica de Gramado (Várzea Grande), com a abertura dos portões às 8h. A manhã será dedicada ao futebol, com os Jogos Preliminares das Escolinhas Infantis do Grêmio (categorias Sub-8 a Sub-14) ocorrendo das 8h30min às 10h30min. O ponto alto da programação esportiva é o Jogo Principal das 11h, que colocará em campo ex-jogadores históricos do Grêmio contra os Amigos do Romário.
Haverá um Espaço de Inclusão exclusivo no estádio para beneficiários da APAE e seus familiares.
Assado Tricolor e Ações Sociais em Destaque
A festa se estende para a tarde na Sociedade Ipiranga com o Assado Tricolor, a partir das 12h30min. O churrasco será comandado pelo renomado assador Schima (Fernando BBQ) e terá a condução da apresentadora Carla Fachim, com a presença de ex-jogadores, o Mosqueteiro, e exposição das taças históricas do clube, além de atração musical. Os ingressos para o assado custam R$ 98 (adultos) e R$ 40 (crianças de 7 a 12 anos), sendo a entrada isenta para menores de 6 anos (bebidas à parte). Os convites podem ser adquiridos na loja Grêmio Mania, na Rua São Pedro, 752.
A dimensão social é o cerne do evento, conforme destacam os organizadores. O acesso ao Estádio Eduardo Tissot se dará mediante a doação de 1kg de alimento por pessoa como Ingresso Solidário, com 100% da arrecadação destinada à Comunidade Vale a Pena Viver.
O Consulado também já garantiu a doação de 600kg de arroz, por meio da apoiadora Prato Fino, que serão distribuídos para a APAE e a Comunidade Vale a Pena Viver. Além disso, cinco camisetas autografadas – quatro pelo elenco atual do Grêmio e uma pelo Master – foram arrecadadas e serão entregues a quatro entidades: Comunidade Vale a Pena Viver, APAE, Santíssima Trindade e Hospital São Miguel.
Quatro profissionais de destaque assumiram o papel de madrinhas para dar visibilidade às causas: Tela Tomazeli (Hospital Arcanjo São Miguel), Fabiana Costa (Santíssima Trindade), Laura Gallas (Comunidade Vale a Pena Viver) e Patricia Zanotelli (APAE).
O evento é patrocinado por Bel Cosméticos, Athleta, Schima, Laçador de Ofertas, Fruki e Pastaciutta, contando ainda com o apoio da Prefeitura de Gramado (Secretarias de Esportes e Turismo) e da Polícia Turística (Brigada Militar).
Serviço:
Data: 5 de outubro de 2025 - A partir das 8h
Locais: Estádio Eduardo Tissot (Vila Olímpica de Gramado) e Sociedade Ipiranga
Realização: Consulado do Grêmio de Gramado

Grêmio em Gramado: União, Esporte e Ação Social Transformadora
A recente coletiva de imprensa, com a participação de ex-jogadores do Grêmio, representantes do consulado e da prefeitura, reforçou a importância da união entre esporte e causas sociais na cidade. A iniciativa, que engloba diversas entidades, mostrou o impacto positivo de ações que visam beneficiar a comunidade e os menos favorecidos.
O Impacto das Madrinhas e Entidades Parceiras
O evento vai entregar a quatro instituições: Hospital Arcanjo São Miguel, APAE, Instituto Santíssima Trindade e Comunidade Terapêutica Vale a Pena Viver uma camiseta autografada pelo atual plantel do Grêmio, para que façam destinação que reverta em benefício das causas. As madrinhas irão se reunir, com os representantes das entidades, para definir a ação que será feita. "O objetivo é criar uma estratégia que possa trazer renda para as quatro entidades, sem haver desgaste no apelo, visto que serão quatro camisetas sendo ofertadas. Importante então a comunidade saber que em breve haverá uma ação ou mais, com relação a este assunto”, diz a jornalista Tela Tomazeli.

Em nome do Instituto Santíssima Trindade, a madrinha, Relações Públicas, Fabiana Costa apresentou o trabalho da entidade, que acolhe crianças e idosos em condições desfavoráveis, "muito me orgulha fazer isso junto com o meu time do coração... Sou gremista, somos uma família de gremistas. Parabéns pela trajetória de vocês no futebol", disse, dirigindo-se aos ex-jogadores presentes ao evento, Anderson Polca, Paulo Roberto e Claudio Pitibul.

Madrinha do Hospital Arcanjo São Miguel, a jornalista Tela Tomazeli fez um breve relato da instituição, ressaltando a aquisição pela Prefeitura, a revitalização e reformas, assim como atendimento de pediatria 24h e em breve a hemodiálise. Ressaltou que o Hospital agora pertence a comunidade, que sempre está presente na sua demanda.

A jornalista Laura Gallas, madrinha da Comunidade Terapêutica "Vale a Pena Viver" apresentou o trabalho que é realizado: “É uma comunidade terapêutica (não clínica) de reabilitação, atuando há cerca de 26 anos, atendendo somente homens a partir de 18 anos, que acolhe até 50 pessoas. O tratamento dura de 9 a 12 meses, incluindo trabalho laboral com a natureza, além de apoio psicológico voluntário e espiritualidade (não religiosa).

Pela APAE, a organizadora do evento e madrinha, Patricia Zanotelli explicou que a instituição atende diariamente 300 famílias. A APAE, “se sentiu acolhida, no espaço exclusivo está sendo organizado no estádio, para que eles e suas famílias possam assistir a um jogo”, disse Patricia.
O Entusiasmo dos Ex-Jogadores do Grêmio
Os ex-jogadores prestes, formados na base do clube, expressaram a alegria de representar o Grêmio e a motivação de ver o engajamento das pessoas com o mesmo propósito. Eles ressaltaram o valor dessas ações: "Para nós é uma alegria de receber um abraço, um carinho às vezes de vocês, das crianças que estão sendo beneficiadas, isso vale mais qualquer dinheiro", disse Paulo Roberto.
Claudio Pitibul, destacou o pioneirismo do clube: "O Grêmio é o único clube do Brasil que tem um departamento de ex-atleta, com CNPJ, com o estatuto". O papel desse setor é fundamental, tendo criado uma associação para ex-atletas que tenham no mínimo dois anos de contrato ou um título relevante, fornecendo suporte e atendimentos pontuais inclusive a jogadores da década de 60 com condições físicas debilitadas.
O Apoio do Poder Público
O representante da administração municipal de Gramado, secretário de Esportes e Lazer, Lucas Roldo, colocou a gestão à disposição para eventos como este, destacando que a cidade tem investido muito em esporte nos últimos anos. “Em quatro anos, o município aumentou o número de crianças em projetos sociais de 300 para 2.600, e fechará o ano com mais de 70 eventos esportivos. O apoio visa estimular o turismo esportivo, divulgar a marca de Gramado e promover o lazer da comunidade, que pode assistir aos eventos com a doação de algum item”, explicou. O secretário finalizou reforçando que a administração municipal deixa toda a estrutura à disposição para este tipo de união entre o poder público e o privado.
Novo morador
A novidade ficou por conta de um novo morador de Gramado. Em breve o ex-atleta do Grêmio, Andreson Polca, passará a residir na cidade, o motivo principal: segurança! Seja muito bem-vindo!









































































Comentários