top of page
Foto do escritorTela Tomazeli | Editora

Feira Zero Grau inicia dia 18, e espera trazer 8 mil pessoas para Gramado

A expectativa é receber 8 mil visitantes nos três de feira, de 18 a 20 de novembro, entre lojistas de todo o país, importadores e demais profissionais do segmento.

Feira Zero Grau Gramado
Crédito: Dinarci Borges


A Zero Grau - Feira de Calçados e Acessórios, que acontece na próxima semana em Gramado (RS), vai ser a última chance para o varejo abastecer seus estoques para este final do ano e para o primeiro bimestre de 2025. Os principais empresários do setor calçadista brasileiros vão estar com seus lançamentos outono/inverno e também com oportunidades de vendas para o período das festas natalinas ainda com modelos para a estação quente. Além dos lançamentos da indústria de grandes volumes, a feira está se notabilizando por oferecer produtos exclusivos dentro do estilo handemade, conceito com origem nas artes plásticas, mas que tem sido muito valorizado na moda nos últimos anos, mundo afora. Isto porque a feira abriga dois grandes grupos de micro e pequenas empresas que trabalham produtos, primando pela qualidade, inovação no processo produtivo e detalhes inusitados. Os grupos: Estação Moda RS e o Três Coroas Shoes são os representantes deste segmento, somando 46 empresas, sendo cerca de 20% do total dos 150 expositores.


Depois de um doloroso período de destruição do estado gaúcho, devido as enchentes do mês de maio, chega a Zero Grau para incentivar a indústria calçadista brasileira, que tem seu berço justamente no Rio Grande do Sul. “Estamos orgulhosos em sermos a primeira feira em nosso estado depois da tragédia que nos abateu. Ao lado dos calçadistas estamos também oportunizando crescimento para o turismo na serra gaúcha já que teremos um número expressivo de lojista nacionais com mais de 1000 CNPJs e cerca de 100 importadores de quatro continentes”, diz Roberta Pletsch, diretora de Relacionamento da Merkator Feiras e Eventos. Os números da feira são expressivos, visto o processo de reconstrução de fábricas, a retomada de empregos e também a confiança dos brasileiros de outros estados e mesmo importadores de se deslocarem para cá. “Foi fundamental a recuperação do aeroporto para atingirmos estas marcas que estamos contabilizando uma semana antes da abertura da feira”, diz Roberta Pletsch.


A Zero Grau - Feira de Calçados e Acessórios está com 150 expositores, tendo como âncoras Beira Rio, Bebecê, Via Marte, Ramarim, Cravo e Canela, Mormaii, West Coast entre outras 240 marcas e espera receber 8.000 visitantes nos três dias da feira, de 18 a 20 de novembro, no Centro de Eventos do Serra Park. E é para aproveitar as oportunidades deste mix de empresas que o lojista Alex dos Santos Vitorino, da Alex Calçados, do litoral sul paulistano, está apostando. “Adoro as feiras de Gramado e as marcas gaúchas, principalmente os novos fornecedores que encontro com materiais diferenciados, modelos exclusivos, sempre com aqueles acabamentos impecáveis. Gosto muito de apresentar produtos diferentes na loja, atraindo consumidores curiosos e com desejos de marcas inovadoras”, diz o diretor da Alex Calçados. Da mesma opinião é Adriana Gomes da Silva, da Adri Guerreiro, de João Pessoa, na Paraíba. “Estamos acreditando numa bela retomada do comércio. Estou bem otimista”, diz ela, que espera uma grande feira. Também o gaúcho de Santa Maria, proprietário das Casas Eny, Eduardo Isaias, faz suas pesquisas de mercado, se atualiza das inovações e busca sempre as últimas novidades na feira. “Geralmente encaminho as minhas compras do semestre na feira. Consigo montar uma coleção para as nossas lojas a partir destes três dias intensos de mergulho no setor calçadista”, diz ele.


Para engrossar a fila de compradores, estão os cerca de 100 importadores, representando 16 países, de quatro continentes “A grande maioria vem com subsídios de passagens e hospedagens através de um esforço coletivo da promotora e dos sindicatos patronais parceiros que fazem a seleção e o custeio destes profissionais, através do nosso projeto Grupo de Importadores, criado para impulsionar o comércio internacional junto aos nossos expositores”, diz Roberta Pletsch. No entanto, ela salienta as presenças de estrangeiros que vêm por conta própria, assumindo suas despesas. “Estes mostram a relevância de feira para o setor em nível mundial” assinala ela. Os importadores estão vindo na sua maioria das Américas, seguidos por profissionais da Ásia, da Europa, e da África. Os países são: Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Argentina, Panamá, Equador, Estados Unidos da América, Honduras, Peru, Uruguai, República Dominicana, China, Alemanha, Gana e África do Sul.


PROMOTORA - A Merkator Feiras e Eventos tem a parceria das seguintes entidades: Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga e Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas.


A feira acontece de 18 a 20 de novembro de 2024, no Centro de Feiras Serra Park, Gramado, das 9h as 19h e quarta-feira das 9h às 17h. O evento é destinado ao segmento do calçado e o acesso pode ser feito no site ou no dia, no credenciamento da feira, mediante CNPJ da empresa.


Comments


Notícias Recentes