top of page
  • Foto do escritorTela Tomazeli | Editora

Comunidade Gramadense em pauta

Linha Quilombo - Interiorização da saúde

No último sábado (27) a comunidade da Linha Quilombo e arredores pôde aproveitar diversos serviços da saúde mais próximos de casa, na Interiorização da Saúde realizada pela Prefeitura de Gramado, através da Secretaria da Saúde. Foram realizados 14 atendimentos com dentista, 13 com clínico geral, três com pediatra e seis com ginecologista. Na imunização, 24 pacientes receberam 30 doses de vacinas. Também foram realizados quatro agendamentos de pré-câncer e 15 testes de doenças sexualmente transmissíveis. Na farmácia, foram dispensados 612 itens. Os moradores da localidade aprovam a iniciativa. “Como moradora, vejo a importância desse trabalho porque às vezes a gente não consegue conciliar os horários para ir até o posto e eu e minha filha sempre viemos nas interiorizações”, diz Paula Daniele Moreira.

Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Nos dias 18 e 19 de maio, 11 pacientes e cinco funcionários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Gramado, foram até o município de São Lourenço do Sul para participar do Mental Tchê, evento que promove um espaço de debate, reflexão e formação científica, trazendo a marca de luta e resistência pelo direito ao cuidado em liberdade e em defesa do SUS. Participam usuários, trabalhadores, familiares, estudantes, pesquisadores, gestores, autoridades e representantes dos mais diversos setores e sociedade. Além das rodas de conversa, o evento contou com atividades culturais e artísticas.

Centro Esportivo Gramadense Na última semana, o secretário de Esporte e Lazer, Lucas Roldo, e o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Rafael Ronsoni, visitaram a obra do novo estádio do Centro Esportivo Gramadense, na Linha

Carazal. O espaço será um modelo para todo o estado, e vai contribuir para o cenário esportivo e turístico do município. O Gramadense é parceiro da Prefeitura de Gramado e desenvolve projetos sociais de futsal em 12 pontos da cidade para centenas de crianças com idade entre cinco e 15 anos. Além disso, o clube representa o município em competições de categoria de base e profissional com atletas da cidade e região.

Iniciada a obra para nova Unidade de Saúde no bairro Moura O bairro Moura receberá uma nova unidade de saúde nos próximos meses. Com recursos próprios do município, a unidade será construída através do modelo de obra modular, que é uma metodologia de construção civil em que os módulos são transportados um a um e montados para formar a construção. A unidade atenderá a população dos bairros Moura, Dutra e Mato Queimado. “Teremos uma unidade capaz de triplicar o número de atendimentos que são oferecidos hoje no bairro, através de uma unidade com 930 metros de área construída no formato de obra modular, que é rápido e moderno. Seguimos inovando para atender a nossa população com qualidade, conforme uma determinação do nosso prefeito Nestor e vice Luia”, destaca o secretário Jeferson Moschen. A nova Unidade de Saúde ficará ao lado da Secretaria da Agricultura, em uma área de 2.500 metros quadrados. “Já iniciamos a parte de espalhamento de rachão e estamos executando a terraplanagem do terreno que receberá os módulos. O próximo passo é a instalação da fundação e o nosso prazo para conclusão é de quatro meses”, diz o engenheiro Arthur Souza, da empresa Verdi Sistemas Construtivos, responsável pela obra. https://youtu.be/IrNkPqjlvBI

Saúde realiza ação de sensibilização sobre violência em idosos Na última quarta-feira (24) à tarde, o tema da violência contra os idosos foi discutido no grupo de hipertensos e diabéticos da Unidade de Saúde do bairro Jardim. A discussão, mediada pelas enfermeiras Rosangela Mossmann e Andreia Burille, trouxe para os participantes as diferentes formas de violência, os canais de denúncia ou de busca por auxílio e os serviços disponíveis no Município para acolher as vítimas desses casos. O tema foi escolhido em função do alerta da Vigilância Municipal das Violências, que identificou baixa notificação pelos serviços de saúde de casos de violência contra pessoa idosa no município, já que tais situações, embora frequentes, muitas vezes são invisibilizadas ou não reconhecidas como violência. Vale destacar que a negligência ou abandono e a apropriação financeira são as violências mais frequentes entre os idosos.

Iniciada a pavimentação da Estrada Ademar Paulo Bazzan, na Linha Renânia

Nesta quinta-feira (25) foi iniciada mais uma obra importante para Gramado. Com recursos próprios da Administração Municipal, a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos trabalha na pavimentação de mais de um quilômetro na Estrada Ademar Paulo Bazzan. A previsão é que a obra seja concluída em até 120 dias. O asfalto atende uma reivindicação de muitos anos da comunidade daquela localidade. “A administração Nestor e Luia segue trabalhando a pleno vapor para garantir desenvolvimento e infraestrutura digna para todos os gramadenses. É sempre uma alegria iniciar novas obras para nosso povo gramadense”, garante o secretário Rafael Ronsoni.

Iniciada obra para pavimentação da Rua Guilherme Ecker, na Serra Grande 

A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos iniciou nesta semana as obras para pavimentação de um trecho de 500 metros na Rua Guilherme Ecker, na localidade da Serra Grande. Primeiro, será feito o   alargamento da via e drenagem, para que depois seja iniciada a base para o asfalto. Para o prefeito, a obra simboliza o cumprimento de um dos planos de governo da atual gestão. “A mobilidade urbana é umas de nossas prioridades e as obras espalhadas por todos os cantos do município comprovam isso. É uma satisfação realizar essas melhorias e ver a comunidade alegre por receber o asfalto e junto com ele, mais qualidade de vida”, diz Nestor Tissot.

Avança obra de ampliação da escola rural Alberto Pasqualine A Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria da Educação, trabalha na ampliação da escola rural Alberto Pasqualine, na Linha Araripe. Com recursos próprios do município, a escola já recebeu novo mobiliário no ano passado, e agora passa por reformas e terá novas salas de aula. O objetivo é proporcionar um ambiente ainda mais adequado para as atividades realizadas pelas crianças e profissionais da educação, contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem. A melhoria também faz parte do plano do governo Nestor e Luia para desenvolver a área rural. Atualmente, as escolas Senador Salgado Filho, Algodão Doce, Padre Scholl, Mosés Bezzi e Maximiliano Hahn também passam por obras de ampliação. https://youtu.be/rDzDkse_wJc

CAPS E CAESM recebem novos instrumentos musicais para oficinas

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e o Centro de Atendimento Especializado em Saúde Mental (CAESM) são importantes espaços de acolhimento aos pacientes com transtornos mentais e suas famílias. Na última quarta-feira (24) a Secretaria da Saúde entregou para esses serviços novos instrumentos musicais para serem utilizados nas oficinas terapêuticas de musicalização, que contribuem para o desenvolvimento dos usuários. Essas oficinas contribuem para a efetivação da mudança social acerca da doença mental e para inclusão social de pessoas com transtornos psíquicos no cotidiano familiar e na comunidade. No CAPS, a oficina é ministrada pelo professor e músico Claudio Rogerio Almeida da Silveira e pelo Enfermeiro Lucas Ricieri, já no CAESM, quem ministra as aulas é a psicóloga Daniele Silveira. Foram adquiridos mais de 50 instrumentos, entre violões, ukuleles, shakers, cajons e flautas. “O objetivo da aquisição destes instrumentos é qualificar ainda mais os momentos terapêuticos como meio de tratamento e promoção da saúde mental. É uma área que tem recebido uma atenção especial da nossa pasta porque sabemos a importância desses atendimentos para toda a comunidade”, diz o secretário da Saúde, Jeferson Moschen.

Comentários


Notícias Recentes