Em Análise: Projeto de Lei Propõe a "Rota das Nuvens" como Circuito Turístico Oficial de Gramado
- Tela Tomazeli | Editora
- há 3 dias
- 2 min de leitura
Gramado, 30/09/25 - Um novo e promissor capítulo para o turismo da Serra Gaúcha está em vista. O município de Gramado apresentou um Projeto de Lei para instituir a "Rota das Nuvens" como sua Rota Turística Oficial. A proposta, que agora está para análise e consequente aprovação , integra Gramado a um circuito regional mais amplo que já conecta os municípios de Igrejinha e Três Coroas.

Integração Regional e Potencial Turístico
A Rota das Nuvens, com aproximadamente 30 quilômetros de extensão , é uma iniciativa da Associação dos Moradores da Serra Grande, Gramado. Seu principal objetivo é fomentar o turismo sustentável, valorizando estabelecimentos locais e proporcionando uma experiência autêntica em meio às belezas naturais da região.
A área é conhecida por suas belezas cênicas, especialmente na localidade de Serra Grande, onde as altitudes superiores a 800 metros oferecem vistas privilegiadas, "cenário propício para atividades de ecoturismo, aventura, contemplação e gastronomia". O nome da rota, inclusive, se relaciona ao fato de ser especialmente encantadora em dias de frio e neblina.
O trajeto da Rota das Nuvens inicia-se na ERS 115 (na divisa de Igrejinha e Taquara), passa pelo centro de Igrejinha, segue pela Estrada Edgar Willy Wolff e demais estradas adjacentes, encerrando-se no limite entre os municípios de Igrejinha e Três Coroas. Além do apelo turístico, a Rota também possui relevância ambiental por ser um importante divisor de águas entre as bacias do Rio Caí e do Rio dos Sinos.
Proposta de Fomento e Adesão de Gramado
A oficialização da Rota em Gramado é um passo crucial para a consolidação do projeto em toda sua extensão, fortalecendo a cooperação intermunicipal. O Prefeito Nestor Tissot destacou que os municípios de Igrejinha e Três Coroas já aprovaram as respectivas Leis que reconhecem e regulamentam a Rota das Nuvens em seus territórios.
Caso aprovada, a Lei permitirá que o Poder Executivo firme parcerias para:
Realizar a regularização e a sinalização do trajeto.
Investir em infraestrutura turística.
Promover campanhas de divulgação e marketing.
Fomentar ações culturais e de preservação ambiental.
Com esta iniciativa, Gramado reafirma seu compromisso com o desenvolvimento turístico integrado, sustentável e descentralizado, fortalecendo ainda mais sua posição como um dos principais destinos turísticos do Brasil. A aprovação do projeto é fundamental para que Gramado seja incluído em campanhas promocionais conjuntas, atraindo diversos perfis de turistas.

Comentários