Expointer recebe lançamento do Inventário dos Saberes e Fazeres da Lã do RS
- Tela Tomazeli | Editora
- há 32 minutos
- 3 min de leitura
EXPOINTER, RS - Projeto será apresentado na próxima terça-feira (2/9), às 10h30min, na Casa da Emater na maior feira agropecuária da América Latina


Iniciativa do projeto Lãs do RS, o Inventário dos Saberes e Fazeres da Lã do Rio Grande do Sul elabora um amplo panorama da produção gaúcha da cultura da lã artesanal, a partir de conhecimentos. A proposta é garantir a proteção desse ecossistema cultural, por meio de um mapeamento, identificação e registro de artesãs e artesãos, bem como de suas técnicas, seus territórios, destacando a importância da preservação das práticas ancestrais no contexto contemporâneo.
No dia 2 de setembro, terça-feira, às 10h30min, acontece o lançamento do projeto no Espaço Multiuso, Casa da Emater na Expointer, maior feira agropecuária da América Latina, realizada no Parque de Exposições Assis Brasil em Esteio (RS). O evento contará com a presença de artesãos, autoridades e instituições parceiras. O projeto pode ser conhecido pelo perfil das redes sociais @lasdors.
O inventário agrega um repertório significativo a uma série de ações que vêm sendo realizadas a partir da campanha de patrimonialização dos saberes e fazeres artesanais da lã, como bem cultural imaterial brasileiro. “O registro dos artesãos e das técnicas vai servir para a gente transformar em patrimônio cultural como forma de reconhecimento de toda essa ancestralidade", destaca a pesquisadora e coordenadora do projeto, Letícia de Cássia. “Vai ser muito importante para o desenvolvimento da cadeia artesanal de lã do Rio Grande do Sul e em breve teremos o inventário disponível digital e impresso para o público”, complementa.
Em 2023, foi entregue oficialmente o conjunto de duas mil assinaturas, recolhidas em cidades de diversas regiões do RS, em apoio à patrimonialização estadual ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado, IPHAE. A etapa do inventário, realizado com a metodologia do “Sistema de Rastreamento Cultural, desenvolvida pelo IPHAE, foi aplicada a artesãos dos municípios e regiões que compreendem: Porto Alegre, Mostardas, Cambará do Sul, Bagé, Caçapava do Sul, Rosário do Sul, Lavras do Sul, Santana do Livramento, São Miguel das Missões e Jaguarão. O projeto faz parte das estratégias de consolidação do Museu da Lã, museu de território que terá núcleos por diversos municípios do Estado, além do núcleo de acervo e administrativo em Bagé.
Fibra natural proveniente das ovelhas, a lã representa mais de 90% da produção nacional e tem um papel fundamental na economia e cultura do povo gaúcho. (aspas)
O Inventário dos Saberes e Fazeres da Lã do Rio Grande do Sul é realizado pela Pangea Cultural e Gestio em parceria com a Emater/RS-Ascar com a APATUR, Instância de Governança Regional (IGR). A iniciativa foi contemplada no Edital de Concurso SEDAC PNAB RS nº 31/2024 – Memória e Patrimônio, realizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), instituída pela Lei Federal nº 14.399/2022.
Imagens: Letícia de Cássia / Fernando Mello
Serviço
Lançamento do Inventário dos Saberes e Fazeres da Lã do RS
Quando: 2 de setembro, terça-feira, às 10h30min
Onde: Espaço Multiuso, Casa da Emater na Expointer, Parque de Exposições Assis Brasil em Esteio (BR 116 KM 13 - Esteio-RS)
Instagram: @lasdors
Facebook: /lasdors
YouTube: @lasdors
Rota da Lã e Inventário dos Saberes e Fazeres da Lã do Rio Grande do Sul
Equipe:
Eliane Simões Pires Pacheco
Letícia de Cássia de Costa de Oliveira
Kátia Samara Ritta da Silva
Isidoro B. Guggiana
Airton Jordani Filho
Carol Biberg Maia
Carmem Aparecida Fernandes da Silva
Iris Santos Borges
Amanda Mensch Eltz
Luciana da Costa de Oliveira
Juliana Mohr dos Santos
